Capacitação multiprofissional sobre drogas no contexto escolar: formação, saúde e educação/ Multiprofessional training on drugs in the school context: training, health and education/ Capacitación multiprofesional sobre drogas en el contexto escolar...

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Pâmela Migliorini Claudino da
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Galon, Tanyse, Moura, Adaene Alves Machado de, Volpato, Rosa Jacinto, Zerbetto, Sônia Regina, Gonçalves, Angelica Martins de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Journal Health NPEPS
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/3362
Resumo: Objetivo: elaborar uma capacitação sobre uso de substâncias psicoativas destinada a professores de ensino médio e fundamental e submetê-lo à avaliação por especialistas. Método: foi realizado um estudo metodológico e qualitativo. A trajetória metodológica seguiu as etapas: desenvolvimento de aulas da capacitação, envio do material para análise das especialistas e avaliação das questões. Resultados: foram avaliados 11 itens do questionário avaliativo de conformidade, e apenas dois deles não apresentaram concordância. Na análise qualitativa, foram produzidas quatro categorias temáticas: construir estratégias em parceria, contextualizar o tema, quebrar paradigmas e produzir reflexão, e promover conhecimentos específicos. O modelo proposto foi capaz de instrumentalizar os professores na identificação dos padrões do uso de drogas.Considerações finais: avaliação de especialistas na área da saúde, se constitui como uma etapa fundamental na busca por maior sucesso na oferta de capacitações desta natureza. Materiais destinados à capacitação de professores, além do aspecto técnico, devem prezar pela diversidade contextual de atuação docente.
id UNEMAT-3_092b580f937b05b4cbf492ebbfe4eb7d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3362
network_acronym_str UNEMAT-3
network_name_str Journal Health NPEPS
repository_id_str
spelling Capacitação multiprofissional sobre drogas no contexto escolar: formação, saúde e educação/ Multiprofessional training on drugs in the school context: training, health and education/ Capacitación multiprofesional sobre drogas en el contexto escolar...Capacitação em ServiçoEducaçãoPesquisa QualitativaDocentesServiços de Saúde Escolar.Objetivo: elaborar uma capacitação sobre uso de substâncias psicoativas destinada a professores de ensino médio e fundamental e submetê-lo à avaliação por especialistas. Método: foi realizado um estudo metodológico e qualitativo. A trajetória metodológica seguiu as etapas: desenvolvimento de aulas da capacitação, envio do material para análise das especialistas e avaliação das questões. Resultados: foram avaliados 11 itens do questionário avaliativo de conformidade, e apenas dois deles não apresentaram concordância. Na análise qualitativa, foram produzidas quatro categorias temáticas: construir estratégias em parceria, contextualizar o tema, quebrar paradigmas e produzir reflexão, e promover conhecimentos específicos. O modelo proposto foi capaz de instrumentalizar os professores na identificação dos padrões do uso de drogas.Considerações finais: avaliação de especialistas na área da saúde, se constitui como uma etapa fundamental na busca por maior sucesso na oferta de capacitações desta natureza. Materiais destinados à capacitação de professores, além do aspecto técnico, devem prezar pela diversidade contextual de atuação docente.Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)2019-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/3362Journal Health NPEPS; v. 4 n. 1 (2019): Janeiro-Junho; 182-199Journal Health NPEPS; Vol. 4 No. 1 (2019): Janeiro-Junho; 182-199Journal Health NPEPS; Vol. 4 Núm. 1 (2019): Janeiro-Junho; 182-1992526-101010.30681/25261010reponame:Journal Health NPEPSinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/3362/2972Copyright (c) 2020 JOURNAL HEALTH NPEPSinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Pâmela Migliorini Claudino daGalon, TanyseMoura, Adaene Alves Machado deVolpato, Rosa JacintoZerbetto, Sônia ReginaGonçalves, Angelica Martins de Souza2021-11-01T11:43:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3362Revistahttp://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpepsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/oainpeps@unemat.br2526-10102526-1010opendoar:2023-01-12T16:41:32.524664Journal Health NPEPS - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv Capacitação multiprofissional sobre drogas no contexto escolar: formação, saúde e educação/ Multiprofessional training on drugs in the school context: training, health and education/ Capacitación multiprofesional sobre drogas en el contexto escolar...
title Capacitação multiprofissional sobre drogas no contexto escolar: formação, saúde e educação/ Multiprofessional training on drugs in the school context: training, health and education/ Capacitación multiprofesional sobre drogas en el contexto escolar...
spellingShingle Capacitação multiprofissional sobre drogas no contexto escolar: formação, saúde e educação/ Multiprofessional training on drugs in the school context: training, health and education/ Capacitación multiprofesional sobre drogas en el contexto escolar...
