FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES: INTEGRAÇÃO DAS TIC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3789 |
Resumo: | Apresenta-se um trabalho de investigação realizado com cinco turmas de professores, de diferentes escolas e áreas disciplinares no âmbito da formação contínua em contexto de prática efetiva (oficina de formação) sobre quadros interativos. Realizou-se um questionário sobre a literacia desses professores relativa às TIC, assim como ao nível de satisfação dos docentes em relação ao tipo de formação contínua que já tinham realizado. Após nove meses da implementação da oficina, vinte docentes foram novamente contactados para realizarem um outro questionário sobre a aplicabilidade da formação em que tinham participado, no sentido de conhecer/compreender as possíveis alterações nas suas práticas letivas. Tentou-se indagar qual a influência da formação contínua na prática letiva dos professores dos ensinos básico e secundário e a importância da aplicação em contexto de sala de aula do que se aprende na formação. |
id |
UNEMAT-5_3c43663508ec8918795b9837c8c08583 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3789 |
network_acronym_str |
UNEMAT-5 |
network_name_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES: INTEGRAÇÃO DAS TICFormação em TICformação contínuaquadros interativos.Apresenta-se um trabalho de investigação realizado com cinco turmas de professores, de diferentes escolas e áreas disciplinares no âmbito da formação contínua em contexto de prática efetiva (oficina de formação) sobre quadros interativos. Realizou-se um questionário sobre a literacia desses professores relativa às TIC, assim como ao nível de satisfação dos docentes em relação ao tipo de formação contínua que já tinham realizado. Após nove meses da implementação da oficina, vinte docentes foram novamente contactados para realizarem um outro questionário sobre a aplicabilidade da formação em que tinham participado, no sentido de conhecer/compreender as possíveis alterações nas suas práticas letivas. Tentou-se indagar qual a influência da formação contínua na prática letiva dos professores dos ensinos básico e secundário e a importância da aplicação em contexto de sala de aula do que se aprende na formação.UNEMAT Editora2019-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3789Revista da Faculdade de Educação; v. 15 n. 1 (2011): (JAN/JUN); 139-1512178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3789/3034Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSampaio, Patrícia Alexandra da Silva RibeiroCoutinho, Clara Pereira2021-07-05T10:41:59Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3789Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2021-07-05T10:41:59Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES: INTEGRAÇÃO DAS TIC |
title |
FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES: INTEGRAÇÃO DAS TIC |
spellingShingle |
FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES: INTEGRAÇÃO DAS TIC Sampaio, Patrícia Alexandra da Silva Ribeiro Formação em TIC formação contínua quadros interativos. |
title_short |
FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES: INTEGRAÇÃO DAS TIC |
title_full |
FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES: INTEGRAÇÃO DAS TIC |
title_fullStr |
FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES: INTEGRAÇÃO DAS TIC |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES: INTEGRAÇÃO DAS TIC |
title_sort |
FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES: INTEGRAÇÃO DAS TIC |
author |
Sampaio, Patrícia Alexandra da Silva Ribeiro |
author_facet |
Sampaio, Patrícia Alexandra da Silva Ribeiro Coutinho, Clara Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Coutinho, Clara Pereira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sampaio, Patrícia Alexandra da Silva Ribeiro Coutinho, Clara Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação em TIC formação contínua quadros interativos. |
topic |
Formação em TIC formação contínua quadros interativos. |
description |
Apresenta-se um trabalho de investigação realizado com cinco turmas de professores, de diferentes escolas e áreas disciplinares no âmbito da formação contínua em contexto de prática efetiva (oficina de formação) sobre quadros interativos. Realizou-se um questionário sobre a literacia desses professores relativa às TIC, assim como ao nível de satisfação dos docentes em relação ao tipo de formação contínua que já tinham realizado. Após nove meses da implementação da oficina, vinte docentes foram novamente contactados para realizarem um outro questionário sobre a aplicabilidade da formação em que tinham participado, no sentido de conhecer/compreender as possíveis alterações nas suas práticas letivas. Tentou-se indagar qual a influência da formação contínua na prática letiva dos professores dos ensinos básico e secundário e a importância da aplicação em contexto de sala de aula do que se aprende na formação. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3789 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3789 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3789/3034 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação; v. 15 n. 1 (2011): (JAN/JUN); 139-151 2178-7476 reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
collection |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafaed@unemat.br |
_version_ |
1801217459873644544 |