O QUE REVELAM OS CADERNOS DE ALUNOS SOBRE O ENSINO DA MATEMÁTICA NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nakazawa, Anne Harumi Mizuguchi
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Garcia, Thiago Cristina Domingos da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3962
Resumo: Nesta pesquisa, caracterizada como um estudo de caso buscou-se compreender o que e como ensinam matemática professores do 1º ano do Ensino Fundamental. Para caracterizar e compreender as práticas pedagógicas optou-se por observar as aulas, entrevistar as professoras e proceder à análise de cadernos de classe de alunos do 1º ano de duas escolas da rede pública de ensino durante um ano letivo. Neste texto, apresenta-se a análise realizada nos cadernos. Os dados indicam que os conteúdos matemáticos registrados com maior frequência nos cadernos foram número natural e as operações fundamentais. Os registros foram propostos pelo professor, e não há produções espontâneas das crianças nos cadernos. Os exercícios que contemplam número natural se caracterizam pela ênfase na associação, repetição e memorização. Os resultados da pesquisa indicam que, nas turmas investigadas, o ensino da matemática no 1º ano não considera as características da infância nem a matemática como produção humana.
id UNEMAT-5_6c09a5dac61a56bf3aafce7591f8c79d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3962
network_acronym_str UNEMAT-5
network_name_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository_id_str
spelling O QUE REVELAM OS CADERNOS DE ALUNOS SOBRE O ENSINO DA MATEMÁTICA NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTALmatemáticacadernos1º anoensino fundamentalNesta pesquisa, caracterizada como um estudo de caso buscou-se compreender o que e como ensinam matemática professores do 1º ano do Ensino Fundamental. Para caracterizar e compreender as práticas pedagógicas optou-se por observar as aulas, entrevistar as professoras e proceder à análise de cadernos de classe de alunos do 1º ano de duas escolas da rede pública de ensino durante um ano letivo. Neste texto, apresenta-se a análise realizada nos cadernos. Os dados indicam que os conteúdos matemáticos registrados com maior frequência nos cadernos foram número natural e as operações fundamentais. Os registros foram propostos pelo professor, e não há produções espontâneas das crianças nos cadernos. Os exercícios que contemplam número natural se caracterizam pela ênfase na associação, repetição e memorização. Os resultados da pesquisa indicam que, nas turmas investigadas, o ensino da matemática no 1º ano não considera as características da infância nem a matemática como produção humana.UNEMAT Editora2019-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3962Revista da Faculdade de Educação; v. 22 n. 2 (2014): (JUL/DEZ); 53-682178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3962/3154Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessNakazawa, Anne Harumi MizuguchiGarcia, Thiago Cristina Domingos da2019-10-11T00:18:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3962Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2019-10-11T00:18:19Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv O QUE REVELAM OS CADERNOS DE ALUNOS SOBRE O ENSINO DA MATEMÁTICA NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
title O QUE REVELAM OS CADERNOS DE ALUNOS SOBRE O ENSINO DA MATEMÁTICA NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
spellingShingle O QUE REVELAM OS CADERNOS DE ALUNOS SOBRE O ENSINO DA MATEMÁTICA NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Nakazawa, Anne Harumi Mizuguchi
matemática
cadernos
1º ano
ensino fundamental
title_short O QUE REVELAM OS CADERNOS DE ALUNOS SOBRE O ENSINO DA MATEMÁTICA NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full O QUE REVELAM OS CADERNOS DE ALUNOS SOBRE O ENSINO DA MATEMÁTICA NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_fullStr O QUE REVELAM OS CADERNOS DE ALUNOS SOBRE O ENSINO DA MATEMÁTICA NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full_unstemmed O QUE REVELAM OS CADERNOS DE ALUNOS SOBRE O ENSINO DA MATEMÁTICA NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_sort O QUE REVELAM OS CADERNOS DE ALUNOS SOBRE O ENSINO DA MATEMÁTICA NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
author Nakazawa, Anne Harumi Mizuguchi
author_facet Nakazawa, Anne Harumi Mizuguchi
Garcia, Thiago Cristina Domingos da
author_role author
author2 Garcia, Thiago Cristina Domingos da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nakazawa, Anne Harumi Mizuguchi
Garcia, Thiago Cristina Domingos da
dc.subject.por.fl_str_mv matemática
cadernos
1º ano
ensino fundamental
topic matemática
cadernos
1º ano
ensino fundamental
description Nesta pesquisa, caracterizada como um estudo de caso buscou-se compreender o que e como ensinam matemática professores do 1º ano do Ensino Fundamental. Para caracterizar e compreender as práticas pedagógicas optou-se por observar as aulas, entrevistar as professoras e proceder à análise de cadernos de classe de alunos do 1º ano de duas escolas da rede pública de ensino durante um ano letivo. Neste texto, apresenta-se a análise realizada nos cadernos. Os dados indicam que os conteúdos matemáticos registrados com maior frequência nos cadernos foram número natural e as operações fundamentais. Os registros foram propostos pelo professor, e não há produções espontâneas das crianças nos cadernos. Os exercícios que contemplam número natural se caracterizam pela ênfase na associação, repetição e memorização. Os resultados da pesquisa indicam que, nas turmas investigadas, o ensino da matemática no 1º ano não considera as características da infância nem a matemática como produção humana.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3962
url https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3962
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3962/3154
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação; v. 22 n. 2 (2014): (JUL/DEZ); 53-68
2178-7476
reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
collection Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv revistafaed@unemat.br
_version_ 1801217460331872256