PROFESSORES EM FORMAÇÃO: INTERFACES COM O ENSINO DE GRAMÁTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bonfim, Samuel Tavares do
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Batista-Santos, Dalve Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Letras Norte@mentos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7395
Resumo: O objetivo foi investigar as representações de professores em formação, do curso de graduação emLetras/Português - 8o período, acerca do ensino de gramática, baseando-se na trajetória destes, antes edurante a graduação. Dessa forma, a pesquisa se insere na área da Linguística Aplicada, numaabordagem qualitativa, que por meio da técnica introspectiva entrevista semiestruturada permitiu areflexão de como vem sendo a formação dos futuros professores de língua materna em relação ao quepropõe o CNE/CES 492, de 3 de abril de 2001, sobre o que se espera de um professor com graduaçãono curso de Letras. Os resultados demonstraram uma predominância da concepção de gramáticanormativa, ou seja, os professores em formação coadunam com a concepção de linguagem comoexpressão do pensamento, focando nas regras de bom uso da língua.
id UNEMAT-2_54926cd468c03bca44323e9cb94ec53f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7395
network_acronym_str UNEMAT-2
network_name_str Revista de Letras Norte@mentos
repository_id_str
spelling PROFESSORES EM FORMAÇÃO: INTERFACES COM O ENSINO DE GRAMÁTICAO objetivo foi investigar as representações de professores em formação, do curso de graduação emLetras/Português - 8o período, acerca do ensino de gramática, baseando-se na trajetória destes, antes edurante a graduação. Dessa forma, a pesquisa se insere na área da Linguística Aplicada, numaabordagem qualitativa, que por meio da técnica introspectiva entrevista semiestruturada permitiu areflexão de como vem sendo a formação dos futuros professores de língua materna em relação ao quepropõe o CNE/CES 492, de 3 de abril de 2001, sobre o que se espera de um professor com graduaçãono curso de Letras. Os resultados demonstraram uma predominância da concepção de gramáticanormativa, ou seja, os professores em formação coadunam com a concepção de linguagem comoexpressão do pensamento, focando nas regras de bom uso da língua.Editora UNEMAT2018-10-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/739510.30681/rln.v11i27.7395Revista de Letras Norte@mentos; v. 11 n. 27 (2018): DOSSIÊ TEMÁTICO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO1983-8018reponame:Revista de Letras Norte@mentosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7395/6619Copyright (c) 2022 Revista de Letras Norte@mentosinfo:eu-repo/semantics/openAccessBonfim, Samuel Tavares doBatista-Santos, Dalve Oliveira2022-10-28T22:13:24Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7395Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentosPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/oai||revistanorteamentos@unemat-net.br1983-80181983-8018opendoar:2022-10-28T22:13:24Revista de Letras Norte@mentos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv PROFESSORES EM FORMAÇÃO: INTERFACES COM O ENSINO DE GRAMÁTICA
title PROFESSORES EM FORMAÇÃO: INTERFACES COM O ENSINO DE GRAMÁTICA
spellingShingle PROFESSORES EM FORMAÇÃO: INTERFACES COM O ENSINO DE GRAMÁTICA
Bonfim, Samuel Tavares do
title_short PROFESSORES EM FORMAÇÃO: INTERFACES COM O ENSINO DE GRAMÁTICA
title_full PROFESSORES EM FORMAÇÃO: INTERFACES COM O ENSINO DE GRAMÁTICA
title_fullStr PROFESSORES EM FORMAÇÃO: INTERFACES COM O ENSINO DE GRAMÁTICA
title_full_unstemmed PROFESSORES EM FORMAÇÃO: INTERFACES COM O ENSINO DE GRAMÁTICA
title_sort PROFESSORES EM FORMAÇÃO: INTERFACES COM O ENSINO DE GRAMÁTICA
author Bonfim, Samuel Tavares do
author_facet Bonfim, Samuel Tavares do
Batista-Santos, Dalve Oliveira
author_role author
author2 Batista-Santos, Dalve Oliveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bonfim, Samuel Tavares do
Batista-Santos, Dalve Oliveira
description O objetivo foi investigar as representações de professores em formação, do curso de graduação emLetras/Português - 8o período, acerca do ensino de gramática, baseando-se na trajetória destes, antes edurante a graduação. Dessa forma, a pesquisa se insere na área da Linguística Aplicada, numaabordagem qualitativa, que por meio da técnica introspectiva entrevista semiestruturada permitiu areflexão de como vem sendo a formação dos futuros professores de língua materna em relação ao quepropõe o CNE/CES 492, de 3 de abril de 2001, sobre o que se espera de um professor com graduaçãono curso de Letras. Os resultados demonstraram uma predominância da concepção de gramáticanormativa, ou seja, os professores em formação coadunam com a concepção de linguagem comoexpressão do pensamento, focando nas regras de bom uso da língua.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7395
10.30681/rln.v11i27.7395
url https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7395
identifier_str_mv 10.30681/rln.v11i27.7395
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7395/6619
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista de Letras Norte@mentos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista de Letras Norte@mentos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UNEMAT
publisher.none.fl_str_mv Editora UNEMAT
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Letras Norte@mentos; v. 11 n. 27 (2018): DOSSIÊ TEMÁTICO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO
1983-8018
reponame:Revista de Letras Norte@mentos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista de Letras Norte@mentos
collection Revista de Letras Norte@mentos
repository.name.fl_str_mv Revista de Letras Norte@mentos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||revistanorteamentos@unemat-net.br
_version_ 1800210946601254912