O DESENHO COMO ATIVIDADE DA IMAGINAÇÃO E CRIAÇÃO NA INFÂNCIA
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4783 |
Resumo: | Este estudo propôs- se a analisar a função do desenho como atividade criadora da criança, seguindo os princípios da teoria histórico-cultural abordados na obra de Vigotski (2009) “Imaginação e criação na Infância”. Conhecer os estágios e os significados dos desenhos infantis são fundamentais para compreender a representação mental dos registros que a criança tem em sua memória. Nessas premissas, foi realizada a coleta de dados, em uma escola pública, com crianças de cinco e oito anos de idade, em que após a contação de uma história da literatura infantil elas realizaram a produção de um desenho referente à história. Com base nos resultados, identificou-se os estágios dos desenhos produzidos pelas crianças e constatou-se que elas necessitam de estímulos para ampliar suas experiências e sua imaginação. Pode-se afirmar que o trabalho com atividades que envolvem o desenho, em virtude da promoção do desenvolvimento intelectual da criança, promove ações que mantêm seu interesse pela atividade criadora. |
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