ANÁLISE MICROETNÓGRAFICA DO PAR PERGUNTA-RESPOSTA NO DISCURSO DE SALA DE AULA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Letras Norte@mentos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/6882 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo fazer uma análise microetnográfica do par pergunta-resposta no discurso de sala de aula, estabelecendo uma interface entre o Funcionalismo norte-americano e a Sociolinguística Interacional. Análises microetnográficas consideram a sala de aula como um ambiente em que professores e alunos constroem e reconstroem o discurso pela interação. Assim, discutem-se os enunciados interrogativos, a partir do contínuo de gramaticalização de perguntas: plena>semirretóricas>retóricas, mostrando-se que o par pergunta-resposta é codificado de acordo com os eventos interativos de aprendizagem, a saber: posição de poder, tópico discursivo, negociação de coerência temática, os quais instauram processos discursivos em sala aula. |
id |
UNEMAT-2_81c00e937026308bf6c5063fb5bb9444 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6882 |
network_acronym_str |
UNEMAT-2 |
network_name_str |
Revista de Letras Norte@mentos |
repository_id_str |
|
spelling |
ANÁLISE MICROETNÓGRAFICA DO PAR PERGUNTA-RESPOSTA NO DISCURSO DE SALA DE AULAEste artigo tem por objetivo fazer uma análise microetnográfica do par pergunta-resposta no discurso de sala de aula, estabelecendo uma interface entre o Funcionalismo norte-americano e a Sociolinguística Interacional. Análises microetnográficas consideram a sala de aula como um ambiente em que professores e alunos constroem e reconstroem o discurso pela interação. Assim, discutem-se os enunciados interrogativos, a partir do contínuo de gramaticalização de perguntas: plena>semirretóricas>retóricas, mostrando-se que o par pergunta-resposta é codificado de acordo com os eventos interativos de aprendizagem, a saber: posição de poder, tópico discursivo, negociação de coerência temática, os quais instauram processos discursivos em sala aula.Editora UNEMAT2013-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/688210.30681/rln.v6i12.6882Revista de Letras Norte@mentos; v. 6 n. 12 (2013): ESTUDOS LINGUÍSTICOS1983-8018reponame:Revista de Letras Norte@mentosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/6882/5414Copyright (c) 2013 Revista de Letras Norte@mentoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSANTOS, José Carlos Lima dos2024-04-09T14:26:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6882Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentosPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/oai||revistanorteamentos@unemat-net.br1983-80181983-8018opendoar:2024-04-09T14:26:23Revista de Letras Norte@mentos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ANÁLISE MICROETNÓGRAFICA DO PAR PERGUNTA-RESPOSTA NO DISCURSO DE SALA DE AULA |
title |
ANÁLISE MICROETNÓGRAFICA DO PAR PERGUNTA-RESPOSTA NO DISCURSO DE SALA DE AULA |
spellingShingle |
ANÁLISE MICROETNÓGRAFICA DO PAR PERGUNTA-RESPOSTA NO DISCURSO DE SALA DE AULA SANTOS, José Carlos Lima dos |
title_short |
ANÁLISE MICROETNÓGRAFICA DO PAR PERGUNTA-RESPOSTA NO DISCURSO DE SALA DE AULA |
title_full |
ANÁLISE MICROETNÓGRAFICA DO PAR PERGUNTA-RESPOSTA NO DISCURSO DE SALA DE AULA |
title_fullStr |
ANÁLISE MICROETNÓGRAFICA DO PAR PERGUNTA-RESPOSTA NO DISCURSO DE SALA DE AULA |
title_full_unstemmed |
ANÁLISE MICROETNÓGRAFICA DO PAR PERGUNTA-RESPOSTA NO DISCURSO DE SALA DE AULA |
title_sort |
ANÁLISE MICROETNÓGRAFICA DO PAR PERGUNTA-RESPOSTA NO DISCURSO DE SALA DE AULA |
author |
SANTOS, José Carlos Lima dos |
author_facet |
SANTOS, José Carlos Lima dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SANTOS, José Carlos Lima dos |
description |
Este artigo tem por objetivo fazer uma análise microetnográfica do par pergunta-resposta no discurso de sala de aula, estabelecendo uma interface entre o Funcionalismo norte-americano e a Sociolinguística Interacional. Análises microetnográficas consideram a sala de aula como um ambiente em que professores e alunos constroem e reconstroem o discurso pela interação. Assim, discutem-se os enunciados interrogativos, a partir do contínuo de gramaticalização de perguntas: plena>semirretóricas>retóricas, mostrando-se que o par pergunta-resposta é codificado de acordo com os eventos interativos de aprendizagem, a saber: posição de poder, tópico discursivo, negociação de coerência temática, os quais instauram processos discursivos em sala aula. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/6882 10.30681/rln.v6i12.6882 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/6882 |
identifier_str_mv |
10.30681/rln.v6i12.6882 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/6882/5414 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Revista de Letras Norte@mentos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Revista de Letras Norte@mentos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UNEMAT |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UNEMAT |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Letras Norte@mentos; v. 6 n. 12 (2013): ESTUDOS LINGUÍSTICOS 1983-8018 reponame:Revista de Letras Norte@mentos instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista de Letras Norte@mentos |
collection |
Revista de Letras Norte@mentos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Letras Norte@mentos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistanorteamentos@unemat-net.br |
_version_ |
1800210945242300416 |