TEMPO, MEMÓRIA E HISTÓRIA: A EXPERIÊNCIA NARRATIVA EM ANA TERRA, DE ERICO VERISSIMO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ANTUNES, Katielli Chaves
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: SILVA, Daniela Silva da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Letras Norte@mentos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/6926
Resumo: “Sempre que me acontece alguma coisa importante, está ventando”. A frase, proveniente do romance de Erico Verissimo, pertence à memória de Ana Terra e encontra-se na primeira parte d’O continente. Em virtude da singularidade narrativa conferida por Erico Verissimo à personagem Ana Terra, o capítulo fez tanto na trilogia de O tempo e o vento que mereceu um livro só para ela, por meio do qual analisamos a experiência do tempo, da memória e da história neste enredo. Pensando não apenas nesse dado, mas na importância histórica e ficcional da obra e, por sua vez, da personagem em questão, este trabalho trata do episódio que relata a trajetória de Ana Terra e suas transformações. Para empreendermos tal estudo, partimos do viés da filosofia de maneira a conciliar o tempo e espaço míticos e tempo e espaço históricos, de forma a desvencilharmo-nos a dicotomia do real/irreal. Tais vinculações serão analisadas considerando os pressupostos teóricos do campo da História da Literatura, através de Maria Eunice Moreira e Hans Uric Grumbrecht, e da Teoria da Literatura, por meio de Hans Robert Jauss e Beth Brait. Em relação ao tempo, destacaremos para embasar a nossa pesquisa os filósofos Benedito Nunes e Paul Ricoeur, por tratarem com proximidade da problemática desta pesquisa. Nesse sentido, abordaremos, principalmente, o tempo da memória, o do narrado, bem como o do narrador.
id UNEMAT-2_72a84436aac91358d667e4251309dd81
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6926
network_acronym_str UNEMAT-2
network_name_str Revista de Letras Norte@mentos
repository_id_str
spelling TEMPO, MEMÓRIA E HISTÓRIA: A EXPERIÊNCIA NARRATIVA EM ANA TERRA, DE ERICO VERISSIMO“Sempre que me acontece alguma coisa importante, está ventando”. A frase, proveniente do romance de Erico Verissimo, pertence à memória de Ana Terra e encontra-se na primeira parte d’O continente. Em virtude da singularidade narrativa conferida por Erico Verissimo à personagem Ana Terra, o capítulo fez tanto na trilogia de O tempo e o vento que mereceu um livro só para ela, por meio do qual analisamos a experiência do tempo, da memória e da história neste enredo. Pensando não apenas nesse dado, mas na importância histórica e ficcional da obra e, por sua vez, da personagem em questão, este trabalho trata do episódio que relata a trajetória de Ana Terra e suas transformações. Para empreendermos tal estudo, partimos do viés da filosofia de maneira a conciliar o tempo e espaço míticos e tempo e espaço históricos, de forma a desvencilharmo-nos a dicotomia do real/irreal. Tais vinculações serão analisadas considerando os pressupostos teóricos do campo da História da Literatura, através de Maria Eunice Moreira e Hans Uric Grumbrecht, e da Teoria da Literatura, por meio de Hans Robert Jauss e Beth Brait. Em relação ao tempo, destacaremos para embasar a nossa pesquisa os filósofos Benedito Nunes e Paul Ricoeur, por tratarem com proximidade da problemática desta pesquisa. Nesse sentido, abordaremos, principalmente, o tempo da memória, o do narrado, bem como o do narrador.Editora UNEMAT2014-07-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/692610.30681/rln.v7i13.6926Revista de Letras Norte@mentos; v. 7 n. 13 (2014): ESTUDOS LITERÁRIOS1983-8018reponame:Revista de Letras Norte@mentosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/6926/5609Copyright (c) 2014 Revista de Letras Norte@mentoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessANTUNES, Katielli ChavesSILVA, Daniela Silva da2024-04-09T14:26:30Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6926Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentosPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/oai||revistanorteamentos@unemat-net.br1983-80181983-8018opendoar:2024-04-09T14:26:30Revista de Letras Norte@mentos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv TEMPO, MEMÓRIA E HISTÓRIA: A EXPERIÊNCIA NARRATIVA EM ANA TERRA, DE ERICO VERISSIMO
