NEGAÇÃO E ESVAZIAMENTO DO CAMPO: O QUE A ESCOLA TEM A VER COM ISSO?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peripolli, Odimar J.
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Brito, Flávia Lorena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3856
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo trazer para o debate questões que envolvem o campo, mais especificamente, o esvaziamento e envelhecimento da população (camponesa) e a escola. Sobretudo, nas últimas décadas, há um campo que se esvazia e envelhece. Por que isso vem ocorrendo? E a educação/ escola nesse processo? O texto traz um debate teórico com autores que discutem o tema na atualidade. A organização estrutural do texto procura demonstrar que o fenômeno estudado está diretamente relacionado a seu contexto, o que permite uma reflexão para além das imposições do capital para a educação do campo. As discussões, análises e conclusões mostram que a condição da reprodução da agricultura camponesa (mais afetada pelo fenômeno) é fato central no estabelecimento de uma relação específica entre a manutenção e estagnação dos espaços rurais.
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