O QUE REVELAM OS CADERNOS DE ALUNOS SOBRE O ENSINO DA MATEMÁTICA NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3962 |
Resumo: | Nesta pesquisa, caracterizada como um estudo de caso buscou-se compreender o que e como ensinam matemática professores do 1º ano do Ensino Fundamental. Para caracterizar e compreender as práticas pedagógicas optou-se por observar as aulas, entrevistar as professoras e proceder à análise de cadernos de classe de alunos do 1º ano de duas escolas da rede pública de ensino durante um ano letivo. Neste texto, apresenta-se a análise realizada nos cadernos. Os dados indicam que os conteúdos matemáticos registrados com maior frequência nos cadernos foram número natural e as operações fundamentais. Os registros foram propostos pelo professor, e não há produções espontâneas das crianças nos cadernos. Os exercícios que contemplam número natural se caracterizam pela ênfase na associação, repetição e memorização. Os resultados da pesquisa indicam que, nas turmas investigadas, o ensino da matemática no 1º ano não considera as características da infância nem a matemática como produção humana. |
id |
UNEMAT-5_6c09a5dac61a56bf3aafce7591f8c79d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3962 |
network_acronym_str |
UNEMAT-5 |
network_name_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O QUE REVELAM OS CADERNOS DE ALUNOS SOBRE O ENSINO DA MATEMÁTICA NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTALmatemáticacadernos1º anoensino fundamentalNesta pesquisa, caracterizada como um estudo de caso buscou-se compreender o que e como ensinam matemática professores do 1º ano do Ensino Fundamental. Para caracterizar e compreender as práticas pedagógicas optou-se por observar as aulas, entrevistar as professoras e proceder à análise de cadernos de classe de alunos do 1º ano de duas escolas da rede pública de ensino durante um ano letivo. Neste texto, apresenta-se a análise realizada nos cadernos. Os dados indicam que os conteúdos matemáticos registrados com maior frequência nos cadernos foram número natural e as operações fundamentais. Os registros foram propostos pelo professor, e não há produções espontâneas das crianças nos cadernos. Os exercícios que contemplam número natural se caracterizam pela ênfase na associação, repetição e memorização. Os resultados da pesquisa indicam que, nas turmas investigadas, o ensino da matemática no 1º ano não considera as características da infância nem a matemática como produção humana.UNEMAT Editora2019-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3962Revista da Faculdade de Educação; v. 22 n. 2 (2014): (JUL/DEZ); 53-682178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3962/3154Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessNakazawa, Anne Harumi MizuguchiGarcia, Thiago Cristina Domingos da2019-10-11T00:18:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3962Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2019-10-11T00:18:19Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O QUE REVELAM OS CADERNOS DE ALUNOS SOBRE O ENSINO DA MATEMÁTICA NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title |
O QUE REVELAM OS CADERNOS DE ALUNOS SOBRE O ENSINO DA MATEMÁTICA NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
spellingShingle |
O QUE REVELAM OS CADERNOS DE ALUNOS SOBRE O ENSINO DA MATEMÁTICA NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Nakazawa, Anne Harumi Mizuguchi matemática cadernos 1º ano ensino fundamental |
title_short |
O QUE REVELAM OS CADERNOS DE ALUNOS SOBRE O ENSINO DA MATEMÁTICA NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full |
O QUE REVELAM OS CADERNOS DE ALUNOS SOBRE O ENSINO DA MATEMÁTICA NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_fullStr |
O QUE REVELAM OS CADERNOS DE ALUNOS SOBRE O ENSINO DA MATEMÁTICA NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full_unstemmed |
O QUE REVELAM OS CADERNOS DE ALUNOS SOBRE O ENSINO DA MATEMÁTICA NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_sort |
O QUE REVELAM OS CADERNOS DE ALUNOS SOBRE O ENSINO DA MATEMÁTICA NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
author |
Nakazawa, Anne Harumi Mizuguchi |
author_facet |
Nakazawa, Anne Harumi Mizuguchi Garcia, Thiago Cristina Domingos da |
author_role |
author |
author2 |
Garcia, Thiago Cristina Domingos da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nakazawa, Anne Harumi Mizuguchi Garcia, Thiago Cristina Domingos da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
matemática cadernos 1º ano ensino fundamental |
topic |
matemática cadernos 1º ano ensino fundamental |
description |
Nesta pesquisa, caracterizada como um estudo de caso buscou-se compreender o que e como ensinam matemática professores do 1º ano do Ensino Fundamental. Para caracterizar e compreender as práticas pedagógicas optou-se por observar as aulas, entrevistar as professoras e proceder à análise de cadernos de classe de alunos do 1º ano de duas escolas da rede pública de ensino durante um ano letivo. Neste texto, apresenta-se a análise realizada nos cadernos. Os dados indicam que os conteúdos matemáticos registrados com maior frequência nos cadernos foram número natural e as operações fundamentais. Os registros foram propostos pelo professor, e não há produções espontâneas das crianças nos cadernos. Os exercícios que contemplam número natural se caracterizam pela ênfase na associação, repetição e memorização. Os resultados da pesquisa indicam que, nas turmas investigadas, o ensino da matemática no 1º ano não considera as características da infância nem a matemática como produção humana. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3962 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3962 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3962/3154 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação; v. 22 n. 2 (2014): (JUL/DEZ); 53-68 2178-7476 reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
collection |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafaed@unemat.br |
_version_ |
1801217460331872256 |