Silva, Pâmela Migliorini Claudino da
Capacitação em Serviço
Educação
Pesquisa Qualitativa
Docentes
Serviços de Saúde Escolar.
title_short Capacitação multiprofissional sobre drogas no contexto escolar: formação, saúde e educação/ Multiprofessional training on drugs in the school context: training, health and education/ Capacitación multiprofesional sobre drogas en el contexto escolar...
title_full Capacitação multiprofissional sobre drogas no contexto escolar: formação, saúde e educação/ Multiprofessional training on drugs in the school context: training, health and education/ Capacitación multiprofesional sobre drogas en el contexto escolar...
title_fullStr Capacitação multiprofissional sobre drogas no contexto escolar: formação, saúde e educação/ Multiprofessional training on drugs in the school context: training, health and education/ Capacitación multiprofesional sobre drogas en el contexto escolar...
title_full_unstemmed Capacitação multiprofissional sobre drogas no contexto escolar: formação, saúde e educação/ Multiprofessional training on drugs in the school context: training, health and education/ Capacitación multiprofesional sobre drogas en el contexto escolar...
title_sort Capacitação multiprofissional sobre drogas no contexto escolar: formação, saúde e educação/ Multiprofessional training on drugs in the school context: training, health and education/ Capacitación multiprofesional sobre drogas en el contexto escolar...
author Silva, Pâmela Migliorini Claudino da
author_facet Silva, Pâmela Migliorini Claudino da
Galon, Tanyse
Moura, Adaene Alves Machado de
Volpato, Rosa Jacinto
Zerbetto, Sônia Regina
Gonçalves, Angelica Martins de Souza
author_role author
author2 Galon, Tanyse
Moura, Adaene Alves Machado de
Volpato, Rosa Jacinto
Zerbetto, Sônia Regina
Gonçalves, Angelica Martins de Souza
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Pâmela Migliorini Claudino da
Galon, Tanyse
Moura, Adaene Alves Machado de
Volpato, Rosa Jacinto
Zerbetto, Sônia Regina
Gonçalves, Angelica Martins de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Capacitação em Serviço
Educação
Pesquisa Qualitativa
Docentes
Serviços de Saúde Escolar.
topic Capacitação em Serviço
Educação
Pesquisa Qualitativa
Docentes
Serviços de Saúde Escolar.
description Objetivo: elaborar uma capacitação sobre uso de substâncias psicoativas destinada a professores de ensino médio e fundamental e submetê-lo à avaliação por especialistas. Método: foi realizado um estudo metodológico e qualitativo. A trajetória metodológica seguiu as etapas: desenvolvimento de aulas da capacitação, envio do material para análise das especialistas e avaliação das questões. Resultados: foram avaliados 11 itens do questionário avaliativo de conformidade, e apenas dois deles não apresentaram concordância. Na análise qualitativa, foram produzidas quatro categorias temáticas: construir estratégias em parceria, contextualizar o tema, quebrar paradigmas e produzir reflexão, e promover conhecimentos específicos. O modelo proposto foi capaz de instrumentalizar os professores na identificação dos padrões do uso de drogas.Considerações finais: avaliação de especialistas na área da saúde, se constitui como uma etapa fundamental na busca por maior sucesso na oferta de capacitações desta natureza. Materiais destinados à capacitação de professores, além do aspecto técnico, devem prezar pela diversidade contextual de atuação docente.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/3362
url https://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/3362
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/3362/2972
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 JOURNAL HEALTH NPEPS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 JOURNAL HEALTH NPEPS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Health NPEPS; v. 4 n. 1 (2019): Janeiro-Junho; 182-199
Journal Health NPEPS; Vol. 4 No. 1 (2019): Janeiro-Junho; 182-199
Journal Health NPEPS; Vol. 4 Núm. 1 (2019): Janeiro-Junho; 182-199
2526-1010
10.30681/25261010
reponame:Journal Health NPEPS
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Journal Health NPEPS
collection Journal Health NPEPS
repository.name.fl_str_mv Journal Health NPEPS - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv npeps@unemat.br
_version_ 1797051502062206976