Habilidades de pensamento crítico por estudantes e professores universitários da área da saúde/ Critical thinking skills by university health students and professors/ Habilidades de pensamiento crítico en estudiantes y profesores universitarios de salud
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Journal Health NPEPS |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/6372 |
Resumo: | Objetivo: analisar o uso do pensamento crítico por estudantes e professores da área da saúde. Método: estudo transversal e quantitativo, realizado entre fevereiro e outubro de 2021, com participação de estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação ou pós-graduação, de uma Universidade de Santa Catarina, e professores da mesma instituição, vinculados a cursos da área da saúde. Para a análise do pensamento crítico foi utilizado o instrumento Questionário de Pensamento Crítico para Estudantes e Profissionais de Saúde. Para a análise, utilizou-se o teste de qui-quadrado, teste t de Student e ANOVA. Resultados: todos os participantes tiveram grau de competência de pensamento crítico médio ou elevado, com destaque para o domínio “interpretação”, que foi mais elevado nos professores. Na competência “análise” foram observadas médias mais baixas para todos participantes. Conclusão: os participantes demonstraram boas habilidades de pensamento crítico, entretanto algumas habilidades se mostraram mais frágeis em alunos, devendo ser incentivadas. |
id |
UNEMAT-3_ef70c9094097971a9f859baa19b2eaf5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6372 |
network_acronym_str |
UNEMAT-3 |
network_name_str |
Journal Health NPEPS |
repository_id_str |
|
spelling |
Habilidades de pensamento crítico por estudantes e professores universitários da área da saúde/ Critical thinking skills by university health students and professors/ Habilidades de pensamiento crítico en estudiantes y profesores universitarios de saludPensamentoDocentesEstudantes de Ciências da SaúdeObjetivo: analisar o uso do pensamento crítico por estudantes e professores da área da saúde. Método: estudo transversal e quantitativo, realizado entre fevereiro e outubro de 2021, com participação de estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação ou pós-graduação, de uma Universidade de Santa Catarina, e professores da mesma instituição, vinculados a cursos da área da saúde. Para a análise do pensamento crítico foi utilizado o instrumento Questionário de Pensamento Crítico para Estudantes e Profissionais de Saúde. Para a análise, utilizou-se o teste de qui-quadrado, teste t de Student e ANOVA. Resultados: todos os participantes tiveram grau de competência de pensamento crítico médio ou elevado, com destaque para o domínio “interpretação”, que foi mais elevado nos professores. Na competência “análise” foram observadas médias mais baixas para todos participantes. Conclusão: os participantes demonstraram boas habilidades de pensamento crítico, entretanto algumas habilidades se mostraram mais frágeis em alunos, devendo ser incentivadas. Editora UNEMAT2022-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/6372Journal Health NPEPS; Vol. 7 No. 2 (2022): Julho-DezembroJournal Health NPEPS; Vol. 7 Núm. 2 (2022): Julho-DezembroJournal Health NPEPS; v. 7 n. 2 (2022): Julho-Dezembro2526-1010reponame:Journal Health NPEPSinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/6372/7318Dallacosta, Fabiana MeneghettiMoresco, Lara LuciMasson, Vanessainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-22T03:55:40Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6372Revistahttp://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpepsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/oainpeps@unemat.br2526-10102526-1010opendoar:2023-12-22T03:55:40Journal Health NPEPS - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Habilidades de pensamento crítico por estudantes e professores universitários da área da saúde/ Critical thinking skills by university health students and professors/ Habilidades de pensamiento crítico en estudiantes y profesores universitarios de salud |
title |
Habilidades de pensamento crítico por estudantes e professores universitários da área da saúde/ Critical thinking skills by university health students and professors/ Habilidades de pensamiento crítico en estudiantes y profesores universitarios de salud |
spellingShingle |
Habilidades de pensamento crítico por estudantes e professores universitários da área da saúde/ Critical thinking skills by university health students and professors/ Habilidades de pensamiento crítico en estudiantes y profesores universitarios de salud Dallacosta, Fabiana Meneghetti Pensamento Docentes Estudantes de Ciências da Saúde |
title_short |
Habilidades de pensamento crítico por estudantes e professores universitários da área da saúde/ Critical thinking skills by university health students and professors/ Habilidades de pensamiento crítico en estudiantes y profesores universitarios de salud |
title_full |
Habilidades de pensamento crítico por estudantes e professores universitários da área da saúde/ Critical thinking skills by university health students and professors/ Habilidades de pensamiento crítico en estudiantes y profesores universitarios de salud |
title_fullStr |
Habilidades de pensamento crítico por estudantes e professores universitários da área da saúde/ Critical thinking skills by university health students and professors/ Habilidades de pensamiento crítico en estudiantes y profesores universitarios de salud |
title_full_unstemmed |
Habilidades de pensamento crítico por estudantes e professores universitários da área da saúde/ Critical thinking skills by university health students and professors/ Habilidades de pensamiento crítico en estudiantes y profesores universitarios de salud |
title_sort |
Habilidades de pensamento crítico por estudantes e professores universitários da área da saúde/ Critical thinking skills by university health students and professors/ Habilidades de pensamiento crítico en estudiantes y profesores universitarios de salud |
author |
Dallacosta, Fabiana Meneghetti |
author_facet |
Dallacosta, Fabiana Meneghetti Moresco, Lara Luci Masson, Vanessa |
author_role |
author |
author2 |
Moresco, Lara Luci Masson, Vanessa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dallacosta, Fabiana Meneghetti Moresco, Lara Luci Masson, Vanessa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pensamento Docentes Estudantes de Ciências da Saúde |
topic |
Pensamento Docentes Estudantes de Ciências da Saúde |
description |
Objetivo: analisar o uso do pensamento crítico por estudantes e professores da área da saúde. Método: estudo transversal e quantitativo, realizado entre fevereiro e outubro de 2021, com participação de estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação ou pós-graduação, de uma Universidade de Santa Catarina, e professores da mesma instituição, vinculados a cursos da área da saúde. Para a análise do pensamento crítico foi utilizado o instrumento Questionário de Pensamento Crítico para Estudantes e Profissionais de Saúde. Para a análise, utilizou-se o teste de qui-quadrado, teste t de Student e ANOVA. Resultados: todos os participantes tiveram grau de competência de pensamento crítico médio ou elevado, com destaque para o domínio “interpretação”, que foi mais elevado nos professores. Na competência “análise” foram observadas médias mais baixas para todos participantes. Conclusão: os participantes demonstraram boas habilidades de pensamento crítico, entretanto algumas habilidades se mostraram mais frágeis em alunos, devendo ser incentivadas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/6372 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/6372 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/6372/7318 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UNEMAT |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UNEMAT |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Health NPEPS; Vol. 7 No. 2 (2022): Julho-Dezembro Journal Health NPEPS; Vol. 7 Núm. 2 (2022): Julho-Dezembro Journal Health NPEPS; v. 7 n. 2 (2022): Julho-Dezembro 2526-1010 reponame:Journal Health NPEPS instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Journal Health NPEPS |
collection |
Journal Health NPEPS |
repository.name.fl_str_mv |
Journal Health NPEPS - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
npeps@unemat.br |
_version_ |
1797051501418381312 |