TEORIA E PRÁTICA EM ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL EM TEMPOS DE GLOBALIZAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Constantino, Graciela
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3989
Resumo: Neste artigo tem-se o objetivo de divulgar a institucionalização do Serviço de Orientação Profissional na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). O Projeto colaborou para uma reflexão sobre as escolhas profissionais, pois decisões errôneas causam evasões nos cursos universitários, e voltou-se à formação de professores do Ensino Médio, multiplicadores do conhecimento nas escolas públicas e privadas. Por meio da pesquisa-tese identificou-se que a globalização produz massificação cultural, um descentramento de sujeito e as identidades, homogeneizadas, desorientam o jovem em suas escolhas em um mercado de trabalho toyotista. Utilizou-se a pesquisa intervencionista e qualitativa e instrumentos metodológicoscom um Curso teórico-prático de Formação de professores, Jogos dramáticos e Palestras nas escolas e na Semana do Calouro do Campus Universitário de Cáceres-MT. Os resultados foram discussões e reflexões sobre a temática, minimizando a desinformação, a dúvida na escolha de profissão, contribuindo para escolhas mais assertivas, satisfação pessoal e profissional.
id UNEMAT-5_309e1420a1e9c0d7d84a0f074ce48f43
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3989
network_acronym_str UNEMAT-5
network_name_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository_id_str
spelling TEORIA E PRÁTICA EM ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL EM TEMPOS DE GLOBALIZAÇÃOOrientação profissionaladolescênciaformação de professoresNeste artigo tem-se o objetivo de divulgar a institucionalização do Serviço de Orientação Profissional na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). O Projeto colaborou para uma reflexão sobre as escolhas profissionais, pois decisões errôneas causam evasões nos cursos universitários, e voltou-se à formação de professores do Ensino Médio, multiplicadores do conhecimento nas escolas públicas e privadas. Por meio da pesquisa-tese identificou-se que a globalização produz massificação cultural, um descentramento de sujeito e as identidades, homogeneizadas, desorientam o jovem em suas escolhas em um mercado de trabalho toyotista. Utilizou-se a pesquisa intervencionista e qualitativa e instrumentos metodológicoscom um Curso teórico-prático de Formação de professores, Jogos dramáticos e Palestras nas escolas e na Semana do Calouro do Campus Universitário de Cáceres-MT. Os resultados foram discussões e reflexões sobre a temática, minimizando a desinformação, a dúvida na escolha de profissão, contribuindo para escolhas mais assertivas, satisfação pessoal e profissional.UNEMAT Editora2019-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3989Revista da Faculdade de Educação; v. 20 n. 2 (2013): (JUL/DEZ); 69-792178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3989/3197Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessConstantino, Graciela2019-10-11T00:29:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3989Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2019-10-11T00:29:55Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv TEORIA E PRÁTICA EM ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL EM TEMPOS DE GLOBALIZAÇÃO
title TEORIA E PRÁTICA EM ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL EM TEMPOS DE GLOBALIZAÇÃO
spellingShingle TEORIA E PRÁTICA EM ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL EM TEMPOS DE GLOBALIZAÇÃO
Constantino, Graciela
Orientação profissional
adolescência
formação de professores
title_short TEORIA E PRÁTICA EM ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL EM TEMPOS DE GLOBALIZAÇÃO
title_full TEORIA E PRÁTICA EM ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL EM TEMPOS DE GLOBALIZAÇÃO
title_fullStr TEORIA E PRÁTICA EM ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL EM TEMPOS DE GLOBALIZAÇÃO
title_full_unstemmed TEORIA E PRÁTICA EM ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL EM TEMPOS DE GLOBALIZAÇÃO
title_sort TEORIA E PRÁTICA EM ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL EM TEMPOS DE GLOBALIZAÇÃO
author Constantino, Graciela
author_facet Constantino, Graciela
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Constantino, Graciela
dc.subject.por.fl_str_mv Orientação profissional
adolescência
formação de professores
topic Orientação profissional
adolescência
formação de professores
description Neste artigo tem-se o objetivo de divulgar a institucionalização do Serviço de Orientação Profissional na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). O Projeto colaborou para uma reflexão sobre as escolhas profissionais, pois decisões errôneas causam evasões nos cursos universitários, e voltou-se à formação de professores do Ensino Médio, multiplicadores do conhecimento nas escolas públicas e privadas. Por meio da pesquisa-tese identificou-se que a globalização produz massificação cultural, um descentramento de sujeito e as identidades, homogeneizadas, desorientam o jovem em suas escolhas em um mercado de trabalho toyotista. Utilizou-se a pesquisa intervencionista e qualitativa e instrumentos metodológicoscom um Curso teórico-prático de Formação de professores, Jogos dramáticos e Palestras nas escolas e na Semana do Calouro do Campus Universitário de Cáceres-MT. Os resultados foram discussões e reflexões sobre a temática, minimizando a desinformação, a dúvida na escolha de profissão, contribuindo para escolhas mais assertivas, satisfação pessoal e profissional.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3989
url https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3989
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3989/3197
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação; v. 20 n. 2 (2013): (JUL/DEZ); 69-79
2178-7476
reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
collection Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv revistafaed@unemat.br
_version_ 1801217460375912448