A importância do ensino da arte na educação de séries iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leão, Vanessa Costa Lima Ribeiro
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/11459
Resumo: O presente artigo aborda a questão do fazer arte na educação no âmbito dos anos iniciais do ensino fundamental, com o objetivo de compreender como a arte é trabalhada. A fundamentação teórica é baseada nos referenciais da educação de anos iniciais do ensino fundamental BNCC – componente curricular Arte, e na autora Ana Mae Barbosa. Propor essa pesquisa com os professores do 1° ano do ensino fundamental em uma Escola Municipal de Educação Básica de Sinop, a metodologia abordada neste estudo se caracteriza como pesquisa qualitativa, onde será abordado o fazer arte, a importância do ensino de arte para os alunos e como se desenvolvem as atividades de ensino das artes. Conclui-se que o fazer arte na educação de séries iniciais no ensino fundamental pouco se é trabalhado em sala de aula, ou na escola, como observamos nas entrevistas.
id UNEMAT-1_fea567b542d35cc83c0ead4bff087b29
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11459
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling A importância do ensino da arte na educação de séries iniciaisEducaçãoEnsinoArteDesenhoO presente artigo aborda a questão do fazer arte na educação no âmbito dos anos iniciais do ensino fundamental, com o objetivo de compreender como a arte é trabalhada. A fundamentação teórica é baseada nos referenciais da educação de anos iniciais do ensino fundamental BNCC – componente curricular Arte, e na autora Ana Mae Barbosa. Propor essa pesquisa com os professores do 1° ano do ensino fundamental em uma Escola Municipal de Educação Básica de Sinop, a metodologia abordada neste estudo se caracteriza como pesquisa qualitativa, onde será abordado o fazer arte, a importância do ensino de arte para os alunos e como se desenvolvem as atividades de ensino das artes. Conclui-se que o fazer arte na educação de séries iniciais no ensino fundamental pouco se é trabalhado em sala de aula, ou na escola, como observamos nas entrevistas.Unemat Editora2023-07-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/1145910.30681/reps.v14i2.11459Eventos Pedagógicos; v. 14 n. 2 (2023): Educação Inclusiva como compromisso multidimensional: políticas e práticas possíveis; 338-3442236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/11459/7745Copyright (c) 2023 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLeão, Vanessa Costa Lima Ribeiro2023-12-13T02:30:13Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11459Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2023-12-13T02:30:13Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância do ensino da arte na educação de séries iniciais
title A importância do ensino da arte na educação de séries iniciais
spellingShingle A importância do ensino da arte na educação de séries iniciais
Leão, Vanessa Costa Lima Ribeiro
Educação
Ensino
Arte
Desenho
title_short A importância do ensino da arte na educação de séries iniciais
title_full A importância do ensino da arte na educação de séries iniciais
title_fullStr A importância do ensino da arte na educação de séries iniciais
title_full_unstemmed A importância do ensino da arte na educação de séries iniciais
title_sort A importância do ensino da arte na educação de séries iniciais
author Leão, Vanessa Costa Lima Ribeiro
author_facet Leão, Vanessa Costa Lima Ribeiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leão, Vanessa Costa Lima Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Ensino
Arte
Desenho
topic Educação
Ensino
Arte
Desenho
description O presente artigo aborda a questão do fazer arte na educação no âmbito dos anos iniciais do ensino fundamental, com o objetivo de compreender como a arte é trabalhada. A fundamentação teórica é baseada nos referenciais da educação de anos iniciais do ensino fundamental BNCC – componente curricular Arte, e na autora Ana Mae Barbosa. Propor essa pesquisa com os professores do 1° ano do ensino fundamental em uma Escola Municipal de Educação Básica de Sinop, a metodologia abordada neste estudo se caracteriza como pesquisa qualitativa, onde será abordado o fazer arte, a importância do ensino de arte para os alunos e como se desenvolvem as atividades de ensino das artes. Conclui-se que o fazer arte na educação de séries iniciais no ensino fundamental pouco se é trabalhado em sala de aula, ou na escola, como observamos nas entrevistas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/11459
10.30681/reps.v14i2.11459
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/11459
identifier_str_mv 10.30681/reps.v14i2.11459
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/11459/7745
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 14 n. 2 (2023): Educação Inclusiva como compromisso multidimensional: políticas e práticas possíveis; 338-344
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210927689138176