ANÁLISE DA ESTRUTURA RETÓRICA DE ARTIGOS DE OPINIÃO: SUBSÍDIOS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE LEITURA E ESCRITA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Rita Rodrigues de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Mellote, Graziela Vilela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Letras Norte@mentos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7284
Resumo: Este artigo traz uma análise do funcionamento da estrutura retórica do gênero artigo de opinião, ou seja, o funcionamento das diferentes partes que formam a composição dele. Para tanto, analisou-se a estrutura retórica de cinco textos selecionados como vencedores na Olimpíada de Língua Portuguesa. A análise possibilitou a verificação de que os movimentos que compõem a estrutura retórica desse gênero permaneceram inalteradas nos diferentes textos, porém os articulistas (discentes) os utilizaram de modo particular. O conhecimento das características de cada movimento, contemplando a estrutura retórica, pode ser uma ferramenta útil para o ensino e aprendizagem de leitura e escrita de textos desse gênero textual.
id UNEMAT-2_41b415f52b29891e4be84217e4d4a0c0
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7284
network_acronym_str UNEMAT-2
network_name_str Revista de Letras Norte@mentos
repository_id_str
spelling ANÁLISE DA ESTRUTURA RETÓRICA DE ARTIGOS DE OPINIÃO: SUBSÍDIOS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE LEITURA E ESCRITAEste artigo traz uma análise do funcionamento da estrutura retórica do gênero artigo de opinião, ou seja, o funcionamento das diferentes partes que formam a composição dele. Para tanto, analisou-se a estrutura retórica de cinco textos selecionados como vencedores na Olimpíada de Língua Portuguesa. A análise possibilitou a verificação de que os movimentos que compõem a estrutura retórica desse gênero permaneceram inalteradas nos diferentes textos, porém os articulistas (discentes) os utilizaram de modo particular. O conhecimento das características de cada movimento, contemplando a estrutura retórica, pode ser uma ferramenta útil para o ensino e aprendizagem de leitura e escrita de textos desse gênero textual.Editora UNEMAT2017-11-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/728410.30681/rln.v10i23.7284Revista de Letras Norte@mentos; v. 10 n. 23 (2017): DOSSIÊ TEMÁTICO: LINGUÍSTICA APLICADA: HORIZONTES MULTIDISCIPLINARES1983-8018reponame:Revista de Letras Norte@mentosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7284/6408Copyright (c) 2022 Revista de Letras Norte@mentosinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Rita Rodrigues deMellote, Graziela Vilela2022-10-28T22:53:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7284Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentosPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/oai||revistanorteamentos@unemat-net.br1983-80181983-8018opendoar:2022-10-28T22:53:36Revista de Letras Norte@mentos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE DA ESTRUTURA RETÓRICA DE ARTIGOS DE OPINIÃO: SUBSÍDIOS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE LEITURA E ESCRITA
title ANÁLISE DA ESTRUTURA RETÓRICA DE ARTIGOS DE OPINIÃO: SUBSÍDIOS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE LEITURA E ESCRITA
spellingShingle ANÁLISE DA ESTRUTURA RETÓRICA DE ARTIGOS DE OPINIÃO: SUBSÍDIOS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE LEITURA E ESCRITA
Souza, Rita Rodrigues de
title_short ANÁLISE DA ESTRUTURA RETÓRICA DE ARTIGOS DE OPINIÃO: SUBSÍDIOS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE LEITURA E ESCRITA
title_full ANÁLISE DA ESTRUTURA RETÓRICA DE ARTIGOS DE OPINIÃO: SUBSÍDIOS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE LEITURA E ESCRITA
title_fullStr ANÁLISE DA ESTRUTURA RETÓRICA DE ARTIGOS DE OPINIÃO: SUBSÍDIOS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE LEITURA E ESCRITA
title_full_unstemmed ANÁLISE DA ESTRUTURA RETÓRICA DE ARTIGOS DE OPINIÃO: SUBSÍDIOS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE LEITURA E ESCRITA
title_sort ANÁLISE DA ESTRUTURA RETÓRICA DE ARTIGOS DE OPINIÃO: SUBSÍDIOS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE LEITURA E ESCRITA
author Souza, Rita Rodrigues de
author_facet Souza, Rita Rodrigues de
Mellote, Graziela Vilela
author_role author
author2 Mellote, Graziela Vilela
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Rita Rodrigues de
Mellote, Graziela Vilela
description Este artigo traz uma análise do funcionamento da estrutura retórica do gênero artigo de opinião, ou seja, o funcionamento das diferentes partes que formam a composição dele. Para tanto, analisou-se a estrutura retórica de cinco textos selecionados como vencedores na Olimpíada de Língua Portuguesa. A análise possibilitou a verificação de que os movimentos que compõem a estrutura retórica desse gênero permaneceram inalteradas nos diferentes textos, porém os articulistas (discentes) os utilizaram de modo particular. O conhecimento das características de cada movimento, contemplando a estrutura retórica, pode ser uma ferramenta útil para o ensino e aprendizagem de leitura e escrita de textos desse gênero textual.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7284
10.30681/rln.v10i23.7284
url https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7284
identifier_str_mv 10.30681/rln.v10i23.7284
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7284/6408
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista de Letras Norte@mentos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista de Letras Norte@mentos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UNEMAT
publisher.none.fl_str_mv Editora UNEMAT
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Letras Norte@mentos; v. 10 n. 23 (2017): DOSSIÊ TEMÁTICO: LINGUÍSTICA APLICADA: HORIZONTES MULTIDISCIPLINARES
1983-8018
reponame:Revista de Letras Norte@mentos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista de Letras Norte@mentos
collection Revista de Letras Norte@mentos
repository.name.fl_str_mv Revista de Letras Norte@mentos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||revistanorteamentos@unemat-net.br
_version_ 1800210946323382272