TEORIA DA RELEVÂNCIA: APROXIMAÇÕES ENTRE O PRINCÍPIO DE RELEVÂNCIA E A ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Letras Norte@mentos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7080 |
Resumo: | Considerando-se o sistema central do cérebro, o qual tem a capacidade de armazenar dados e relacioná-los com as novas informações geradas (sistema de entrada) para produzir uma nova informação proposicional, o Princípio de relevância da Teoria da relevância na obra La relevância. Comunicación y procesos cognitivos mantém relação com a afirmação de (BORDERÍA, 2004, p. 20) de que um dos interlocutores tem de guiar o processo comunicacional, porque a base cognitiva do ouvinte só será posta em funcionamento mediante a relevância da nova informação gerada pelo falante (guia do processo comunicacional). Visto assim, a afirmação de Bordería alude também ao Princípio de relevância quanto ao seu caráter de equilíbrio entre a força (esforço necessário) e a quantidade de informação nova, para processar os estímulos. O supracitado pode articular-se com a prática docente, visto que em dada situação de interação social (a aula) e de interação comunicativa (o conteúdo a ser trabalhado), o professor é o interlocutor que guia o processo comunicacional e o processo de ensino-aprendizagem, atuando como mediador da significação dos enunciados e das práticas metodológicas. |
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TEORIA DA RELEVÂNCIA: APROXIMAÇÕES ENTRE O PRINCÍPIO DE RELEVÂNCIA E A ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMALConsiderando-se o sistema central do cérebro, o qual tem a capacidade de armazenar dados e relacioná-los com as novas informações geradas (sistema de entrada) para produzir uma nova informação proposicional, o Princípio de relevância da Teoria da relevância na obra La relevância. Comunicación y procesos cognitivos mantém relação com a afirmação de (BORDERÍA, 2004, p. 20) de que um dos interlocutores tem de guiar o processo comunicacional, porque a base cognitiva do ouvinte só será posta em funcionamento mediante a relevância da nova informação gerada pelo falante (guia do processo comunicacional). Visto assim, a afirmação de Bordería alude também ao Princípio de relevância quanto ao seu caráter de equilíbrio entre a força (esforço necessário) e a quantidade de informação nova, para processar os estímulos. O supracitado pode articular-se com a prática docente, visto que em dada situação de interação social (a aula) e de interação comunicativa (o conteúdo a ser trabalhado), o professor é o interlocutor que guia o processo comunicacional e o processo de ensino-aprendizagem, atuando como mediador da significação dos enunciados e das práticas metodológicas.Editora UNEMAT2016-07-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/708010.30681/rln.v9i19.7080Revista de Letras Norte@mentos; v. 9 n. 19 (2016): ESTUDOS LINGUÍSTICOS1983-8018reponame:Revista de Letras Norte@mentosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7080/6187Copyright (c) 2016 Revista de Letras Norte@mentoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFreitag, Felipe2024-04-09T14:26:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7080Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentosPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/oai||revistanorteamentos@unemat-net.br1983-80181983-8018opendoar:2024-04-09T14:26:56Revista de Letras Norte@mentos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
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