POLÍTICAS PÚBLICAS PRESCRITAS PARA EDUCAÇÃO ESPECIAL: É POSSÍVEL PENSAR NA UNIVERSALIZAÇÃO DA ESCOLARIZAÇÃO PARA TODOS?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Marily Oliveira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: de Melo Júnior, Arlindo Lins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4788
Resumo: Os alunos da Educação Especial vêm frequentando as escolas regulares e tem ascendido academicamente. Isso acontece devido as lutas dos movimentos sociais e dos próprios estudantes que buscam o comprimento dos seus direitos sociais, tais como a educação. O governo brasileiro, por intermédio das políticas públicas tem respondido as demandas por meio dos programas que prescrevem a universalização do acesso à educação. Neste sentido, perguntamos é possível pensar na universalização da escolarização para todos através das políticas públicas da Educação Especial? Objetivamos problematizar as políticas públicas voltadas ao público alvo da Educação especial, dando ênfase a entrada e permanência dos estudantes com deficiência no ambiente de escola regular em consonância com os programas de acessibilidade para a pessoa com deficiência relacionado a inclusão escolar. Esse estudo é qualitativo sob o viés da pesquisa documental. Os resultados demostram a necessidade de um melhor acompanhamento dos programas, buscando assim soluções para os problemas e novas alternativas, para que de fato as políticas saiam do prescrito e se torne realidade no cotidiano escolar
id UNEMAT-5_64ab5512fe9d4c570b46147e4d866ab2
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4788
network_acronym_str UNEMAT-5
network_name_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository_id_str
spelling POLÍTICAS PÚBLICAS PRESCRITAS PARA EDUCAÇÃO ESPECIAL: É POSSÍVEL PENSAR NA UNIVERSALIZAÇÃO DA ESCOLARIZAÇÃO PARA TODOS?Os alunos da Educação Especial vêm frequentando as escolas regulares e tem ascendido academicamente. Isso acontece devido as lutas dos movimentos sociais e dos próprios estudantes que buscam o comprimento dos seus direitos sociais, tais como a educação. O governo brasileiro, por intermédio das políticas públicas tem respondido as demandas por meio dos programas que prescrevem a universalização do acesso à educação. Neste sentido, perguntamos é possível pensar na universalização da escolarização para todos através das políticas públicas da Educação Especial? Objetivamos problematizar as políticas públicas voltadas ao público alvo da Educação especial, dando ênfase a entrada e permanência dos estudantes com deficiência no ambiente de escola regular em consonância com os programas de acessibilidade para a pessoa com deficiência relacionado a inclusão escolar. Esse estudo é qualitativo sob o viés da pesquisa documental. Os resultados demostram a necessidade de um melhor acompanhamento dos programas, buscando assim soluções para os problemas e novas alternativas, para que de fato as políticas saiam do prescrito e se torne realidade no cotidiano escolarUNEMAT Editora2020-08-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4788Revista da Faculdade de Educação; v. 33 n. 1 (2020): (JAN/JUN); 119-1352178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4788/3673Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Marily Oliveirade Melo Júnior, Arlindo Lins2020-08-10T10:26:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4788Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2020-08-10T10:26:36Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv POLÍTICAS PÚBLICAS PRESCRITAS PARA EDUCAÇÃO ESPECIAL: É POSSÍVEL PENSAR NA UNIVERSALIZAÇÃO DA ESCOLARIZAÇÃO PARA TODOS?
title POLÍTICAS PÚBLICAS PRESCRITAS PARA EDUCAÇÃO ESPECIAL: É POSSÍVEL PENSAR NA UNIVERSALIZAÇÃO DA ESCOLARIZAÇÃO PARA TODOS?
spellingShingle POLÍTICAS PÚBLICAS PRESCRITAS PARA EDUCAÇÃO ESPECIAL: É POSSÍVEL PENSAR NA UNIVERSALIZAÇÃO DA ESCOLARIZAÇÃO PARA TODOS?
Barbosa, Marily Oliveira
title_short POLÍTICAS PÚBLICAS PRESCRITAS PARA EDUCAÇÃO ESPECIAL: É POSSÍVEL PENSAR NA UNIVERSALIZAÇÃO DA ESCOLARIZAÇÃO PARA TODOS?
title_full POLÍTICAS PÚBLICAS PRESCRITAS PARA EDUCAÇÃO ESPECIAL: É POSSÍVEL PENSAR NA UNIVERSALIZAÇÃO DA ESCOLARIZAÇÃO PARA TODOS?
title_fullStr POLÍTICAS PÚBLICAS PRESCRITAS PARA EDUCAÇÃO ESPECIAL: É POSSÍVEL PENSAR NA UNIVERSALIZAÇÃO DA ESCOLARIZAÇÃO PARA TODOS?
title_full_unstemmed POLÍTICAS PÚBLICAS PRESCRITAS PARA EDUCAÇÃO ESPECIAL: É POSSÍVEL PENSAR NA UNIVERSALIZAÇÃO DA ESCOLARIZAÇÃO PARA TODOS?
title_sort POLÍTICAS PÚBLICAS PRESCRITAS PARA EDUCAÇÃO ESPECIAL: É POSSÍVEL PENSAR NA UNIVERSALIZAÇÃO DA ESCOLARIZAÇÃO PARA TODOS?
author Barbosa, Marily Oliveira
author_facet Barbosa, Marily Oliveira
de Melo Júnior, Arlindo Lins
author_role author
author2 de Melo Júnior, Arlindo Lins
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Marily Oliveira
de Melo Júnior, Arlindo Lins
description Os alunos da Educação Especial vêm frequentando as escolas regulares e tem ascendido academicamente. Isso acontece devido as lutas dos movimentos sociais e dos próprios estudantes que buscam o comprimento dos seus direitos sociais, tais como a educação. O governo brasileiro, por intermédio das políticas públicas tem respondido as demandas por meio dos programas que prescrevem a universalização do acesso à educação. Neste sentido, perguntamos é possível pensar na universalização da escolarização para todos através das políticas públicas da Educação Especial? Objetivamos problematizar as políticas públicas voltadas ao público alvo da Educação especial, dando ênfase a entrada e permanência dos estudantes com deficiência no ambiente de escola regular em consonância com os programas de acessibilidade para a pessoa com deficiência relacionado a inclusão escolar. Esse estudo é qualitativo sob o viés da pesquisa documental. Os resultados demostram a necessidade de um melhor acompanhamento dos programas, buscando assim soluções para os problemas e novas alternativas, para que de fato as políticas saiam do prescrito e se torne realidade no cotidiano escolar
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4788
url https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4788
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4788/3673
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação; v. 33 n. 1 (2020): (JAN/JUN); 119-135
2178-7476
reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
collection Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv revistafaed@unemat.br
_version_ 1801217460796391424