O PROCESSO DE NARRAÇÃO NO FILME MEMÓRIAS PÓSTUMAS, DE ANDRÉ KLOTZEL
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Letras Norte@mentos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7658 |
Resumo: | A transposição de narrativas verbais para a linguagem fílmica pode atualizar obras e provocar novas interpretações. André Klotzel, em Memórias Póstumas (2001), uma recriação da obra de Machado de Assis, concebe uma narração instigante para a narrativa post mortem, dividindo esse processo entre os dois narradores, o grande imagista e o subnarrador. No presente artigo, analisa-se o modo como ambos estão inscritos na narrativa cinematográfica a partir dos enquadramentos e dos planos fílmicos, bem como a instalação de significados provenientes de tal escolha. Para isso, adota-se um método indutivo, com uma revisão bibliográfica que conta com os estudos de André Gaudreault e François Jost (2009), Juracy Assmann Saraiva (2003), René Gardies (2006) e Jacques Aumont e Michel Marie (2013), a respeito da narrativa fílmica e, em especial, a respeito dos planos e dos enquadramentos da imagem fílmica. A partir de uma análise do filme de André Klotzel, calcada nesses pressupostos, foi possível perceber que os enquadramentos e os planos fílmicos fazem parte da construção dos significados e que o grande imagista e o subnarrador conduzem, de modo compartilhado, a narrativa em Memórias Póstumas (2001). |
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O PROCESSO DE NARRAÇÃO NO FILME MEMÓRIAS PÓSTUMAS, DE ANDRÉ KLOTZELA transposição de narrativas verbais para a linguagem fílmica pode atualizar obras e provocar novas interpretações. André Klotzel, em Memórias Póstumas (2001), uma recriação da obra de Machado de Assis, concebe uma narração instigante para a narrativa post mortem, dividindo esse processo entre os dois narradores, o grande imagista e o subnarrador. No presente artigo, analisa-se o modo como ambos estão inscritos na narrativa cinematográfica a partir dos enquadramentos e dos planos fílmicos, bem como a instalação de significados provenientes de tal escolha. Para isso, adota-se um método indutivo, com uma revisão bibliográfica que conta com os estudos de André Gaudreault e François Jost (2009), Juracy Assmann Saraiva (2003), René Gardies (2006) e Jacques Aumont e Michel Marie (2013), a respeito da narrativa fílmica e, em especial, a respeito dos planos e dos enquadramentos da imagem fílmica. A partir de uma análise do filme de André Klotzel, calcada nesses pressupostos, foi possível perceber que os enquadramentos e os planos fílmicos fazem parte da construção dos significados e que o grande imagista e o subnarrador conduzem, de modo compartilhado, a narrativa em Memórias Póstumas (2001).Editora UNEMAT2021-01-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/765810.30681/rln.v14i35.7658Revista de Letras Norte@mentos; v. 14 n. 35 (2021): ESTUDOS LITERÁRIOS1983-8018reponame:Revista de Letras Norte@mentosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7658/7047Copyright (c) 2022 Revista de Letras Norte@mentosinfo:eu-repo/semantics/openAccessSaraiva, Juracy AssmannWelter, Márcia Rohr2022-10-28T00:06:34Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7658Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentosPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/oai||revistanorteamentos@unemat-net.br1983-80181983-8018opendoar:2022-10-28T00:06:34Revista de Letras Norte@mentos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
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