TEORIA E PRÁTICA EM ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL EM TEMPOS DE GLOBALIZAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3989 |
Resumo: | Neste artigo tem-se o objetivo de divulgar a institucionalização do Serviço de Orientação Profissional na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). O Projeto colaborou para uma reflexão sobre as escolhas profissionais, pois decisões errôneas causam evasões nos cursos universitários, e voltou-se à formação de professores do Ensino Médio, multiplicadores do conhecimento nas escolas públicas e privadas. Por meio da pesquisa-tese identificou-se que a globalização produz massificação cultural, um descentramento de sujeito e as identidades, homogeneizadas, desorientam o jovem em suas escolhas em um mercado de trabalho toyotista. Utilizou-se a pesquisa intervencionista e qualitativa e instrumentos metodológicoscom um Curso teórico-prático de Formação de professores, Jogos dramáticos e Palestras nas escolas e na Semana do Calouro do Campus Universitário de Cáceres-MT. Os resultados foram discussões e reflexões sobre a temática, minimizando a desinformação, a dúvida na escolha de profissão, contribuindo para escolhas mais assertivas, satisfação pessoal e profissional. |
id |
UNEMAT-5_309e1420a1e9c0d7d84a0f074ce48f43 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3989 |
network_acronym_str |
UNEMAT-5 |
network_name_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
TEORIA E PRÁTICA EM ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL EM TEMPOS DE GLOBALIZAÇÃOOrientação profissionaladolescênciaformação de professoresNeste artigo tem-se o objetivo de divulgar a institucionalização do Serviço de Orientação Profissional na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). O Projeto colaborou para uma reflexão sobre as escolhas profissionais, pois decisões errôneas causam evasões nos cursos universitários, e voltou-se à formação de professores do Ensino Médio, multiplicadores do conhecimento nas escolas públicas e privadas. Por meio da pesquisa-tese identificou-se que a globalização produz massificação cultural, um descentramento de sujeito e as identidades, homogeneizadas, desorientam o jovem em suas escolhas em um mercado de trabalho toyotista. Utilizou-se a pesquisa intervencionista e qualitativa e instrumentos metodológicoscom um Curso teórico-prático de Formação de professores, Jogos dramáticos e Palestras nas escolas e na Semana do Calouro do Campus Universitário de Cáceres-MT. Os resultados foram discussões e reflexões sobre a temática, minimizando a desinformação, a dúvida na escolha de profissão, contribuindo para escolhas mais assertivas, satisfação pessoal e profissional.UNEMAT Editora2019-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3989Revista da Faculdade de Educação; v. 20 n. 2 (2013): (JUL/DEZ); 69-792178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3989/3197Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessConstantino, Graciela2019-10-11T00:29:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3989Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2019-10-11T00:29:55Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TEORIA E PRÁTICA EM ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL EM TEMPOS DE GLOBALIZAÇÃO |
title |
TEORIA E PRÁTICA EM ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL EM TEMPOS DE GLOBALIZAÇÃO |
spellingShingle |
TEORIA E PRÁTICA EM ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL EM TEMPOS DE GLOBALIZAÇÃO Constantino, Graciela Orientação profissional adolescência formação de professores |
title_short |
TEORIA E PRÁTICA EM ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL EM TEMPOS DE GLOBALIZAÇÃO |
title_full |
TEORIA E PRÁTICA EM ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL EM TEMPOS DE GLOBALIZAÇÃO |
title_fullStr |
TEORIA E PRÁTICA EM ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL EM TEMPOS DE GLOBALIZAÇÃO |
title_full_unstemmed |
TEORIA E PRÁTICA EM ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL EM TEMPOS DE GLOBALIZAÇÃO |
title_sort |
TEORIA E PRÁTICA EM ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL EM TEMPOS DE GLOBALIZAÇÃO |
author |
Constantino, Graciela |
author_facet |
Constantino, Graciela |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Constantino, Graciela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Orientação profissional adolescência formação de professores |
topic |
Orientação profissional adolescência formação de professores |
description |
Neste artigo tem-se o objetivo de divulgar a institucionalização do Serviço de Orientação Profissional na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). O Projeto colaborou para uma reflexão sobre as escolhas profissionais, pois decisões errôneas causam evasões nos cursos universitários, e voltou-se à formação de professores do Ensino Médio, multiplicadores do conhecimento nas escolas públicas e privadas. Por meio da pesquisa-tese identificou-se que a globalização produz massificação cultural, um descentramento de sujeito e as identidades, homogeneizadas, desorientam o jovem em suas escolhas em um mercado de trabalho toyotista. Utilizou-se a pesquisa intervencionista e qualitativa e instrumentos metodológicoscom um Curso teórico-prático de Formação de professores, Jogos dramáticos e Palestras nas escolas e na Semana do Calouro do Campus Universitário de Cáceres-MT. Os resultados foram discussões e reflexões sobre a temática, minimizando a desinformação, a dúvida na escolha de profissão, contribuindo para escolhas mais assertivas, satisfação pessoal e profissional. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3989 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3989 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3989/3197 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação; v. 20 n. 2 (2013): (JUL/DEZ); 69-79 2178-7476 reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
collection |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafaed@unemat.br |
_version_ |
1801217460375912448 |