FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: O PAPEL DAS FACULDADES DE EDUCAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Catarina Maria Garcia
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3457
Resumo: Este artigo tem por objetivo abrir espaços para se discutir o papel das Faculdades de Educação frente aos novos desafios que a Educação de Jovens e Adultos – EJA, coloca as Instituições de Ensino Superior. O texto sintetiza o resultado de nossa dissertação de mestrado, que analisou as perspectivas de professores das séries iniciais da EJA da rede pública de ensino da Cidade de Cáceres/MT, enfocando o currículo, a prática pedagógica, a avaliação, assim como as perspectivas dos alunos dessas mesmas séries quanto ao seu retorno à escola com alguns trechos de depoimentos de professores que atuam na modalidade EJA. Destacamos neste artigo as questões sobre a reconfiguração da EJA, a partir dos desafios colocados aos sistemas de ensino e as Universidades, cujo primeiro caminho é superar a posição marginal dessa modalidade de educação, nas escolas assim como no currículo dos cursos de pedagogia, e nas pesquisas acadêmicas.
id UNEMAT-5_5216a78efe982621db09cf704cc8661b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3457
network_acronym_str UNEMAT-5
network_name_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: O PAPEL DAS FACULDADES DE EDUCAÇÃOEducação de Jovens e AdultosFormação de Professores.Este artigo tem por objetivo abrir espaços para se discutir o papel das Faculdades de Educação frente aos novos desafios que a Educação de Jovens e Adultos – EJA, coloca as Instituições de Ensino Superior. O texto sintetiza o resultado de nossa dissertação de mestrado, que analisou as perspectivas de professores das séries iniciais da EJA da rede pública de ensino da Cidade de Cáceres/MT, enfocando o currículo, a prática pedagógica, a avaliação, assim como as perspectivas dos alunos dessas mesmas séries quanto ao seu retorno à escola com alguns trechos de depoimentos de professores que atuam na modalidade EJA. Destacamos neste artigo as questões sobre a reconfiguração da EJA, a partir dos desafios colocados aos sistemas de ensino e as Universidades, cujo primeiro caminho é superar a posição marginal dessa modalidade de educação, nas escolas assim como no currículo dos cursos de pedagogia, e nas pesquisas acadêmicas.UNEMAT Editora2019-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3457Revista da Faculdade de Educação; v. 2 n. 1 (2004): (JAN/JUN); 77-932178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3457/2753Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCastro, Catarina Maria Garcia2021-07-05T10:17:11Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3457Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2021-07-05T10:17:11Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: O PAPEL DAS FACULDADES DE EDUCAÇÃO
title FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: O PAPEL DAS FACULDADES DE EDUCAÇÃO
spellingShingle FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: O PAPEL DAS FACULDADES DE EDUCAÇÃO
Castro, Catarina Maria Garcia
Educação de Jovens e Adultos
Formação de Professores.
title_short FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: O PAPEL DAS FACULDADES DE EDUCAÇÃO
title_full FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: O PAPEL DAS FACULDADES DE EDUCAÇÃO
title_fullStr FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: O PAPEL DAS FACULDADES DE EDUCAÇÃO
title_full_unstemmed FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: O PAPEL DAS FACULDADES DE EDUCAÇÃO
title_sort FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: O PAPEL DAS FACULDADES DE EDUCAÇÃO
author Castro, Catarina Maria Garcia
author_facet Castro, Catarina Maria Garcia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Catarina Maria Garcia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de Jovens e Adultos
Formação de Professores.
topic Educação de Jovens e Adultos
Formação de Professores.
description Este artigo tem por objetivo abrir espaços para se discutir o papel das Faculdades de Educação frente aos novos desafios que a Educação de Jovens e Adultos – EJA, coloca as Instituições de Ensino Superior. O texto sintetiza o resultado de nossa dissertação de mestrado, que analisou as perspectivas de professores das séries iniciais da EJA da rede pública de ensino da Cidade de Cáceres/MT, enfocando o currículo, a prática pedagógica, a avaliação, assim como as perspectivas dos alunos dessas mesmas séries quanto ao seu retorno à escola com alguns trechos de depoimentos de professores que atuam na modalidade EJA. Destacamos neste artigo as questões sobre a reconfiguração da EJA, a partir dos desafios colocados aos sistemas de ensino e as Universidades, cujo primeiro caminho é superar a posição marginal dessa modalidade de educação, nas escolas assim como no currículo dos cursos de pedagogia, e nas pesquisas acadêmicas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3457
url https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3457
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3457/2753
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação; v. 2 n. 1 (2004): (JAN/JUN); 77-93
2178-7476
reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
collection Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv revistafaed@unemat.br
_version_ 1801217459395493888