Plantas tóxicas em espaços escolares infantis: do risco à informação / Toxic plants in children's school spaces: from risk to information / Las plantas venenosas en espacios de la escuela infantil: el riesgo a la información

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bochner, Rosany
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Sampaio de Lemos, Elba Regina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Journal Health NPEPS
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/1814
Resumo: Objetivo: identificar as plantas tóxicas presentes em ambiente escolar. Método: estudo observacional e descritivo-interpretativo. A investigação ocorreu em creches e escolas públicas do município do Rio de Janeiro, que atendem ao primeiro segmento do ensino fundamental, no período de fevereiro de 2008 a novembro de 2010. Para a coleta de dados, utilizou-se o caderno de campo e o recurso fotográfico. As imagens foram tratadas pela análise iconográfica e a distribuição das variedades de plantas tóxicas encontradas ocorreu por meio de tabelas. Resultados: no universo de 69 instituições de ensino visitadas, 58 abrigavam pelo menos uma planta tóxica. Duas medidas preventivas foram apontadas, a retirada das espécies corroborada pela Lei no 5.731 e a criação de jardins educativos baseados na estratégia de utilizar as plantas tóxicas existentes nas escolas como instrumento de educação e formação. Conclusão: a criação de jardins educativos nas escolas deve ser estimulada e nos espaços públicos, onde há plantas tóxicas espalhadas junto às demais, sugere-se a identificação das espécies, de forma a ampliar o conhecimento das pessoas sobre esse assunto.
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spelling Plantas tóxicas em espaços escolares infantis: do risco à informação / Toxic plants in children's school spaces: from risk to information / Las plantas venenosas en espacios de la escuela infantil: el riesgo a la informaciónIntoxicação por PlantasFatores de RiscoPrevenção de AcidentesObjetivo: identificar as plantas tóxicas presentes em ambiente escolar. Método: estudo observacional e descritivo-interpretativo. A investigação ocorreu em creches e escolas públicas do município do Rio de Janeiro, que atendem ao primeiro segmento do ensino fundamental, no período de fevereiro de 2008 a novembro de 2010. Para a coleta de dados, utilizou-se o caderno de campo e o recurso fotográfico. As imagens foram tratadas pela análise iconográfica e a distribuição das variedades de plantas tóxicas encontradas ocorreu por meio de tabelas. Resultados: no universo de 69 instituições de ensino visitadas, 58 abrigavam pelo menos uma planta tóxica. Duas medidas preventivas foram apontadas, a retirada das espécies corroborada pela Lei no 5.731 e a criação de jardins educativos baseados na estratégia de utilizar as plantas tóxicas existentes nas escolas como instrumento de educação e formação. Conclusão: a criação de jardins educativos nas escolas deve ser estimulada e nos espaços públicos, onde há plantas tóxicas espalhadas junto às demais, sugere-se a identificação das espécies, de forma a ampliar o conhecimento das pessoas sobre esse assunto.Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)2017-03-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionObservacional, descritivo e interpretativoapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/1814Journal Health NPEPS; v. 2 n. 1 (2017): Edição Especial; 102-112Journal Health NPEPS; Vol. 2 No. 1 (2017): Edição Especial; 102-112Journal Health NPEPS; Vol. 2 Núm. 1 (2017): Edição Especial; 102-1122526-1010reponame:Journal Health NPEPSinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/1814/1661Copyright (c) 2020 JOURNAL HEALTH NPEPSinfo:eu-repo/semantics/openAccessBochner, RosanySampaio de Lemos, Elba Regina2018-01-23T10:04:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1814Revistahttp://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpepsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/oainpeps@unemat.br2526-10102526-1010opendoar:2023-01-12T16:41:28.210913Journal Health NPEPS - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
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Intoxicação por Plantas
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