ESTUDANTES DE CLASSES POPULARES NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNEMAT: ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Graciele Marques
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Gentil, Heloisa Salles
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3940
Resumo: Este trabalho é resultado de uma pesquisa cujo objetivo foi apresentar o perfil dos estudantes de classes populares do curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT e sua percepção sobre as condições de formação. Tem como referencial teórico a A Teoria Social de Pierre Bourdieu é o referencial para as análises, por meio dos conceitos de habitus, campo, classes populares e capital cultural. A entrevista foi o principal instrumento de coleta de dados. Os estudantes do curso de Pedagogia da UNEMAT constituem um público majoritariamente feminino, de mães e trabalhadoras, pertencentes às classes populares. Pode-se afirmar que há uma relativa democratização em relação ao acesso de estudantes de classes populares à Educação Superior, no entanto, é necessário que as políticas públicas de ingresso se constituam também de ações que viabilizem permanência e qualidade da formação, e não apenas reproduzam institucionalmente mecanismos de dominação e reprodução social.
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