O ENSINO TÉCNICO-PROFISSIONAL EM PORTUGAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Liliana
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3753
Resumo: Este trabalho divide-se em duas partes. Na primeira parte é feito um enquadramento histórico e legal do ensino técnico-profissional em Portugal e a segunda parte é dedicada a uma reflexão crítica sobre esta via de ensino. O ensino técnico-profissional em Portugal implicou numa análise à reforma Veiga Simão, nos anos 70, e aos ideais da Revolução de Abril de 1974, cujas mãos são filhas do fascismo. Deu-se assim a eliminação do ensino técnico e é em 1983, com a Reforma Seabra, que é introduzido em Portugal o conceito de novo vocacionalismo perante a eminente entrada de Portugal na CEE. Em 1989, são criadas as escolas profissionais e um ano antes, 1988, é criado o GETAP (Gabinete de Ensino Tecnológico, Artístico e Profissional). Este mesmo gabinete foi extinto em 1992 por razões políticas e numa altura em que ocorria, na Europa, um forte desinvestimento no ensino profissional. Entre avanços e recuos, através de normativos legais, a implementação desta via de ensino, durante a primeira década do séc. XXI, levou ao relembrar das mãos enquanto filhas do fascismo e criou uma agoniante e dissimulada forma de reprodução social através do currículo.
id UNEMAT-5_05da9fcbb1aae71cf256caf27ccd4db0
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3753
network_acronym_str UNEMAT-5
network_name_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository_id_str
spelling O ENSINO TÉCNICO-PROFISSIONAL EM PORTUGALPortugaleducaçãoprofissionaligualdadeacadêmico.Este trabalho divide-se em duas partes. Na primeira parte é feito um enquadramento histórico e legal do ensino técnico-profissional em Portugal e a segunda parte é dedicada a uma reflexão crítica sobre esta via de ensino. O ensino técnico-profissional em Portugal implicou numa análise à reforma Veiga Simão, nos anos 70, e aos ideais da Revolução de Abril de 1974, cujas mãos são filhas do fascismo. Deu-se assim a eliminação do ensino técnico e é em 1983, com a Reforma Seabra, que é introduzido em Portugal o conceito de novo vocacionalismo perante a eminente entrada de Portugal na CEE. Em 1989, são criadas as escolas profissionais e um ano antes, 1988, é criado o GETAP (Gabinete de Ensino Tecnológico, Artístico e Profissional). Este mesmo gabinete foi extinto em 1992 por razões políticas e numa altura em que ocorria, na Europa, um forte desinvestimento no ensino profissional. Entre avanços e recuos, através de normativos legais, a implementação desta via de ensino, durante a primeira década do séc. XXI, levou ao relembrar das mãos enquanto filhas do fascismo e criou uma agoniante e dissimulada forma de reprodução social através do currículo.UNEMAT Editora2019-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3753Revista da Faculdade de Educação; v. 14 n. 2 (2010): (JUL/DEZ); 13-342178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3753/3000Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Liliana2021-07-05T10:42:39Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3753Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2021-07-05T10:42:39Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv O ENSINO TÉCNICO-PROFISSIONAL EM PORTUGAL
title O ENSINO TÉCNICO-PROFISSIONAL EM PORTUGAL
spellingShingle O ENSINO TÉCNICO-PROFISSIONAL EM PORTUGAL
Rodrigues, Liliana
Portugal
educação
profissional
igualdade
acadêmico.
title_short O ENSINO TÉCNICO-PROFISSIONAL EM PORTUGAL
title_full O ENSINO TÉCNICO-PROFISSIONAL EM PORTUGAL
title_fullStr O ENSINO TÉCNICO-PROFISSIONAL EM PORTUGAL
title_full_unstemmed O ENSINO TÉCNICO-PROFISSIONAL EM PORTUGAL
title_sort O ENSINO TÉCNICO-PROFISSIONAL EM PORTUGAL
author Rodrigues, Liliana
author_facet Rodrigues, Liliana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Liliana
dc.subject.por.fl_str_mv Portugal
educação
profissional
igualdade
acadêmico.
topic Portugal
educação
profissional
igualdade
acadêmico.
description Este trabalho divide-se em duas partes. Na primeira parte é feito um enquadramento histórico e legal do ensino técnico-profissional em Portugal e a segunda parte é dedicada a uma reflexão crítica sobre esta via de ensino. O ensino técnico-profissional em Portugal implicou numa análise à reforma Veiga Simão, nos anos 70, e aos ideais da Revolução de Abril de 1974, cujas mãos são filhas do fascismo. Deu-se assim a eliminação do ensino técnico e é em 1983, com a Reforma Seabra, que é introduzido em Portugal o conceito de novo vocacionalismo perante a eminente entrada de Portugal na CEE. Em 1989, são criadas as escolas profissionais e um ano antes, 1988, é criado o GETAP (Gabinete de Ensino Tecnológico, Artístico e Profissional). Este mesmo gabinete foi extinto em 1992 por razões políticas e numa altura em que ocorria, na Europa, um forte desinvestimento no ensino profissional. Entre avanços e recuos, através de normativos legais, a implementação desta via de ensino, durante a primeira década do séc. XXI, levou ao relembrar das mãos enquanto filhas do fascismo e criou uma agoniante e dissimulada forma de reprodução social através do currículo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3753
url https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3753
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3753/3000
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação; v. 14 n. 2 (2010): (JUL/DEZ); 13-34
2178-7476
reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
collection Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv revistafaed@unemat.br
_version_ 1801217459801292800