PROFESSORES EM FORMAÇÃO: INTERFACES COM O ENSINO DE GRAMÁTICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Letras Norte@mentos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7395 |
Resumo: | O objetivo foi investigar as representações de professores em formação, do curso de graduação emLetras/Português - 8o período, acerca do ensino de gramática, baseando-se na trajetória destes, antes edurante a graduação. Dessa forma, a pesquisa se insere na área da Linguística Aplicada, numaabordagem qualitativa, que por meio da técnica introspectiva entrevista semiestruturada permitiu areflexão de como vem sendo a formação dos futuros professores de língua materna em relação ao quepropõe o CNE/CES 492, de 3 de abril de 2001, sobre o que se espera de um professor com graduaçãono curso de Letras. Os resultados demonstraram uma predominância da concepção de gramáticanormativa, ou seja, os professores em formação coadunam com a concepção de linguagem comoexpressão do pensamento, focando nas regras de bom uso da língua. |
id |
UNEMAT-2_54926cd468c03bca44323e9cb94ec53f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7395 |
network_acronym_str |
UNEMAT-2 |
network_name_str |
Revista de Letras Norte@mentos |
repository_id_str |
|
spelling |
PROFESSORES EM FORMAÇÃO: INTERFACES COM O ENSINO DE GRAMÁTICAO objetivo foi investigar as representações de professores em formação, do curso de graduação emLetras/Português - 8o período, acerca do ensino de gramática, baseando-se na trajetória destes, antes edurante a graduação. Dessa forma, a pesquisa se insere na área da Linguística Aplicada, numaabordagem qualitativa, que por meio da técnica introspectiva entrevista semiestruturada permitiu areflexão de como vem sendo a formação dos futuros professores de língua materna em relação ao quepropõe o CNE/CES 492, de 3 de abril de 2001, sobre o que se espera de um professor com graduaçãono curso de Letras. Os resultados demonstraram uma predominância da concepção de gramáticanormativa, ou seja, os professores em formação coadunam com a concepção de linguagem comoexpressão do pensamento, focando nas regras de bom uso da língua.Editora UNEMAT2018-10-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/739510.30681/rln.v11i27.7395Revista de Letras Norte@mentos; v. 11 n. 27 (2018): DOSSIÊ TEMÁTICO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO1983-8018reponame:Revista de Letras Norte@mentosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7395/6619Copyright (c) 2022 Revista de Letras Norte@mentosinfo:eu-repo/semantics/openAccessBonfim, Samuel Tavares doBatista-Santos, Dalve Oliveira2022-10-28T22:13:24Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7395Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentosPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/oai||revistanorteamentos@unemat-net.br1983-80181983-8018opendoar:2022-10-28T22:13:24Revista de Letras Norte@mentos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PROFESSORES EM FORMAÇÃO: INTERFACES COM O ENSINO DE GRAMÁTICA |
title |
PROFESSORES EM FORMAÇÃO: INTERFACES COM O ENSINO DE GRAMÁTICA |
spellingShingle |
PROFESSORES EM FORMAÇÃO: INTERFACES COM O ENSINO DE GRAMÁTICA Bonfim, Samuel Tavares do |
title_short |
PROFESSORES EM FORMAÇÃO: INTERFACES COM O ENSINO DE GRAMÁTICA |
title_full |
PROFESSORES EM FORMAÇÃO: INTERFACES COM O ENSINO DE GRAMÁTICA |
title_fullStr |
PROFESSORES EM FORMAÇÃO: INTERFACES COM O ENSINO DE GRAMÁTICA |
title_full_unstemmed |
PROFESSORES EM FORMAÇÃO: INTERFACES COM O ENSINO DE GRAMÁTICA |
title_sort |
PROFESSORES EM FORMAÇÃO: INTERFACES COM O ENSINO DE GRAMÁTICA |
author |
Bonfim, Samuel Tavares do |
author_facet |
Bonfim, Samuel Tavares do Batista-Santos, Dalve Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Batista-Santos, Dalve Oliveira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bonfim, Samuel Tavares do Batista-Santos, Dalve Oliveira |
description |
O objetivo foi investigar as representações de professores em formação, do curso de graduação emLetras/Português - 8o período, acerca do ensino de gramática, baseando-se na trajetória destes, antes edurante a graduação. Dessa forma, a pesquisa se insere na área da Linguística Aplicada, numaabordagem qualitativa, que por meio da técnica introspectiva entrevista semiestruturada permitiu areflexão de como vem sendo a formação dos futuros professores de língua materna em relação ao quepropõe o CNE/CES 492, de 3 de abril de 2001, sobre o que se espera de um professor com graduaçãono curso de Letras. Os resultados demonstraram uma predominância da concepção de gramáticanormativa, ou seja, os professores em formação coadunam com a concepção de linguagem comoexpressão do pensamento, focando nas regras de bom uso da língua. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7395 10.30681/rln.v11i27.7395 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7395 |
identifier_str_mv |
10.30681/rln.v11i27.7395 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7395/6619 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista de Letras Norte@mentos info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista de Letras Norte@mentos |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UNEMAT |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UNEMAT |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Letras Norte@mentos; v. 11 n. 27 (2018): DOSSIÊ TEMÁTICO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO 1983-8018 reponame:Revista de Letras Norte@mentos instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista de Letras Norte@mentos |
collection |
Revista de Letras Norte@mentos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Letras Norte@mentos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistanorteamentos@unemat-net.br |
_version_ |
1800210946601254912 |