CONTEXTO HISTÓRICO DA ESCOLA DO CANELA: UMA CONCEPÇÃO CRIATIVA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/1087 |
Resumo: | Este artigo objetivou compreender a historicidade da Escola Daniel Batista como propulsora de indícios de criatividade no âmbito da formação continuada de professores. Inicialmente, foi realizada uma pesquisa documental que possibilitou, através do Projeto Político Pedagógico (PPP), o levantamento do contexto histórico da Unidade de Ensino. No intuito de fundamentar o objeto, realizou-se uma pesquisa de campo de natureza qualitativa, tendo como participante a professora fundadora desta instituição, sendo utilizado como instrumento entrevista semiestruturada. E, por fim, análise bibliográfica, buscando compreender às concepções de criatividade no contexto educacional, para as transformações das práticas pedagógicas. Os resultados desta pesquisa indicam que as adversidades são momentos para o ser humano refletir e ressignificar práticas desenvolvidas no contexto educativo, além de desvelar o papel da formação continuada de professores como construção de novos caminhos do aprender e ensinar na perspectiva da criatividade. |
id |
UNEMAT-5_4f83462ab4c7af94217a1f2b0d26cf75 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1087 |
network_acronym_str |
UNEMAT-5 |
network_name_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
CONTEXTO HISTÓRICO DA ESCOLA DO CANELA: UMA CONCEPÇÃO CRIATIVA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTEhistoricidade do contexto educativopráticas criativasadversidade criadoraEste artigo objetivou compreender a historicidade da Escola Daniel Batista como propulsora de indícios de criatividade no âmbito da formação continuada de professores. Inicialmente, foi realizada uma pesquisa documental que possibilitou, através do Projeto Político Pedagógico (PPP), o levantamento do contexto histórico da Unidade de Ensino. No intuito de fundamentar o objeto, realizou-se uma pesquisa de campo de natureza qualitativa, tendo como participante a professora fundadora desta instituição, sendo utilizado como instrumento entrevista semiestruturada. E, por fim, análise bibliográfica, buscando compreender às concepções de criatividade no contexto educacional, para as transformações das práticas pedagógicas. Os resultados desta pesquisa indicam que as adversidades são momentos para o ser humano refletir e ressignificar práticas desenvolvidas no contexto educativo, além de desvelar o papel da formação continuada de professores como construção de novos caminhos do aprender e ensinar na perspectiva da criatividade.UNEMAT Editora2019-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/1087Revista da Faculdade de Educação; v. 23 n. 1 (2015): (jan./jun.); 35-552178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/1087/1181Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPinho, Maria José deMorais, Maria José da Silva2019-10-11T00:11:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1087Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2019-10-11T00:11:38Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONTEXTO HISTÓRICO DA ESCOLA DO CANELA: UMA CONCEPÇÃO CRIATIVA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE |
title |
CONTEXTO HISTÓRICO DA ESCOLA DO CANELA: UMA CONCEPÇÃO CRIATIVA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE |
spellingShingle |
CONTEXTO HISTÓRICO DA ESCOLA DO CANELA: UMA CONCEPÇÃO CRIATIVA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE Pinho, Maria José de historicidade do contexto educativo práticas criativas adversidade criadora |
title_short |
CONTEXTO HISTÓRICO DA ESCOLA DO CANELA: UMA CONCEPÇÃO CRIATIVA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE |
title_full |
CONTEXTO HISTÓRICO DA ESCOLA DO CANELA: UMA CONCEPÇÃO CRIATIVA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE |
title_fullStr |
CONTEXTO HISTÓRICO DA ESCOLA DO CANELA: UMA CONCEPÇÃO CRIATIVA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE |
title_full_unstemmed |
CONTEXTO HISTÓRICO DA ESCOLA DO CANELA: UMA CONCEPÇÃO CRIATIVA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE |
title_sort |
CONTEXTO HISTÓRICO DA ESCOLA DO CANELA: UMA CONCEPÇÃO CRIATIVA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE |
author |
Pinho, Maria José de |
author_facet |
Pinho, Maria José de Morais, Maria José da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Morais, Maria José da Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinho, Maria José de Morais, Maria José da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
historicidade do contexto educativo práticas criativas adversidade criadora |
topic |
historicidade do contexto educativo práticas criativas adversidade criadora |
description |
Este artigo objetivou compreender a historicidade da Escola Daniel Batista como propulsora de indícios de criatividade no âmbito da formação continuada de professores. Inicialmente, foi realizada uma pesquisa documental que possibilitou, através do Projeto Político Pedagógico (PPP), o levantamento do contexto histórico da Unidade de Ensino. No intuito de fundamentar o objeto, realizou-se uma pesquisa de campo de natureza qualitativa, tendo como participante a professora fundadora desta instituição, sendo utilizado como instrumento entrevista semiestruturada. E, por fim, análise bibliográfica, buscando compreender às concepções de criatividade no contexto educacional, para as transformações das práticas pedagógicas. Os resultados desta pesquisa indicam que as adversidades são momentos para o ser humano refletir e ressignificar práticas desenvolvidas no contexto educativo, além de desvelar o papel da formação continuada de professores como construção de novos caminhos do aprender e ensinar na perspectiva da criatividade. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/1087 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/1087 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/1087/1181 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação; v. 23 n. 1 (2015): (jan./jun.); 35-55 2178-7476 reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
collection |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafaed@unemat.br |
_version_ |
1801217459367182336 |