FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: O PAPEL DAS FACULDADES DE EDUCAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3457 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo abrir espaços para se discutir o papel das Faculdades de Educação frente aos novos desafios que a Educação de Jovens e Adultos – EJA, coloca as Instituições de Ensino Superior. O texto sintetiza o resultado de nossa dissertação de mestrado, que analisou as perspectivas de professores das séries iniciais da EJA da rede pública de ensino da Cidade de Cáceres/MT, enfocando o currículo, a prática pedagógica, a avaliação, assim como as perspectivas dos alunos dessas mesmas séries quanto ao seu retorno à escola com alguns trechos de depoimentos de professores que atuam na modalidade EJA. Destacamos neste artigo as questões sobre a reconfiguração da EJA, a partir dos desafios colocados aos sistemas de ensino e as Universidades, cujo primeiro caminho é superar a posição marginal dessa modalidade de educação, nas escolas assim como no currículo dos cursos de pedagogia, e nas pesquisas acadêmicas. |
id |
UNEMAT-5_5216a78efe982621db09cf704cc8661b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3457 |
network_acronym_str |
UNEMAT-5 |
network_name_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: O PAPEL DAS FACULDADES DE EDUCAÇÃOEducação de Jovens e AdultosFormação de Professores.Este artigo tem por objetivo abrir espaços para se discutir o papel das Faculdades de Educação frente aos novos desafios que a Educação de Jovens e Adultos – EJA, coloca as Instituições de Ensino Superior. O texto sintetiza o resultado de nossa dissertação de mestrado, que analisou as perspectivas de professores das séries iniciais da EJA da rede pública de ensino da Cidade de Cáceres/MT, enfocando o currículo, a prática pedagógica, a avaliação, assim como as perspectivas dos alunos dessas mesmas séries quanto ao seu retorno à escola com alguns trechos de depoimentos de professores que atuam na modalidade EJA. Destacamos neste artigo as questões sobre a reconfiguração da EJA, a partir dos desafios colocados aos sistemas de ensino e as Universidades, cujo primeiro caminho é superar a posição marginal dessa modalidade de educação, nas escolas assim como no currículo dos cursos de pedagogia, e nas pesquisas acadêmicas.UNEMAT Editora2019-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3457Revista da Faculdade de Educação; v. 2 n. 1 (2004): (JAN/JUN); 77-932178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3457/2753Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCastro, Catarina Maria Garcia2021-07-05T10:17:11Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3457Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2021-07-05T10:17:11Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: O PAPEL DAS FACULDADES DE EDUCAÇÃO |
title |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: O PAPEL DAS FACULDADES DE EDUCAÇÃO |
spellingShingle |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: O PAPEL DAS FACULDADES DE EDUCAÇÃO Castro, Catarina Maria Garcia Educação de Jovens e Adultos Formação de Professores. |
title_short |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: O PAPEL DAS FACULDADES DE EDUCAÇÃO |
title_full |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: O PAPEL DAS FACULDADES DE EDUCAÇÃO |
title_fullStr |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: O PAPEL DAS FACULDADES DE EDUCAÇÃO |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: O PAPEL DAS FACULDADES DE EDUCAÇÃO |
title_sort |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: O PAPEL DAS FACULDADES DE EDUCAÇÃO |
author |
Castro, Catarina Maria Garcia |
author_facet |
Castro, Catarina Maria Garcia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castro, Catarina Maria Garcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de Jovens e Adultos Formação de Professores. |
topic |
Educação de Jovens e Adultos Formação de Professores. |
description |
Este artigo tem por objetivo abrir espaços para se discutir o papel das Faculdades de Educação frente aos novos desafios que a Educação de Jovens e Adultos – EJA, coloca as Instituições de Ensino Superior. O texto sintetiza o resultado de nossa dissertação de mestrado, que analisou as perspectivas de professores das séries iniciais da EJA da rede pública de ensino da Cidade de Cáceres/MT, enfocando o currículo, a prática pedagógica, a avaliação, assim como as perspectivas dos alunos dessas mesmas séries quanto ao seu retorno à escola com alguns trechos de depoimentos de professores que atuam na modalidade EJA. Destacamos neste artigo as questões sobre a reconfiguração da EJA, a partir dos desafios colocados aos sistemas de ensino e as Universidades, cujo primeiro caminho é superar a posição marginal dessa modalidade de educação, nas escolas assim como no currículo dos cursos de pedagogia, e nas pesquisas acadêmicas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3457 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3457 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3457/2753 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação; v. 2 n. 1 (2004): (JAN/JUN); 77-93 2178-7476 reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
collection |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafaed@unemat.br |
_version_ |
1801217459395493888 |