LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES DO CÍRCULO DE BAKHTIN E DO CÍRCULO DE LEITURA DE RILDO COSSON

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coenga, Rosemar Eurico
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Letras Norte@mentos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7635
Resumo: Este estudo tem como objeto central discutir as contribuições do Círculo de Bakhtin e do Círculo de Leitura pensado a partir das ideias de Rildo Cosson. Realizamos essa discussão buscando perscrutar os conceitos de interação e diálogo, os quais, atravessados pelo princípio do dialogismo, constituem a gênese da arquitetônica bakhtiniana. Na mesma direção, trilhamos os escritos de Rildo Cosson, em especial a obra Círculos de leitura e letramento literário (2014), cuja base teórica vem, principalmente, de Bakhtin. Para isso, discutimos as contribuições de Regina Zilberman (1993); Marisa Lajolo (1993); Teresa Colomer (2007); Daniel Pennac (1998); Michèle Petit (2008), entre outros pensadores relacionados à formação e mediação leitora, que servem de referência a esta proposta de abordagem de leitura literária. Por meio desse embate de vozes, Mikhail Bakhtin e Rildo Cosson tecem um diálogo de possibilidades no âmbito do ensino de leitura literária.
id UNEMAT-2_ab4d2ad7712ed61692ed60b07471a96b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7635
network_acronym_str UNEMAT-2
network_name_str Revista de Letras Norte@mentos
repository_id_str
spelling LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES DO CÍRCULO DE BAKHTIN E DO CÍRCULO DE LEITURA DE RILDO COSSONEste estudo tem como objeto central discutir as contribuições do Círculo de Bakhtin e do Círculo de Leitura pensado a partir das ideias de Rildo Cosson. Realizamos essa discussão buscando perscrutar os conceitos de interação e diálogo, os quais, atravessados pelo princípio do dialogismo, constituem a gênese da arquitetônica bakhtiniana. Na mesma direção, trilhamos os escritos de Rildo Cosson, em especial a obra Círculos de leitura e letramento literário (2014), cuja base teórica vem, principalmente, de Bakhtin. Para isso, discutimos as contribuições de Regina Zilberman (1993); Marisa Lajolo (1993); Teresa Colomer (2007); Daniel Pennac (1998); Michèle Petit (2008), entre outros pensadores relacionados à formação e mediação leitora, que servem de referência a esta proposta de abordagem de leitura literária. Por meio desse embate de vozes, Mikhail Bakhtin e Rildo Cosson tecem um diálogo de possibilidades no âmbito do ensino de leitura literária.Editora UNEMAT2021-01-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/763510.30681/rln.v13i34.7635Revista de Letras Norte@mentos; v. 13 n. 34 (2020): DOSSIÊ TEMÁTICO: TEMAS, TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS DA LITERATURA NO SÉCULO XXI1983-8018reponame:Revista de Letras Norte@mentosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7635/7012Copyright (c) 2022 Revista de Letras Norte@mentosinfo:eu-repo/semantics/openAccessCoenga, Rosemar Eurico2022-10-28T00:09:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7635Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentosPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/oai||revistanorteamentos@unemat-net.br1983-80181983-8018opendoar:2022-10-28T00:09:41Revista de Letras Norte@mentos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES DO CÍRCULO DE BAKHTIN E DO CÍRCULO DE LEITURA DE RILDO COSSON
title LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES DO CÍRCULO DE BAKHTIN E DO CÍRCULO DE LEITURA DE RILDO COSSON
spellingShingle LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES DO CÍRCULO DE BAKHTIN E DO CÍRCULO DE LEITURA DE RILDO COSSON
Coenga, Rosemar Eurico
title_short LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES DO CÍRCULO DE BAKHTIN E DO CÍRCULO DE LEITURA DE RILDO COSSON
title_full LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES DO CÍRCULO DE BAKHTIN E DO CÍRCULO DE LEITURA DE RILDO COSSON
title_fullStr LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES DO CÍRCULO DE BAKHTIN E DO CÍRCULO DE LEITURA DE RILDO COSSON
title_full_unstemmed LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES DO CÍRCULO DE BAKHTIN E DO CÍRCULO DE LEITURA DE RILDO COSSON
title_sort LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES DO CÍRCULO DE BAKHTIN E DO CÍRCULO DE LEITURA DE RILDO COSSON
author Coenga, Rosemar Eurico
author_facet Coenga, Rosemar Eurico
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coenga, Rosemar Eurico
description Este estudo tem como objeto central discutir as contribuições do Círculo de Bakhtin e do Círculo de Leitura pensado a partir das ideias de Rildo Cosson. Realizamos essa discussão buscando perscrutar os conceitos de interação e diálogo, os quais, atravessados pelo princípio do dialogismo, constituem a gênese da arquitetônica bakhtiniana. Na mesma direção, trilhamos os escritos de Rildo Cosson, em especial a obra Círculos de leitura e letramento literário (2014), cuja base teórica vem, principalmente, de Bakhtin. Para isso, discutimos as contribuições de Regina Zilberman (1993); Marisa Lajolo (1993); Teresa Colomer (2007); Daniel Pennac (1998); Michèle Petit (2008), entre outros pensadores relacionados à formação e mediação leitora, que servem de referência a esta proposta de abordagem de leitura literária. Por meio desse embate de vozes, Mikhail Bakhtin e Rildo Cosson tecem um diálogo de possibilidades no âmbito do ensino de leitura literária.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7635
10.30681/rln.v13i34.7635
url https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7635
identifier_str_mv 10.30681/rln.v13i34.7635
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7635/7012
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista de Letras Norte@mentos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista de Letras Norte@mentos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UNEMAT
publisher.none.fl_str_mv Editora UNEMAT
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Letras Norte@mentos; v. 13 n. 34 (2020): DOSSIÊ TEMÁTICO: TEMAS, TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS DA LITERATURA NO SÉCULO XXI
1983-8018
reponame:Revista de Letras Norte@mentos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista de Letras Norte@mentos
collection Revista de Letras Norte@mentos
repository.name.fl_str_mv Revista de Letras Norte@mentos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||revistanorteamentos@unemat-net.br
_version_ 1800210946983985152