SOCIODRAMA NA EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA ESCOLA DEMOCRÁTICA E EMANCIPATÓRIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Letras Norte@mentos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/10626 |
Resumo: | Grandes transformações políticas, sociais, culturais, éticas e estéticas vêm marcando a sociedade e provocando contradições, sobretudo no tocante à educação. Temas como democracia, justiça social e protagonismo juvenil se tornam necessários aos debates, desdobrando-se em propostas pedagógicas transformadoras. Esta discussão vai nesta direção, ao percorrer nossa prática realizada com jovens da Rede Estadual, objetiva-se compreender como as narrativas autorais podem contribuir para uma educação democrática e emancipatória através do sociodrama. Considerando este estudo é possível ponderar que o sociodrama é um método para levantamento de dados diagnósticos, que apresenta soluções para conflitos educacionais, fomenta uma educação protagônica, emancipatória e libertadora. |
id |
UNEMAT-2_2f98fcf5849dc2ff5267ae464ac17f16 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10626 |
network_acronym_str |
UNEMAT-2 |
network_name_str |
Revista de Letras Norte@mentos |
repository_id_str |
|
spelling |
SOCIODRAMA NA EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA ESCOLA DEMOCRÁTICA E EMANCIPATÓRIAEducação Básicasociodramaeducação libertadoraGrandes transformações políticas, sociais, culturais, éticas e estéticas vêm marcando a sociedade e provocando contradições, sobretudo no tocante à educação. Temas como democracia, justiça social e protagonismo juvenil se tornam necessários aos debates, desdobrando-se em propostas pedagógicas transformadoras. Esta discussão vai nesta direção, ao percorrer nossa prática realizada com jovens da Rede Estadual, objetiva-se compreender como as narrativas autorais podem contribuir para uma educação democrática e emancipatória através do sociodrama. Considerando este estudo é possível ponderar que o sociodrama é um método para levantamento de dados diagnósticos, que apresenta soluções para conflitos educacionais, fomenta uma educação protagônica, emancipatória e libertadora.Editora UNEMAT2022-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/1062610.30681/rln.v15i41.10626Revista de Letras Norte@mentos; v. 15 n. 41 (2022): DOSSIÊ TEMÁTICO: “DECOLONIALIDADES E INTERCULTURALIDADES”1983-8018reponame:Revista de Letras Norte@mentosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/10626/7267Copyright (c) 2022 Revista de Letras Norte@mentosinfo:eu-repo/semantics/openAccessFirmo, Yandra de Oliveira2023-03-30T15:15:13Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10626Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentosPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/oai||revistanorteamentos@unemat-net.br1983-80181983-8018opendoar:2023-03-30T15:15:13Revista de Letras Norte@mentos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
SOCIODRAMA NA EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA ESCOLA DEMOCRÁTICA E EMANCIPATÓRIA |
title |
SOCIODRAMA NA EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA ESCOLA DEMOCRÁTICA E EMANCIPATÓRIA |
spellingShingle |
SOCIODRAMA NA EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA ESCOLA DEMOCRÁTICA E EMANCIPATÓRIA Firmo, Yandra de Oliveira Educação Básica sociodrama educação libertadora |
title_short |
SOCIODRAMA NA EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA ESCOLA DEMOCRÁTICA E EMANCIPATÓRIA |
title_full |
SOCIODRAMA NA EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA ESCOLA DEMOCRÁTICA E EMANCIPATÓRIA |
title_fullStr |
SOCIODRAMA NA EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA ESCOLA DEMOCRÁTICA E EMANCIPATÓRIA |
title_full_unstemmed |
SOCIODRAMA NA EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA ESCOLA DEMOCRÁTICA E EMANCIPATÓRIA |
title_sort |
SOCIODRAMA NA EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA ESCOLA DEMOCRÁTICA E EMANCIPATÓRIA |
author |
Firmo, Yandra de Oliveira |
author_facet |
Firmo, Yandra de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Firmo, Yandra de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Básica sociodrama educação libertadora |
topic |
Educação Básica sociodrama educação libertadora |
description |
Grandes transformações políticas, sociais, culturais, éticas e estéticas vêm marcando a sociedade e provocando contradições, sobretudo no tocante à educação. Temas como democracia, justiça social e protagonismo juvenil se tornam necessários aos debates, desdobrando-se em propostas pedagógicas transformadoras. Esta discussão vai nesta direção, ao percorrer nossa prática realizada com jovens da Rede Estadual, objetiva-se compreender como as narrativas autorais podem contribuir para uma educação democrática e emancipatória através do sociodrama. Considerando este estudo é possível ponderar que o sociodrama é um método para levantamento de dados diagnósticos, que apresenta soluções para conflitos educacionais, fomenta uma educação protagônica, emancipatória e libertadora. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/10626 10.30681/rln.v15i41.10626 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/10626 |
identifier_str_mv |
10.30681/rln.v15i41.10626 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/10626/7267 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista de Letras Norte@mentos info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista de Letras Norte@mentos |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UNEMAT |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UNEMAT |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Letras Norte@mentos; v. 15 n. 41 (2022): DOSSIÊ TEMÁTICO: “DECOLONIALIDADES E INTERCULTURALIDADES” 1983-8018 reponame:Revista de Letras Norte@mentos instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista de Letras Norte@mentos |
collection |
Revista de Letras Norte@mentos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Letras Norte@mentos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistanorteamentos@unemat-net.br |
_version_ |
1800210947374055424 |