UM ESTUDO SOBRE CRIANÇAS NEGRAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinho, Vilma Aparecida de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Santos, Suelen Lima dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3964
Resumo: Analisa-se nesta pesquisa o ensino e a prática pedagógica no contexto da Educação Infantil sob as Diretrizes da diversidade étnico-racial. Destacam-se as representações de crianças ao brincarem com bonecas que marcam a hierarquia racial vigente na sociedade brasileira, bem como os conteúdos ensinados e as relações estabelecidas no contexto educacional. O estudo foi realizado em uma escola municipal de Educação Infantil no município de Altamira, no estado do Pará, com crianças de cinco anos de idade no decorrer de seis meses do ano de 2012, na vigência do Projeto Integrado Ensino, Pesquisa e Extensão - PROINT. A expressão das crianças de surpresa e rejeição das bonecas negras revela a ausência de trato das questões raciais nessa escola, tanto pela falta de brinquedos que representem a diversidade, como pela ausência de discussão sobre essa temática nos processos de ensino e aprendizagem.
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