FAKENEWS, IMPLICAÇÕES SOCIAIS E URGÊNCIA DO DIÁLOGO NA EDUCAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Roberto Cardoso Freire da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Carvalho, Jaciara de Sá
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4790
Resumo: Este trabalho apresenta uma reflexão sobre a necessidade da adoção de abordagens que problematizem o uso de tecnologias e mídias no processo educativo como forma de enfrentamento ao fenômeno da desinformação. O artigo está estruturado em três partes: começa com uma exposição que busca caracterizar “Fake News” e algumas implicações para processos sociais; depois, apresenta referenciais teóricos e exemplos de ações para o enfrentamento deste e de outros problemas envolvendo mídias e tecnologias; e, então, relaciona brevemente as duas primeiras partes nas considerações finais
id UNEMAT-5_0d4defefe49f835ec7ebf29d79c2dd9c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4790
network_acronym_str UNEMAT-5
network_name_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository_id_str
spelling FAKENEWS, IMPLICAÇÕES SOCIAIS E URGÊNCIA DO DIÁLOGO NA EDUCAÇÃOEste trabalho apresenta uma reflexão sobre a necessidade da adoção de abordagens que problematizem o uso de tecnologias e mídias no processo educativo como forma de enfrentamento ao fenômeno da desinformação. O artigo está estruturado em três partes: começa com uma exposição que busca caracterizar “Fake News” e algumas implicações para processos sociais; depois, apresenta referenciais teóricos e exemplos de ações para o enfrentamento deste e de outros problemas envolvendo mídias e tecnologias; e, então, relaciona brevemente as duas primeiras partes nas considerações finaisUNEMAT Editora2020-08-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4790Revista da Faculdade de Educação; v. 33 n. 1 (2020): (JAN/JUN); 155-1752178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4790/3675Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Roberto Cardoso Freire daCarvalho, Jaciara de Sá2020-08-10T10:26:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4790Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2020-08-10T10:26:36Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv FAKENEWS, IMPLICAÇÕES SOCIAIS E URGÊNCIA DO DIÁLOGO NA EDUCAÇÃO
title FAKENEWS, IMPLICAÇÕES SOCIAIS E URGÊNCIA DO DIÁLOGO NA EDUCAÇÃO
spellingShingle FAKENEWS, IMPLICAÇÕES SOCIAIS E URGÊNCIA DO DIÁLOGO NA EDUCAÇÃO
Silva, Roberto Cardoso Freire da
title_short FAKENEWS, IMPLICAÇÕES SOCIAIS E URGÊNCIA DO DIÁLOGO NA EDUCAÇÃO
title_full FAKENEWS, IMPLICAÇÕES SOCIAIS E URGÊNCIA DO DIÁLOGO NA EDUCAÇÃO
title_fullStr FAKENEWS, IMPLICAÇÕES SOCIAIS E URGÊNCIA DO DIÁLOGO NA EDUCAÇÃO
title_full_unstemmed FAKENEWS, IMPLICAÇÕES SOCIAIS E URGÊNCIA DO DIÁLOGO NA EDUCAÇÃO
title_sort FAKENEWS, IMPLICAÇÕES SOCIAIS E URGÊNCIA DO DIÁLOGO NA EDUCAÇÃO
author Silva, Roberto Cardoso Freire da
author_facet Silva, Roberto Cardoso Freire da
Carvalho, Jaciara de Sá
author_role author
author2 Carvalho, Jaciara de Sá
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Roberto Cardoso Freire da
Carvalho, Jaciara de Sá
description Este trabalho apresenta uma reflexão sobre a necessidade da adoção de abordagens que problematizem o uso de tecnologias e mídias no processo educativo como forma de enfrentamento ao fenômeno da desinformação. O artigo está estruturado em três partes: começa com uma exposição que busca caracterizar “Fake News” e algumas implicações para processos sociais; depois, apresenta referenciais teóricos e exemplos de ações para o enfrentamento deste e de outros problemas envolvendo mídias e tecnologias; e, então, relaciona brevemente as duas primeiras partes nas considerações finais
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4790
url https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4790
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4790/3675
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação; v. 33 n. 1 (2020): (JAN/JUN); 155-175
2178-7476
reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
collection Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv revistafaed@unemat.br
_version_ 1801217460799537152