Plantas tóxicas em espaços escolares infantis: do risco à informação / Toxic plants in children's school spaces: from risk to information / Las plantas venenosas en espacios de la escuela infantil: el riesgo a la información
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Journal Health NPEPS |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/1814 |
Resumo: | Objetivo: identificar as plantas tóxicas presentes em ambiente escolar. Método: estudo observacional e descritivo-interpretativo. A investigação ocorreu em creches e escolas públicas do município do Rio de Janeiro, que atendem ao primeiro segmento do ensino fundamental, no período de fevereiro de 2008 a novembro de 2010. Para a coleta de dados, utilizou-se o caderno de campo e o recurso fotográfico. As imagens foram tratadas pela análise iconográfica e a distribuição das variedades de plantas tóxicas encontradas ocorreu por meio de tabelas. Resultados: no universo de 69 instituições de ensino visitadas, 58 abrigavam pelo menos uma planta tóxica. Duas medidas preventivas foram apontadas, a retirada das espécies corroborada pela Lei no 5.731 e a criação de jardins educativos baseados na estratégia de utilizar as plantas tóxicas existentes nas escolas como instrumento de educação e formação. Conclusão: a criação de jardins educativos nas escolas deve ser estimulada e nos espaços públicos, onde há plantas tóxicas espalhadas junto às demais, sugere-se a identificação das espécies, de forma a ampliar o conhecimento das pessoas sobre esse assunto. |
id |
UNEMAT-3_f4ccdec9d6da0df81fef1af9c3098110 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1814 |
network_acronym_str |
UNEMAT-3 |
network_name_str |
Journal Health NPEPS |
repository_id_str |
|
spelling |
Plantas tóxicas em espaços escolares infantis: do risco à informação / Toxic plants in children's school spaces: from risk to information / Las plantas venenosas en espacios de la escuela infantil: el riesgo a la informaciónIntoxicação por PlantasFatores de RiscoPrevenção de AcidentesObjetivo: identificar as plantas tóxicas presentes em ambiente escolar. Método: estudo observacional e descritivo-interpretativo. A investigação ocorreu em creches e escolas públicas do município do Rio de Janeiro, que atendem ao primeiro segmento do ensino fundamental, no período de fevereiro de 2008 a novembro de 2010. Para a coleta de dados, utilizou-se o caderno de campo e o recurso fotográfico. As imagens foram tratadas pela análise iconográfica e a distribuição das variedades de plantas tóxicas encontradas ocorreu por meio de tabelas. Resultados: no universo de 69 instituições de ensino visitadas, 58 abrigavam pelo menos uma planta tóxica. Duas medidas preventivas foram apontadas, a retirada das espécies corroborada pela Lei no 5.731 e a criação de jardins educativos baseados na estratégia de utilizar as plantas tóxicas existentes nas escolas como instrumento de educação e formação. Conclusão: a criação de jardins educativos nas escolas deve ser estimulada e nos espaços públicos, onde há plantas tóxicas espalhadas junto às demais, sugere-se a identificação das espécies, de forma a ampliar o conhecimento das pessoas sobre esse assunto.Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)2017-03-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionObservacional, descritivo e interpretativoapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/1814Journal Health NPEPS; v. 2 n. 1 (2017): Edição Especial; 102-112Journal Health NPEPS; Vol. 2 No. 1 (2017): Edição Especial; 102-112Journal Health NPEPS; Vol. 2 Núm. 1 (2017): Edição Especial; 102-1122526-1010reponame:Journal Health NPEPSinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/1814/1661Copyright (c) 2020 JOURNAL HEALTH NPEPSinfo:eu-repo/semantics/openAccessBochner, RosanySampaio de Lemos, Elba Regina2018-01-23T10:04:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1814Revistahttp://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpepsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/oainpeps@unemat.br2526-10102526-1010opendoar:2023-01-12T16:41:28.210913Journal Health NPEPS - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Plantas tóxicas em espaços escolares infantis: do risco à informação / Toxic plants in children's school spaces: from risk to information / Las plantas venenosas en espacios de la escuela infantil: el riesgo a la información |
title |
