EDUCAÇÃO DE SENSIBILIDADE: A MAESTRIA DOS SABERES TRADICIONAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Willms, Elni Elisa
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4791
Resumo: O texto tem por objetivo apresentar algumas contribuições sobre educação de sensibilidade e como essa postura educativa se apresenta no brincar, na capoeira e na literatura. Trata-se de pesquisa teórica ancorada no campo da antropologia do imaginário, com autores como Gilbert Durand, Marcos Ferreira-Santos, Rogério de Almeida, Michel Maffesoli, Bruno Duborgel, George Gusdorf, entre outros. Discute-se o papel do professor como mestre iniciador da criança no mundo da cultura; o direito ao tempo de brincar livre; a capoeira como prática de educação ancestral – coletiva, circular, com movimento, canto e dança –, além do papel da literatura como convite para pensar sobre a criança que sofre, todos aspectos ou modulações de uma educação de sensibilidade. Conclui-se que o brincar, a literatura e a capoeira evidenciam dimensões de uma educação de sensibilidade que podem conduzir à construção da relação mestre-aprendiz, ou maestria, minimizando assim mecanismos autoritários e etnocêntricos das práticas educativas.
id UNEMAT-5_058f36df0b2be17393efdd3f6a52500c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4791
network_acronym_str UNEMAT-5
network_name_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO DE SENSIBILIDADE: A MAESTRIA DOS SABERES TRADICIONAISO texto tem por objetivo apresentar algumas contribuições sobre educação de sensibilidade e como essa postura educativa se apresenta no brincar, na capoeira e na literatura. Trata-se de pesquisa teórica ancorada no campo da antropologia do imaginário, com autores como Gilbert Durand, Marcos Ferreira-Santos, Rogério de Almeida, Michel Maffesoli, Bruno Duborgel, George Gusdorf, entre outros. Discute-se o papel do professor como mestre iniciador da criança no mundo da cultura; o direito ao tempo de brincar livre; a capoeira como prática de educação ancestral – coletiva, circular, com movimento, canto e dança –, além do papel da literatura como convite para pensar sobre a criança que sofre, todos aspectos ou modulações de uma educação de sensibilidade. Conclui-se que o brincar, a literatura e a capoeira evidenciam dimensões de uma educação de sensibilidade que podem conduzir à construção da relação mestre-aprendiz, ou maestria, minimizando assim mecanismos autoritários e etnocêntricos das práticas educativas.UNEMAT Editora2020-08-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4791Revista da Faculdade de Educação; v. 33 n. 1 (2020): (JAN/JUN); 177-2072178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4791/3676Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessWillms, Elni Elisa2020-08-10T10:26:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4791Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2020-08-10T10:26:36Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO DE SENSIBILIDADE: A MAESTRIA DOS SABERES TRADICIONAIS
title EDUCAÇÃO DE SENSIBILIDADE: A MAESTRIA DOS SABERES TRADICIONAIS
spellingShingle EDUCAÇÃO DE SENSIBILIDADE: A MAESTRIA DOS SABERES TRADICIONAIS
Willms, Elni Elisa
title_short EDUCAÇÃO DE SENSIBILIDADE: A MAESTRIA DOS SABERES TRADICIONAIS
title_full EDUCAÇÃO DE SENSIBILIDADE: A MAESTRIA DOS SABERES TRADICIONAIS
title_fullStr EDUCAÇÃO DE SENSIBILIDADE: A MAESTRIA DOS SABERES TRADICIONAIS
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO DE SENSIBILIDADE: A MAESTRIA DOS SABERES TRADICIONAIS
title_sort EDUCAÇÃO DE SENSIBILIDADE: A MAESTRIA DOS SABERES TRADICIONAIS
author Willms, Elni Elisa
author_facet Willms, Elni Elisa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Willms, Elni Elisa
description O texto tem por objetivo apresentar algumas contribuições sobre educação de sensibilidade e como essa postura educativa se apresenta no brincar, na capoeira e na literatura. Trata-se de pesquisa teórica ancorada no campo da antropologia do imaginário, com autores como Gilbert Durand, Marcos Ferreira-Santos, Rogério de Almeida, Michel Maffesoli, Bruno Duborgel, George Gusdorf, entre outros. Discute-se o papel do professor como mestre iniciador da criança no mundo da cultura; o direito ao tempo de brincar livre; a capoeira como prática de educação ancestral – coletiva, circular, com movimento, canto e dança –, além do papel da literatura como convite para pensar sobre a criança que sofre, todos aspectos ou modulações de uma educação de sensibilidade. Conclui-se que o brincar, a literatura e a capoeira evidenciam dimensões de uma educação de sensibilidade que podem conduzir à construção da relação mestre-aprendiz, ou maestria, minimizando assim mecanismos autoritários e etnocêntricos das práticas educativas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4791
url https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4791
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4791/3676
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação; v. 33 n. 1 (2020): (JAN/JUN); 177-207
2178-7476
reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
collection Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv revistafaed@unemat.br
_version_ 1801217460800585728