INTERNACIONALIZAR A PESQUISA É PRECISO; PROFICIÊNCIA EM LÍNGUAS ADICIONAIS NÃO É PRECISO? UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO LINGUÍSTICA EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vetromille-Castro, Rafael
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Lima Santos, Marilia, Pintado dos Santos, Ândria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Letras Norte@mentos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7726
Resumo: No Ensino Superior brasileiro, percebe-se crescente incentivo para ministrar disciplinas em outras línguas, e também para divulgação científica em periódicos internacionais. Neste cenário, este artigo tem como objetivo verificar ações direcionadas à formação linguística de pós-graduandos de determinada instituição nos regimentos e currículos de programas com conceitos 5, 6 e 7. Apresentamos os conceitos de internacionalização e internacionalização em casa, bem como o contexto institucional da universidade em questão; analisamos regimentos e currículos, listando e classificando ações voltadas à formação linguística. Constatamos que, apesar da exigência de proficiência em língua estrangeira, não há o devido preparo dos alunos para tal.
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