O USO DO COMPUTADOR COMO RECURSO PEDAGÓGICO : contribuições para uma postura mais autônoma do professor e do aluno no processo de aprendizagem de língua inglesa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3553 |
Resumo: | Esse artigo discute a questão da autonomia de um professor de língua inglesa do ensino médio, em uma escola pública da cidade de Sete Lagoas, M G . Tomando como base o uso do computador como recurso pedagógico na/ para a construção de materiais didáticos. A proposta desta investigação teve um caráter de complementaridade entre as práticas pedagógicas desenvolvidas na modalidade tradicional de ensino e nas possibilitadas destas práticas através das novas tecnologias da comunicação e da informação. Para tanto, tomamos como pressupostos teórico-metodológicos a concepção colaborativa de ensino/ aprendizagem para o desenvolvimento de todas as ações requeridas para essa pesquisa-ação N osso objetivo foi que, através dessa interferência, fosse possível, efetivamente, contribuir não somente com uma atitude mais autônoma do professor, mas principalmente na sua capacidade em poder contribuir com formação de alunos cônscios sobre a importância da autonomia na aprendizagem de líng ua inglesa, e conseqüentemente, na aprendizagem e no aprimoramento de outras competências importantes para a vida desses aprendizes. |
id |
UNEMAT-5_4fa465573ec092748a8bfce0532c3836 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3553 |
network_acronym_str |
UNEMAT-5 |
network_name_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O USO DO COMPUTADOR COMO RECURSO PEDAGÓGICO : contribuições para uma postura mais autônoma do professor e do aluno no processo de aprendizagem de língua inglesacomputadorInternetcolaboraçãoandaimeautonomia.Esse artigo discute a questão da autonomia de um professor de língua inglesa do ensino médio, em uma escola pública da cidade de Sete Lagoas, M G . Tomando como base o uso do computador como recurso pedagógico na/ para a construção de materiais didáticos. A proposta desta investigação teve um caráter de complementaridade entre as práticas pedagógicas desenvolvidas na modalidade tradicional de ensino e nas possibilitadas destas práticas através das novas tecnologias da comunicação e da informação. Para tanto, tomamos como pressupostos teórico-metodológicos a concepção colaborativa de ensino/ aprendizagem para o desenvolvimento de todas as ações requeridas para essa pesquisa-ação N osso objetivo foi que, através dessa interferência, fosse possível, efetivamente, contribuir não somente com uma atitude mais autônoma do professor, mas principalmente na sua capacidade em poder contribuir com formação de alunos cônscios sobre a importância da autonomia na aprendizagem de líng ua inglesa, e conseqüentemente, na aprendizagem e no aprimoramento de outras competências importantes para a vida desses aprendizes.UNEMAT Editora2019-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3553Revista da Faculdade de Educação; v. 3 n. 1 (2005): (JAN/JUN); 140-1652178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3553/2830Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, ValdirSilva, Danilo Cristófaro A. daCelestino, Paulo Henrique2021-07-05T10:15:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3553Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2021-07-05T10:15:37Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O USO DO COMPUTADOR COMO RECURSO PEDAGÓGICO : contribuições para uma postura mais autônoma do professor e do aluno no processo de aprendizagem de língua inglesa |
title |
O USO DO COMPUTADOR COMO RECURSO PEDAGÓGICO : contribuições para uma postura mais autônoma do professor e do aluno no processo de aprendizagem de língua inglesa |
spellingShingle |
O USO DO COMPUTADOR COMO RECURSO PEDAGÓGICO : contribuições para uma postura mais autônoma do professor e do aluno no processo de aprendizagem de língua inglesa Silva, Valdir computador Internet colaboração andaime autonomia. |
title_short |
O USO DO COMPUTADOR COMO RECURSO PEDAGÓGICO : contribuições para uma postura mais autônoma do professor e do aluno no processo de aprendizagem de língua inglesa |
title_full |
O USO DO COMPUTADOR COMO RECURSO PEDAGÓGICO : contribuições para uma postura mais autônoma do professor e do aluno no processo de aprendizagem de língua inglesa |
title_fullStr |
O USO DO COMPUTADOR COMO RECURSO PEDAGÓGICO : contribuições para uma postura mais autônoma do professor e do aluno no processo de aprendizagem de língua inglesa |
title_full_unstemmed |
O USO DO COMPUTADOR COMO RECURSO PEDAGÓGICO : contribuições para uma postura mais autônoma do professor e do aluno no processo de aprendizagem de língua inglesa |
title_sort |
O USO DO COMPUTADOR COMO RECURSO PEDAGÓGICO : contribuições para uma postura mais autônoma do professor e do aluno no processo de aprendizagem de língua inglesa |
author |
Silva, Valdir |
author_facet |
Silva, Valdir Silva, Danilo Cristófaro A. da Celestino, Paulo Henrique |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Danilo Cristófaro A. da Celestino, Paulo Henrique |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Valdir Silva, Danilo Cristófaro A. da Celestino, Paulo Henrique |
dc.subject.por.fl_str_mv |
computador Internet colaboração andaime autonomia. |
topic |
computador Internet colaboração andaime autonomia. |
description |
Esse artigo discute a questão da autonomia de um professor de língua inglesa do ensino médio, em uma escola pública da cidade de Sete Lagoas, M G . Tomando como base o uso do computador como recurso pedagógico na/ para a construção de materiais didáticos. A proposta desta investigação teve um caráter de complementaridade entre as práticas pedagógicas desenvolvidas na modalidade tradicional de ensino e nas possibilitadas destas práticas através das novas tecnologias da comunicação e da informação. Para tanto, tomamos como pressupostos teórico-metodológicos a concepção colaborativa de ensino/ aprendizagem para o desenvolvimento de todas as ações requeridas para essa pesquisa-ação N osso objetivo foi que, através dessa interferência, fosse possível, efetivamente, contribuir não somente com uma atitude mais autônoma do professor, mas principalmente na sua capacidade em poder contribuir com formação de alunos cônscios sobre a importância da autonomia na aprendizagem de líng ua inglesa, e conseqüentemente, na aprendizagem e no aprimoramento de outras competências importantes para a vida desses aprendizes. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3553 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3553 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3553/2830 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação; v. 3 n. 1 (2005): (JAN/JUN); 140-165 2178-7476 reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
collection |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafaed@unemat.br |
_version_ |
1801217459417513984 |