Plantas tóxicas em espaços escolares infantis: do risco à informação / Toxic plants in children's school spaces: from risk to information / Las plantas venenosas en espacios de la escuela infantil: el riesgo a la información |
spellingShingle |
Plantas tóxicas em espaços escolares infantis: do risco à informação / Toxic plants in children's school spaces: from risk to information / Las plantas venenosas en espacios de la escuela infantil: el riesgo a la información Bochner, Rosany Intoxicação por Plantas Fatores de Risco Prevenção de Acidentes |
title_short |
Plantas tóxicas em espaços escolares infantis: do risco à informação / Toxic plants in children's school spaces: from risk to information / Las plantas venenosas en espacios de la escuela infantil: el riesgo a la información |
title_full |
Plantas tóxicas em espaços escolares infantis: do risco à informação / Toxic plants in children's school spaces: from risk to information / Las plantas venenosas en espacios de la escuela infantil: el riesgo a la información |
title_fullStr |
Plantas tóxicas em espaços escolares infantis: do risco à informação / Toxic plants in children's school spaces: from risk to information / Las plantas venenosas en espacios de la escuela infantil: el riesgo a la información |
title_full_unstemmed |
Plantas tóxicas em espaços escolares infantis: do risco à informação / Toxic plants in children's school spaces: from risk to information / Las plantas venenosas en espacios de la escuela infantil: el riesgo a la información |
title_sort |
Plantas tóxicas em espaços escolares infantis: do risco à informação / Toxic plants in children's school spaces: from risk to information / Las plantas venenosas en espacios de la escuela infantil: el riesgo a la información |
author |
Bochner, Rosany |
author_facet |
Bochner, Rosany Sampaio de Lemos, Elba Regina |
author_role |
author |
author2 |
Sampaio de Lemos, Elba Regina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bochner, Rosany Sampaio de Lemos, Elba Regina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Intoxicação por Plantas Fatores de Risco Prevenção de Acidentes |
topic |
Intoxicação por Plantas Fatores de Risco Prevenção de Acidentes |
description |
Objetivo: identificar as plantas tóxicas presentes em ambiente escolar. Método: estudo observacional e descritivo-interpretativo. A investigação ocorreu em creches e escolas públicas do município do Rio de Janeiro, que atendem ao primeiro segmento do ensino fundamental, no período de fevereiro de 2008 a novembro de 2010. Para a coleta de dados, utilizou-se o caderno de campo e o recurso fotográfico. As imagens foram tratadas pela análise iconográfica e a distribuição das variedades de plantas tóxicas encontradas ocorreu por meio de tabelas. Resultados: no universo de 69 instituições de ensino visitadas, 58 abrigavam pelo menos uma planta tóxica. Duas medidas preventivas foram apontadas, a retirada das espécies corroborada pela Lei no 5.731 e a criação de jardins educativos baseados na estratégia de utilizar as plantas tóxicas existentes nas escolas como instrumento de educação e formação. Conclusão: a criação de jardins educativos nas escolas deve ser estimulada e nos espaços públicos, onde há plantas tóxicas espalhadas junto às demais, sugere-se a identificação das espécies, de forma a ampliar o conhecimento das pessoas sobre esse assunto. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-03-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Observacional, descritivo e interpretativo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/1814 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/1814 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/1814/1661 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 JOURNAL HEALTH NPEPS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 JOURNAL HEALTH NPEPS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Health NPEPS; v. 2 n. 1 (2017): Edição Especial; 102-112 Journal Health NPEPS; Vol. 2 No. 1 (2017): Edição Especial; 102-112 Journal Health NPEPS; Vol. 2 Núm. 1 (2017): Edição Especial; 102-112 2526-1010 reponame:Journal Health NPEPS instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Journal Health NPEPS |
collection |
Journal Health NPEPS |
repository.name.fl_str_mv |
Journal Health NPEPS - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
npeps@unemat.br |
_version_ |
1797051501901774848 |