ANÁLISE DA RETENÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO EM UM CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/5140 |
Resumo: | Os altos índices de evasão e retenção no ensino superior a algum tempo é de conhecimento comum, principalmente no que tange aos cursos de ciências exatas e tecnologia. Mesmo antes dos estudos mostrarem dados sobre este tema, a experiência docente já estava familiarizada com esse fenômeno. No entanto, tais estudos realizam um relevante papel subsidiando aos gestores com informações que os auxiliem na elaboração de planos de ações ao combate à retenção. Enquanto a evasão possui diversas definições que se tornam similares em sua interpretação, a retenção tem um entendimento discrepante a cada estudo, o que se reflete na maneira de analisá-la. Este estudo propõe a utilização uma matriz de análise da retenção que contempla diversas e possíveis situações pelas quais um aluno possa ser retido em uma disciplina e possibilite uma melhor compreensão do fenômeno, utilizando um curso de Sistemas de Informação de uma instituição pública como estudo de caso. |
id |
UNEMAT-5_51c9661ea191343858cb91d27438fdbb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5140 |
network_acronym_str |
UNEMAT-5 |
network_name_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ANÁLISE DA RETENÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO EM UM CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃOOs altos índices de evasão e retenção no ensino superior a algum tempo é de conhecimento comum, principalmente no que tange aos cursos de ciências exatas e tecnologia. Mesmo antes dos estudos mostrarem dados sobre este tema, a experiência docente já estava familiarizada com esse fenômeno. No entanto, tais estudos realizam um relevante papel subsidiando aos gestores com informações que os auxiliem na elaboração de planos de ações ao combate à retenção. Enquanto a evasão possui diversas definições que se tornam similares em sua interpretação, a retenção tem um entendimento discrepante a cada estudo, o que se reflete na maneira de analisá-la. Este estudo propõe a utilização uma matriz de análise da retenção que contempla diversas e possíveis situações pelas quais um aluno possa ser retido em uma disciplina e possibilite uma melhor compreensão do fenômeno, utilizando um curso de Sistemas de Informação de uma instituição pública como estudo de caso.UNEMAT Editora2021-01-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/5140Revista da Faculdade de Educação; v. 34 n. 2 (2020): (JUL/DEZ); 15-382178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/5140/3940Copyright (c) 2021 Léo Manoel Lopes da Silva Garcia,Daiany Francisca Lara, Franciano Antunesinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva Garcia, Léo Manoel Lopes daLara, Daiany FranciscaAntunes, Franciano2021-01-21T11:01:11Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5140Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2021-01-21T11:01:11Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ANÁLISE DA RETENÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO EM UM CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO |
title |
ANÁLISE DA RETENÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO EM UM CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO |
spellingShingle |
ANÁLISE DA RETENÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO EM UM CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Silva Garcia, Léo Manoel Lopes da |
title_short |
ANÁLISE DA RETENÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO EM UM CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO |
title_full |
ANÁLISE DA RETENÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO EM UM CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO |
title_fullStr |
ANÁLISE DA RETENÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO EM UM CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO |
title_full_unstemmed |
ANÁLISE DA RETENÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO EM UM CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO |
title_sort |
ANÁLISE DA RETENÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO EM UM CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO |
author |
Silva Garcia, Léo Manoel Lopes da |
author_facet |
Silva Garcia, Léo Manoel Lopes da Lara, Daiany Francisca Antunes, Franciano |
author_role |
author |
author2 |
Lara, Daiany Francisca Antunes, Franciano |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva Garcia, Léo Manoel Lopes da Lara, Daiany Francisca Antunes, Franciano |
description |
Os altos índices de evasão e retenção no ensino superior a algum tempo é de conhecimento comum, principalmente no que tange aos cursos de ciências exatas e tecnologia. Mesmo antes dos estudos mostrarem dados sobre este tema, a experiência docente já estava familiarizada com esse fenômeno. No entanto, tais estudos realizam um relevante papel subsidiando aos gestores com informações que os auxiliem na elaboração de planos de ações ao combate à retenção. Enquanto a evasão possui diversas definições que se tornam similares em sua interpretação, a retenção tem um entendimento discrepante a cada estudo, o que se reflete na maneira de analisá-la. Este estudo propõe a utilização uma matriz de análise da retenção que contempla diversas e possíveis situações pelas quais um aluno possa ser retido em uma disciplina e possibilite uma melhor compreensão do fenômeno, utilizando um curso de Sistemas de Informação de uma instituição pública como estudo de caso. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/5140 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/5140 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/5140/3940 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Léo Manoel Lopes da Silva Garcia,Daiany Francisca Lara, Franciano Antunes info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Léo Manoel Lopes da Silva Garcia,Daiany Francisca Lara, Franciano Antunes |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação; v. 34 n. 2 (2020): (JUL/DEZ); 15-38 2178-7476 reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
collection |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafaed@unemat.br |
_version_ |
1801217460818411520 |