GÊNERO E EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE ERECHIM/RS/BR: O QUE OS INDICADORES DE PESQUISA REVELAM?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sanceverino, Adriana Regina
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Pauli, Graciela Regina Gritti, Barboza, Vania Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4318
Resumo: Este artigo apresenta resultados de pesquisa strictu sensu em educação. Objetiva identificar o público alvo integrante da EJA em relação ao gênero buscando verificar indicadores que permitam compreender e problematizar a natureza desse fenômeno. Metodologicamente a investigação constitui a pesquisa documental (GIL, 1999) como um método de escolha e de verificação de dados. Trata-se de um estudo de natureza descritiva (GIL, 1999 e ANDRADE, 2002) e qualitativa que tem como campo empírico as séries finais da EJA nas escolas da rede estadual de ensino do município de Erechim, estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Os dados obtidos revelam que os homens são a maioria dos(as) estudantes nessa etapa da EJA. Fato local que se apresenta na contramão das pesquisas mais recentes que tratam do tema na EJA, uma vez que a literatura mais geral aponta ser, das mulheres, a maior participação nas matrículas na EJA.
id UNEMAT-5_17dfdcb30a3cfcffe97921c785b06e2a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4318
network_acronym_str UNEMAT-5
network_name_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository_id_str
spelling GÊNERO E EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE ERECHIM/RS/BR: O QUE OS INDICADORES DE PESQUISA REVELAM?Educação de Pessoas Jovens e Adultas. Gênero na EJA. Escolas Estaduais de Erechim/RS/BrasilEste artigo apresenta resultados de pesquisa strictu sensu em educação. Objetiva identificar o público alvo integrante da EJA em relação ao gênero buscando verificar indicadores que permitam compreender e problematizar a natureza desse fenômeno. Metodologicamente a investigação constitui a pesquisa documental (GIL, 1999) como um método de escolha e de verificação de dados. Trata-se de um estudo de natureza descritiva (GIL, 1999 e ANDRADE, 2002) e qualitativa que tem como campo empírico as séries finais da EJA nas escolas da rede estadual de ensino do município de Erechim, estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Os dados obtidos revelam que os homens são a maioria dos(as) estudantes nessa etapa da EJA. Fato local que se apresenta na contramão das pesquisas mais recentes que tratam do tema na EJA, uma vez que a literatura mais geral aponta ser, das mulheres, a maior participação nas matrículas na EJA.UNEMAT Editora2020-03-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4318Revista da Faculdade de Educação; v. 32 n. 2 (2019): (JUL/DEZ); 103-1192178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4318/3435Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSanceverino, Adriana ReginaPauli, Graciela Regina GrittiBarboza, Vania Maria2020-08-10T15:32:01Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4318Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2020-08-10T15:32:01Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv GÊNERO E EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE ERECHIM/RS/BR: O QUE OS INDICADORES DE PESQUISA REVELAM?
title GÊNERO E EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE ERECHIM/RS/BR: O QUE OS INDICADORES DE PESQUISA REVELAM?
spellingShingle GÊNERO E EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE ERECHIM/RS/BR: O QUE OS INDICADORES DE PESQUISA REVELAM?
Sanceverino, Adriana Regina
Educação de Pessoas Jovens e Adultas. Gênero na EJA. Escolas Estaduais de Erechim/RS/Brasil
title_short GÊNERO E EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE ERECHIM/RS/BR: O QUE OS INDICADORES DE PESQUISA REVELAM?
title_full GÊNERO E EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE ERECHIM/RS/BR: O QUE OS INDICADORES DE PESQUISA REVELAM?
title_fullStr GÊNERO E EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE ERECHIM/RS/BR: O QUE OS INDICADORES DE PESQUISA REVELAM?
title_full_unstemmed GÊNERO E EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE ERECHIM/RS/BR: O QUE OS INDICADORES DE PESQUISA REVELAM?
title_sort GÊNERO E EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE ERECHIM/RS/BR: O QUE OS INDICADORES DE PESQUISA REVELAM?
author Sanceverino, Adriana Regina
author_facet Sanceverino, Adriana Regina
Pauli, Graciela Regina Gritti
Barboza, Vania Maria
author_role author
author2 Pauli, Graciela Regina Gritti
Barboza, Vania Maria
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sanceverino, Adriana Regina
Pauli, Graciela Regina Gritti
Barboza, Vania Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de Pessoas Jovens e Adultas. Gênero na EJA. Escolas Estaduais de Erechim/RS/Brasil
topic Educação de Pessoas Jovens e Adultas. Gênero na EJA. Escolas Estaduais de Erechim/RS/Brasil
description Este artigo apresenta resultados de pesquisa strictu sensu em educação. Objetiva identificar o público alvo integrante da EJA em relação ao gênero buscando verificar indicadores que permitam compreender e problematizar a natureza desse fenômeno. Metodologicamente a investigação constitui a pesquisa documental (GIL, 1999) como um método de escolha e de verificação de dados. Trata-se de um estudo de natureza descritiva (GIL, 1999 e ANDRADE, 2002) e qualitativa que tem como campo empírico as séries finais da EJA nas escolas da rede estadual de ensino do município de Erechim, estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Os dados obtidos revelam que os homens são a maioria dos(as) estudantes nessa etapa da EJA. Fato local que se apresenta na contramão das pesquisas mais recentes que tratam do tema na EJA, uma vez que a literatura mais geral aponta ser, das mulheres, a maior participação nas matrículas na EJA.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4318
url https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4318
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4318/3435
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação; v. 32 n. 2 (2019): (JUL/DEZ); 103-119
2178-7476
reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
collection Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv revistafaed@unemat.br
_version_ 1801217460773322752