ANÁLISE MICROETNÓGRAFICA DO PAR PERGUNTA-RESPOSTA NO DISCURSO DE SALA DE AULA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, José Carlos Lima dos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Letras Norte@mentos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/6882
Resumo: Este artigo tem por objetivo fazer uma análise microetnográfica do par pergunta-resposta no discurso de sala de aula, estabelecendo uma interface entre o Funcionalismo norte-americano e a Sociolinguística Interacional. Análises microetnográficas consideram a sala de aula como um ambiente em que professores e alunos constroem e reconstroem o discurso pela interação. Assim, discutem-se os enunciados interrogativos, a partir do contínuo de gramaticalização de perguntas: plena>semirretóricas>retóricas, mostrando-se que o par pergunta-resposta é codificado de acordo com os eventos interativos de aprendizagem, a saber: posição de poder, tópico discursivo, negociação de coerência temática, os quais instauram processos discursivos em sala aula.
id UNEMAT-2_81c00e937026308bf6c5063fb5bb9444
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6882
network_acronym_str UNEMAT-2
network_name_str Revista de Letras Norte@mentos
repository_id_str
spelling ANÁLISE MICROETNÓGRAFICA DO PAR PERGUNTA-RESPOSTA NO DISCURSO DE SALA DE AULAEste artigo tem por objetivo fazer uma análise microetnográfica do par pergunta-resposta no discurso de sala de aula, estabelecendo uma interface entre o Funcionalismo norte-americano e a Sociolinguística Interacional. Análises microetnográficas consideram a sala de aula como um ambiente em que professores e alunos constroem e reconstroem o discurso pela interação. Assim, discutem-se os enunciados interrogativos, a partir do contínuo de gramaticalização de perguntas: plena>semirretóricas>retóricas, mostrando-se que o par pergunta-resposta é codificado de acordo com os eventos interativos de aprendizagem, a saber: posição de poder, tópico discursivo, negociação de coerência temática, os quais instauram processos discursivos em sala aula.Editora UNEMAT2013-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/688210.30681/rln.v6i12.6882Revista de Letras Norte@mentos; v. 6 n. 12 (2013): ESTUDOS LINGUÍSTICOS1983-8018reponame:Revista de Letras Norte@mentosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/6882/5414Copyright (c) 2013 Revista de Letras Norte@mentoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSANTOS, José Carlos Lima dos2024-04-09T14:26:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6882Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentosPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/oai||revistanorteamentos@unemat-net.br1983-80181983-8018opendoar:2024-04-09T14:26:23Revista de Letras Norte@mentos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE MICROETNÓGRAFICA DO PAR PERGUNTA-RESPOSTA NO DISCURSO DE SALA DE AULA
title ANÁLISE MICROETNÓGRAFICA DO PAR PERGUNTA-RESPOSTA NO DISCURSO DE SALA DE AULA
spellingShingle ANÁLISE MICROETNÓGRAFICA DO PAR PERGUNTA-RESPOSTA NO DISCURSO DE SALA DE AULA
SANTOS, José Carlos Lima dos
title_short ANÁLISE MICROETNÓGRAFICA DO PAR PERGUNTA-RESPOSTA NO DISCURSO DE SALA DE AULA
title_full ANÁLISE MICROETNÓGRAFICA DO PAR PERGUNTA-RESPOSTA NO DISCURSO DE SALA DE AULA
title_fullStr ANÁLISE MICROETNÓGRAFICA DO PAR PERGUNTA-RESPOSTA NO DISCURSO DE SALA DE AULA
title_full_unstemmed ANÁLISE MICROETNÓGRAFICA DO PAR PERGUNTA-RESPOSTA NO DISCURSO DE SALA DE AULA
title_sort ANÁLISE MICROETNÓGRAFICA DO PAR PERGUNTA-RESPOSTA NO DISCURSO DE SALA DE AULA
author SANTOS, José Carlos Lima dos
author_facet SANTOS, José Carlos Lima dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, José Carlos Lima dos
description Este artigo tem por objetivo fazer uma análise microetnográfica do par pergunta-resposta no discurso de sala de aula, estabelecendo uma interface entre o Funcionalismo norte-americano e a Sociolinguística Interacional. Análises microetnográficas consideram a sala de aula como um ambiente em que professores e alunos constroem e reconstroem o discurso pela interação. Assim, discutem-se os enunciados interrogativos, a partir do contínuo de gramaticalização de perguntas: plena>semirretóricas>retóricas, mostrando-se que o par pergunta-resposta é codificado de acordo com os eventos interativos de aprendizagem, a saber: posição de poder, tópico discursivo, negociação de coerência temática, os quais instauram processos discursivos em sala aula.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/6882
10.30681/rln.v6i12.6882
url https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/6882
identifier_str_mv 10.30681/rln.v6i12.6882
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/6882/5414
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Revista de Letras Norte@mentos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Revista de Letras Norte@mentos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UNEMAT
publisher.none.fl_str_mv Editora UNEMAT
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Letras Norte@mentos; v. 6 n. 12 (2013): ESTUDOS LINGUÍSTICOS
1983-8018
reponame:Revista de Letras Norte@mentos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista de Letras Norte@mentos
collection Revista de Letras Norte@mentos
repository.name.fl_str_mv Revista de Letras Norte@mentos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||revistanorteamentos@unemat-net.br
_version_ 1800210945242300416