ÉTICA E CIÊNCIA EM MODELOS RETARDATÁRIOS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3586 |
Resumo: | Seguindo a teoria da prática do sociólogo francês Pierre Bourdieu, especialmente no tocante ao conceito de campo, este breve ensaio toma a produção científica e tecnológica como campo em duas perspectivas: como campo científico e como campo político. No sentido de campo político, a ciência é uma situação concorrencial, na qual estão vários agentes em disputa pela melhor representação de uma parte significativa ou de todos os cidadãos. M as as pesquisas científicas bem como os seus produtos veiculados via mercado devem ser sempre confrontados com princípios éticos, entendendo-se aqui a ética numa perspectiva social e não na perspectiva de aperfeiçoamento de valores individuais. Nesse sentido, a ciência não pode negligenciar: a centralidade de homens e mulheres enquanto totalidades físicas, espirituais, culturais e políticas; as condições ambientais nas quais vivem esses homens e mulheres; e a urgência de uma compreensão intercultural da sociedade. |
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Seguindo a teoria da prática do sociólogo francês Pierre Bourdieu, especialmente no tocante ao conceito de campo, este breve ensaio toma a produção científica e tecnológica como campo em duas perspectivas: como campo científico e como campo político. No sentido de campo político, a ciência é uma situação concorrencial, na qual estão vários agentes em disputa pela melhor representação de uma parte significativa ou de todos os cidadãos. M as as pesquisas científicas bem como os seus produtos veiculados via mercado devem ser sempre confrontados com princípios éticos, entendendo-se aqui a ética numa perspectiva social e não na perspectiva de aperfeiçoamento de valores individuais. Nesse sentido, a ciência não pode negligenciar: a centralidade de homens e mulheres enquanto totalidades físicas, espirituais, culturais e políticas; as condições ambientais nas quais vivem esses homens e mulheres; e a urgência de uma compreensão intercultural da sociedade. |
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