GRAMÁTICA DE CONSTRUÇÕES E SALA DE AULA DE LÍNGUA INDÍGENA BRASILEIRA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Letras Norte@mentos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7627 |
Resumo: | O presente artigo discute ensino de língua indígena tomando como suporte pressupostos da Gramática de Construções (GOLDBERG, 1995). Os dados utilizados são da língua Wajãpi (Tupi-Guarani) publicados por Olson (1978). Consideramos que tais dados na sala de aula devem desencadear o tratamento de questões gramaticais (Forma), mas também de questões relacionadas aos sentidos (Sentido) e usos inerentes da língua. Como consequência, ao longo do artigo, consideramos a necessidade de aulas que reconheçam a importância da gramática e a utilizem na sala como fonte de conhecimentos que ultrapassa a metalinguagem. |
id |
UNEMAT-2_e3f4549c82fb63c47096e81e10d2888e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7627 |
network_acronym_str |
UNEMAT-2 |
network_name_str |
Revista de Letras Norte@mentos |
repository_id_str |
|
spelling |
GRAMÁTICA DE CONSTRUÇÕES E SALA DE AULA DE LÍNGUA INDÍGENA BRASILEIRAO presente artigo discute ensino de língua indígena tomando como suporte pressupostos da Gramática de Construções (GOLDBERG, 1995). Os dados utilizados são da língua Wajãpi (Tupi-Guarani) publicados por Olson (1978). Consideramos que tais dados na sala de aula devem desencadear o tratamento de questões gramaticais (Forma), mas também de questões relacionadas aos sentidos (Sentido) e usos inerentes da língua. Como consequência, ao longo do artigo, consideramos a necessidade de aulas que reconheçam a importância da gramática e a utilizem na sala como fonte de conhecimentos que ultrapassa a metalinguagem.Editora UNEMAT2020-11-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/762710.30681/rln.v13i33.7627Revista de Letras Norte@mentos; v. 13 n. 33 (2020): DOSSIÊ TEMÁTICO: PARA A DÉCADA DAS LÍNGUAS INDÍGENAS1983-8018reponame:Revista de Letras Norte@mentosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7627/7006Copyright (c) 2022 Revista de Letras Norte@mentosinfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Antonio Almir Silva2022-11-18T17:26:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7627Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentosPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/oai||revistanorteamentos@unemat-net.br1983-80181983-8018opendoar:2022-11-18T17:26:42Revista de Letras Norte@mentos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
GRAMÁTICA DE CONSTRUÇÕES E SALA DE AULA DE LÍNGUA INDÍGENA BRASILEIRA |
title |
GRAMÁTICA DE CONSTRUÇÕES E SALA DE AULA DE LÍNGUA INDÍGENA BRASILEIRA |
spellingShingle |
GRAMÁTICA DE CONSTRUÇÕES E SALA DE AULA DE LÍNGUA INDÍGENA BRASILEIRA Gomes, Antonio Almir Silva |
title_short |
GRAMÁTICA DE CONSTRUÇÕES E SALA DE AULA DE LÍNGUA INDÍGENA BRASILEIRA |
title_full |
GRAMÁTICA DE CONSTRUÇÕES E SALA DE AULA DE LÍNGUA INDÍGENA BRASILEIRA |
title_fullStr |
GRAMÁTICA DE CONSTRUÇÕES E SALA DE AULA DE LÍNGUA INDÍGENA BRASILEIRA |
title_full_unstemmed |
GRAMÁTICA DE CONSTRUÇÕES E SALA DE AULA DE LÍNGUA INDÍGENA BRASILEIRA |
title_sort |
GRAMÁTICA DE CONSTRUÇÕES E SALA DE AULA DE LÍNGUA INDÍGENA BRASILEIRA |
author |
Gomes, Antonio Almir Silva |
author_facet |
Gomes, Antonio Almir Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Antonio Almir Silva |
description |
O presente artigo discute ensino de língua indígena tomando como suporte pressupostos da Gramática de Construções (GOLDBERG, 1995). Os dados utilizados são da língua Wajãpi (Tupi-Guarani) publicados por Olson (1978). Consideramos que tais dados na sala de aula devem desencadear o tratamento de questões gramaticais (Forma), mas também de questões relacionadas aos sentidos (Sentido) e usos inerentes da língua. Como consequência, ao longo do artigo, consideramos a necessidade de aulas que reconheçam a importância da gramática e a utilizem na sala como fonte de conhecimentos que ultrapassa a metalinguagem. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7627 10.30681/rln.v13i33.7627 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7627 |
identifier_str_mv |
10.30681/rln.v13i33.7627 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/7627/7006 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista de Letras Norte@mentos info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista de Letras Norte@mentos |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UNEMAT |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UNEMAT |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Letras Norte@mentos; v. 13 n. 33 (2020): DOSSIÊ TEMÁTICO: PARA A DÉCADA DAS LÍNGUAS INDÍGENAS 1983-8018 reponame:Revista de Letras Norte@mentos instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista de Letras Norte@mentos |
collection |
Revista de Letras Norte@mentos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Letras Norte@mentos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistanorteamentos@unemat-net.br |
_version_ |
1800210946978742272 |