FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE DE DOCUMENTOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Manoel dos Santos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3590
Resumo: Trata-se de um estudo teórico-documental que analisa dois cursos denominados: Formação de Professores em Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental no campus da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB e Licenciatura Plena em Pedagogia com habilitação nas séries iniciais do Ensino Fundamental no campus da Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Entre os objetivos destacamos: desvelar as contradições e pressupostos teóricoepistemológicos que norteiam esses cursos, contribuir nas discussões sobre os cursos de formação docente da educação básica e refletir criticamente sobre as políticas educacionais que tratam da formação de professores. Utilizamos como fontes de análise as propostas de formação de professores da UNEB, campus de Ipiaú-BA, e UESB, campus de Jequié-BA, além de documentos legais como a LDBEN e as resoluções CNE/C1/2002, CNE/C2/2002. A discussão se referencia nos documentos que instrumentalizam os cursos.
id UNEMAT-5_759a585b4e3e4d7f5ecbd79d3dfd7819
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3590
network_acronym_str UNEMAT-5
network_name_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE DE DOCUMENTOSEducação InfantilLDBENUNEBUESBEnsino Fundamental.Trata-se de um estudo teórico-documental que analisa dois cursos denominados: Formação de Professores em Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental no campus da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB e Licenciatura Plena em Pedagogia com habilitação nas séries iniciais do Ensino Fundamental no campus da Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Entre os objetivos destacamos: desvelar as contradições e pressupostos teóricoepistemológicos que norteiam esses cursos, contribuir nas discussões sobre os cursos de formação docente da educação básica e refletir criticamente sobre as políticas educacionais que tratam da formação de professores. Utilizamos como fontes de análise as propostas de formação de professores da UNEB, campus de Ipiaú-BA, e UESB, campus de Jequié-BA, além de documentos legais como a LDBEN e as resoluções CNE/C1/2002, CNE/C2/2002. A discussão se referencia nos documentos que instrumentalizam os cursos.UNEMAT Editora2019-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3590Revista da Faculdade de Educação; v. 8 n. 2 (2007): (JAN/DEZ); 151-1672178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3590/2872Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Manoel dos Santos2021-07-05T10:47:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3590Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2021-07-05T10:47:57Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE DE DOCUMENTOS
title FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE DE DOCUMENTOS
spellingShingle FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE DE DOCUMENTOS
Gomes, Manoel dos Santos
Educação Infantil
LDBEN
UNEB
UESB
Ensino Fundamental.
title_short FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE DE DOCUMENTOS
title_full FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE DE DOCUMENTOS
title_fullStr FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE DE DOCUMENTOS
title_full_unstemmed FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE DE DOCUMENTOS
title_sort FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE DE DOCUMENTOS
author Gomes, Manoel dos Santos
author_facet Gomes, Manoel dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Manoel dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil
LDBEN
UNEB
UESB
Ensino Fundamental.
topic Educação Infantil
LDBEN
UNEB
UESB
Ensino Fundamental.
description Trata-se de um estudo teórico-documental que analisa dois cursos denominados: Formação de Professores em Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental no campus da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB e Licenciatura Plena em Pedagogia com habilitação nas séries iniciais do Ensino Fundamental no campus da Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Entre os objetivos destacamos: desvelar as contradições e pressupostos teóricoepistemológicos que norteiam esses cursos, contribuir nas discussões sobre os cursos de formação docente da educação básica e refletir criticamente sobre as políticas educacionais que tratam da formação de professores. Utilizamos como fontes de análise as propostas de formação de professores da UNEB, campus de Ipiaú-BA, e UESB, campus de Jequié-BA, além de documentos legais como a LDBEN e as resoluções CNE/C1/2002, CNE/C2/2002. A discussão se referencia nos documentos que instrumentalizam os cursos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3590
url https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3590
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3590/2872
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação; v. 8 n. 2 (2007): (JAN/DEZ); 151-167
2178-7476
reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
collection Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv revistafaed@unemat.br
_version_ 1801217459459457024