CAMPONESES E A EDUCAÇÃO DO CAMPO NO BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bof, Leonir Amantino
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Conte, Isaura Isabel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3924
Resumo: Este ensaio discute, a partir de estudos teóricos, a relação dos camponeses e camponesas com os processos de educação escolar no Brasil. É feita uma breve recorrência ao campesinato na história, bem como, algumas considerações a respeito da educação. Tratando-se da educação, compreende-se sua destinação às populações do campo como um duplo processo de dicotomização: a negação de uma escola plena no campo para ser afirmada na cidade; e, a imposição de um currículo escolar urbano às poucas escolas do meio rural, negando-lhes a possibilidade de um currículo próprio e contextualizado. A formulação do que se entende por educação do campo conforme foi estabelecido nas Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo é, ao mesmo tempo, resultado e processo de lutas originárias dos movimentos sociais do campo organizados, ainda em movimentação, e que apontam para a exigência de integração com outras políticas mais amplas, em defesa dos plenos direitos de seus povos.
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