O USO DO COMPUTADOR COMO RECURSO PEDAGÓGICO : contribuições para uma postura mais autônoma do professor e do aluno no processo de aprendizagem de língua inglesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Valdir
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Silva, Danilo Cristófaro A. da, Celestino, Paulo Henrique
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3553
Resumo: Esse artigo discute a questão da autonomia de um professor de língua inglesa do ensino médio, em uma escola pública da cidade de Sete Lagoas, M G . Tomando como base o uso do computador como recurso pedagógico na/ para a construção de materiais didáticos. A proposta desta investigação teve um caráter de complementaridade entre as práticas pedagógicas desenvolvidas na modalidade tradicional de ensino e nas possibilitadas destas práticas através das novas tecnologias da comunicação e da informação. Para tanto, tomamos como pressupostos teórico-metodológicos a concepção colaborativa de ensino/ aprendizagem para o desenvolvimento de todas as ações requeridas para essa pesquisa-ação N osso objetivo foi que, através dessa interferência, fosse possível, efetivamente, contribuir não somente com uma atitude mais autônoma do professor, mas principalmente na sua capacidade em poder contribuir com formação de alunos cônscios sobre a importância da autonomia na aprendizagem de líng ua inglesa, e conseqüentemente, na aprendizagem e no aprimoramento de outras competências importantes para a vida desses aprendizes.
id UNEMAT-5_4fa465573ec092748a8bfce0532c3836
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3553
network_acronym_str UNEMAT-5
network_name_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository_id_str
spelling O USO DO COMPUTADOR COMO RECURSO PEDAGÓGICO : contribuições para uma postura mais autônoma do professor e do aluno no processo de aprendizagem de língua inglesacomputadorInternetcolaboraçãoandaimeautonomia.Esse artigo discute a questão da autonomia de um professor de língua inglesa do ensino médio, em uma escola pública da cidade de Sete Lagoas, M G . Tomando como base o uso do computador como recurso pedagógico na/ para a construção de materiais didáticos. A proposta desta investigação teve um caráter de complementaridade entre as práticas pedagógicas desenvolvidas na modalidade tradicional de ensino e nas possibilitadas destas práticas através das novas tecnologias da comunicação e da informação. Para tanto, tomamos como pressupostos teórico-metodológicos a concepção colaborativa de ensino/ aprendizagem para o desenvolvimento de todas as ações requeridas para essa pesquisa-ação N osso objetivo foi que, através dessa interferência, fosse possível, efetivamente, contribuir não somente com uma atitude mais autônoma do professor, mas principalmente na sua capacidade em poder contribuir com formação de alunos cônscios sobre a importância da autonomia na aprendizagem de líng ua inglesa, e conseqüentemente, na aprendizagem e no aprimoramento de outras competências importantes para a vida desses aprendizes.UNEMAT Editora2019-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3553Revista da Faculdade de Educação; v. 3 n. 1 (2005): (JAN/JUN); 140-1652178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3553/2830Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, ValdirSilva, Danilo Cristófaro A. daCelestino, Paulo Henrique2021-07-05T10:15:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3553Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2021-07-05T10:15:37Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv O USO DO COMPUTADOR COMO RECURSO PEDAGÓGICO : contribuições para uma postura mais autônoma do professor e do aluno no processo de aprendizagem de língua inglesa
title O USO DO COMPUTADOR COMO RECURSO PEDAGÓGICO : contribuições para uma postura mais autônoma do professor e do aluno no processo de aprendizagem de língua inglesa
spellingShingle O USO DO COMPUTADOR COMO RECURSO PEDAGÓGICO : contribuições para uma postura mais autônoma do professor e do aluno no processo de aprendizagem de língua inglesa
Silva, Valdir
computador
Internet
colaboração
andaime
autonomia.
title_short O USO DO COMPUTADOR COMO RECURSO PEDAGÓGICO : contribuições para uma postura mais autônoma do professor e do aluno no processo de aprendizagem de língua inglesa
title_full O USO DO COMPUTADOR COMO RECURSO PEDAGÓGICO : contribuições para uma postura mais autônoma do professor e do aluno no processo de aprendizagem de língua inglesa
title_fullStr O USO DO COMPUTADOR COMO RECURSO PEDAGÓGICO : contribuições para uma postura mais autônoma do professor e do aluno no processo de aprendizagem de língua inglesa
title_full_unstemmed O USO DO COMPUTADOR COMO RECURSO PEDAGÓGICO : contribuições para uma postura mais autônoma do professor e do aluno no processo de aprendizagem de língua inglesa
title_sort O USO DO COMPUTADOR COMO RECURSO PEDAGÓGICO : contribuições para uma postura mais autônoma do professor e do aluno no processo de aprendizagem de língua inglesa
author Silva, Valdir
author_facet Silva, Valdir
Silva, Danilo Cristófaro A. da
Celestino, Paulo Henrique
author_role author
author2 Silva, Danilo Cristófaro A. da
Celestino, Paulo Henrique
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Valdir
Silva, Danilo Cristófaro A. da
Celestino, Paulo Henrique
dc.subject.por.fl_str_mv computador
Internet
colaboração
andaime
autonomia.
topic computador
Internet
colaboração
andaime
autonomia.
description Esse artigo discute a questão da autonomia de um professor de língua inglesa do ensino médio, em uma escola pública da cidade de Sete Lagoas, M G . Tomando como base o uso do computador como recurso pedagógico na/ para a construção de materiais didáticos. A proposta desta investigação teve um caráter de complementaridade entre as práticas pedagógicas desenvolvidas na modalidade tradicional de ensino e nas possibilitadas destas práticas através das novas tecnologias da comunicação e da informação. Para tanto, tomamos como pressupostos teórico-metodológicos a concepção colaborativa de ensino/ aprendizagem para o desenvolvimento de todas as ações requeridas para essa pesquisa-ação N osso objetivo foi que, através dessa interferência, fosse possível, efetivamente, contribuir não somente com uma atitude mais autônoma do professor, mas principalmente na sua capacidade em poder contribuir com formação de alunos cônscios sobre a importância da autonomia na aprendizagem de líng ua inglesa, e conseqüentemente, na aprendizagem e no aprimoramento de outras competências importantes para a vida desses aprendizes.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3553
url https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3553
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3553/2830
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação; v. 3 n. 1 (2005): (JAN/JUN); 140-165
2178-7476
reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
collection Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv revistafaed@unemat.br
_version_ 1801217459417513984