title TEMPO, MEMÓRIA E HISTÓRIA: A EXPERIÊNCIA NARRATIVA EM ANA TERRA, DE ERICO VERISSIMO
spellingShingle TEMPO, MEMÓRIA E HISTÓRIA: A EXPERIÊNCIA NARRATIVA EM ANA TERRA, DE ERICO VERISSIMO
ANTUNES, Katielli Chaves
title_short TEMPO, MEMÓRIA E HISTÓRIA: A EXPERIÊNCIA NARRATIVA EM ANA TERRA, DE ERICO VERISSIMO
title_full TEMPO, MEMÓRIA E HISTÓRIA: A EXPERIÊNCIA NARRATIVA EM ANA TERRA, DE ERICO VERISSIMO
title_fullStr TEMPO, MEMÓRIA E HISTÓRIA: A EXPERIÊNCIA NARRATIVA EM ANA TERRA, DE ERICO VERISSIMO
title_full_unstemmed TEMPO, MEMÓRIA E HISTÓRIA: A EXPERIÊNCIA NARRATIVA EM ANA TERRA, DE ERICO VERISSIMO
title_sort TEMPO, MEMÓRIA E HISTÓRIA: A EXPERIÊNCIA NARRATIVA EM ANA TERRA, DE ERICO VERISSIMO
author ANTUNES, Katielli Chaves
author_facet ANTUNES, Katielli Chaves
SILVA, Daniela Silva da
author_role author
author2 SILVA, Daniela Silva da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv ANTUNES, Katielli Chaves
SILVA, Daniela Silva da
description “Sempre que me acontece alguma coisa importante, está ventando”. A frase, proveniente do romance de Erico Verissimo, pertence à memória de Ana Terra e encontra-se na primeira parte d’O continente. Em virtude da singularidade narrativa conferida por Erico Verissimo à personagem Ana Terra, o capítulo fez tanto na trilogia de O tempo e o vento que mereceu um livro só para ela, por meio do qual analisamos a experiência do tempo, da memória e da história neste enredo. Pensando não apenas nesse dado, mas na importância histórica e ficcional da obra e, por sua vez, da personagem em questão, este trabalho trata do episódio que relata a trajetória de Ana Terra e suas transformações. Para empreendermos tal estudo, partimos do viés da filosofia de maneira a conciliar o tempo e espaço míticos e tempo e espaço históricos, de forma a desvencilharmo-nos a dicotomia do real/irreal. Tais vinculações serão analisadas considerando os pressupostos teóricos do campo da História da Literatura, através de Maria Eunice Moreira e Hans Uric Grumbrecht, e da Teoria da Literatura, por meio de Hans Robert Jauss e Beth Brait. Em relação ao tempo, destacaremos para embasar a nossa pesquisa os filósofos Benedito Nunes e Paul Ricoeur, por tratarem com proximidade da problemática desta pesquisa. Nesse sentido, abordaremos, principalmente, o tempo da memória, o do narrado, bem como o do narrador.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/6926
10.30681/rln.v7i13.6926
url https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/6926
identifier_str_mv 10.30681/rln.v7i13.6926
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/6926/5609
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista de Letras Norte@mentos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista de Letras Norte@mentos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UNEMAT
publisher.none.fl_str_mv Editora UNEMAT
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Letras Norte@mentos; v. 7 n. 13 (2014): ESTUDOS LITERÁRIOS
1983-8018
reponame:Revista de Letras Norte@mentos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista de Letras Norte@mentos
collection Revista de Letras Norte@mentos
repository.name.fl_str_mv Revista de Letras Norte@mentos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||revistanorteamentos@unemat-net.br
_version_ 1800210945276903424