EDUCAÇÃO DE SENSIBILIDADE: A MAESTRIA DOS SABERES TRADICIONAIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4791 |
Resumo: | O texto tem por objetivo apresentar algumas contribuições sobre educação de sensibilidade e como essa postura educativa se apresenta no brincar, na capoeira e na literatura. Trata-se de pesquisa teórica ancorada no campo da antropologia do imaginário, com autores como Gilbert Durand, Marcos Ferreira-Santos, Rogério de Almeida, Michel Maffesoli, Bruno Duborgel, George Gusdorf, entre outros. Discute-se o papel do professor como mestre iniciador da criança no mundo da cultura; o direito ao tempo de brincar livre; a capoeira como prática de educação ancestral – coletiva, circular, com movimento, canto e dança –, além do papel da literatura como convite para pensar sobre a criança que sofre, todos aspectos ou modulações de uma educação de sensibilidade. Conclui-se que o brincar, a literatura e a capoeira evidenciam dimensões de uma educação de sensibilidade que podem conduzir à construção da relação mestre-aprendiz, ou maestria, minimizando assim mecanismos autoritários e etnocêntricos das práticas educativas. |
id |
UNEMAT-5_058f36df0b2be17393efdd3f6a52500c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4791 |
network_acronym_str |
UNEMAT-5 |
network_name_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO DE SENSIBILIDADE: A MAESTRIA DOS SABERES TRADICIONAISO texto tem por objetivo apresentar algumas contribuições sobre educação de sensibilidade e como essa postura educativa se apresenta no brincar, na capoeira e na literatura. Trata-se de pesquisa teórica ancorada no campo da antropologia do imaginário, com autores como Gilbert Durand, Marcos Ferreira-Santos, Rogério de Almeida, Michel Maffesoli, Bruno Duborgel, George Gusdorf, entre outros. Discute-se o papel do professor como mestre iniciador da criança no mundo da cultura; o direito ao tempo de brincar livre; a capoeira como prática de educação ancestral – coletiva, circular, com movimento, canto e dança –, além do papel da literatura como convite para pensar sobre a criança que sofre, todos aspectos ou modulações de uma educação de sensibilidade. Conclui-se que o brincar, a literatura e a capoeira evidenciam dimensões de uma educação de sensibilidade que podem conduzir à construção da relação mestre-aprendiz, ou maestria, minimizando assim mecanismos autoritários e etnocêntricos das práticas educativas.UNEMAT Editora2020-08-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4791Revista da Faculdade de Educação; v. 33 n. 1 (2020): (JAN/JUN); 177-2072178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4791/3676Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessWillms, Elni Elisa2020-08-10T10:26:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4791Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2020-08-10T10:26:36Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO DE SENSIBILIDADE: A MAESTRIA DOS SABERES TRADICIONAIS |
title |
EDUCAÇÃO DE SENSIBILIDADE: A MAESTRIA DOS SABERES TRADICIONAIS |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO DE SENSIBILIDADE: A MAESTRIA DOS SABERES TRADICIONAIS Willms, Elni Elisa |
title_short |
EDUCAÇÃO DE SENSIBILIDADE: A MAESTRIA DOS SABERES TRADICIONAIS |
title_full |
EDUCAÇÃO DE SENSIBILIDADE: A MAESTRIA DOS SABERES TRADICIONAIS |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO DE SENSIBILIDADE: A MAESTRIA DOS SABERES TRADICIONAIS |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO DE SENSIBILIDADE: A MAESTRIA DOS SABERES TRADICIONAIS |
title_sort |
EDUCAÇÃO DE SENSIBILIDADE: A MAESTRIA DOS SABERES TRADICIONAIS |
author |
Willms, Elni Elisa |
author_facet |
Willms, Elni Elisa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Willms, Elni Elisa |
description |
O texto tem por objetivo apresentar algumas contribuições sobre educação de sensibilidade e como essa postura educativa se apresenta no brincar, na capoeira e na literatura. Trata-se de pesquisa teórica ancorada no campo da antropologia do imaginário, com autores como Gilbert Durand, Marcos Ferreira-Santos, Rogério de Almeida, Michel Maffesoli, Bruno Duborgel, George Gusdorf, entre outros. Discute-se o papel do professor como mestre iniciador da criança no mundo da cultura; o direito ao tempo de brincar livre; a capoeira como prática de educação ancestral – coletiva, circular, com movimento, canto e dança –, além do papel da literatura como convite para pensar sobre a criança que sofre, todos aspectos ou modulações de uma educação de sensibilidade. Conclui-se que o brincar, a literatura e a capoeira evidenciam dimensões de uma educação de sensibilidade que podem conduzir à construção da relação mestre-aprendiz, ou maestria, minimizando assim mecanismos autoritários e etnocêntricos das práticas educativas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4791 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4791 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4791/3676 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação; v. 33 n. 1 (2020): (JAN/JUN); 177-207 2178-7476 reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
collection |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafaed@unemat.br |
_version_ |
1801217460800585728 |