O QUE DIZEM AS COMUNICAÇÕES CIENTÍFICAS SOBRE O PAPEL DA ESCOLA E DOS PROFESSORES NO USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Júnior, Nelson Machado do Carmo
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Sá-Silva, Jackson Ronie
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3935
Resumo: O Uso Racional de Medicamentos (URM) é um tema que deve ser problematizado nas instituições sociais. A escola e as práticas docentes potencializam o elo saúde-educação. Este artigo apresenta uma pesquisa documental realizada em comunicações científicas que informam sobre o URM. Procurou-se analisar se tais comunicações citam o papel da escola e dos professores na divulgação dessas informações. A análise dos documentos demonstrou que o tema, quando abordado, é de forma superficial, simplista ou mesmo inexistente. Percebeu-se que, a escola é um local de promoção da saúde, ainda com visão restrita e curativista. Compreende-se ser necessário que, a temática do URM seja discutida nas escolas de maneira problematizadora, como uma ferramenta de promoção da saúde, potencializando as práticas de atenção primária.
id UNEMAT-5_76069067f779d63f37e3ce28cc49988e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3935
network_acronym_str UNEMAT-5
network_name_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository_id_str
spelling O QUE DIZEM AS COMUNICAÇÕES CIENTÍFICAS SOBRE O PAPEL DA ESCOLA E DOS PROFESSORES NO USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS?comunicações científicasuso racional de medicamentoseducação em saúdeescola.O Uso Racional de Medicamentos (URM) é um tema que deve ser problematizado nas instituições sociais. A escola e as práticas docentes potencializam o elo saúde-educação. Este artigo apresenta uma pesquisa documental realizada em comunicações científicas que informam sobre o URM. Procurou-se analisar se tais comunicações citam o papel da escola e dos professores na divulgação dessas informações. A análise dos documentos demonstrou que o tema, quando abordado, é de forma superficial, simplista ou mesmo inexistente. Percebeu-se que, a escola é um local de promoção da saúde, ainda com visão restrita e curativista. Compreende-se ser necessário que, a temática do URM seja discutida nas escolas de maneira problematizadora, como uma ferramenta de promoção da saúde, potencializando as práticas de atenção primária.UNEMAT Editora2019-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3935Revista da Faculdade de Educação; v. 26 n. 2 (2016): (JUL/DEZ); 159-1752178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3935/3128Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessJúnior, Nelson Machado do CarmoSá-Silva, Jackson Ronie2019-10-10T21:51:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3935Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2019-10-10T21:51:55Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv O QUE DIZEM AS COMUNICAÇÕES CIENTÍFICAS SOBRE O PAPEL DA ESCOLA E DOS PROFESSORES NO USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS?
title O QUE DIZEM AS COMUNICAÇÕES CIENTÍFICAS SOBRE O PAPEL DA ESCOLA E DOS PROFESSORES NO USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS?
spellingShingle O QUE DIZEM AS COMUNICAÇÕES CIENTÍFICAS SOBRE O PAPEL DA ESCOLA E DOS PROFESSORES NO USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS?
Júnior, Nelson Machado do Carmo
comunicações científicas
uso racional de medicamentos
educação em saúde
escola.
title_short O QUE DIZEM AS COMUNICAÇÕES CIENTÍFICAS SOBRE O PAPEL DA ESCOLA E DOS PROFESSORES NO USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS?
title_full O QUE DIZEM AS COMUNICAÇÕES CIENTÍFICAS SOBRE O PAPEL DA ESCOLA E DOS PROFESSORES NO USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS?
title_fullStr O QUE DIZEM AS COMUNICAÇÕES CIENTÍFICAS SOBRE O PAPEL DA ESCOLA E DOS PROFESSORES NO USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS?
title_full_unstemmed O QUE DIZEM AS COMUNICAÇÕES CIENTÍFICAS SOBRE O PAPEL DA ESCOLA E DOS PROFESSORES NO USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS?
title_sort O QUE DIZEM AS COMUNICAÇÕES CIENTÍFICAS SOBRE O PAPEL DA ESCOLA E DOS PROFESSORES NO USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS?
author Júnior, Nelson Machado do Carmo
author_facet Júnior, Nelson Machado do Carmo
Sá-Silva, Jackson Ronie
author_role author
author2 Sá-Silva, Jackson Ronie
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Júnior, Nelson Machado do Carmo
Sá-Silva, Jackson Ronie
dc.subject.por.fl_str_mv comunicações científicas
uso racional de medicamentos
educação em saúde
escola.
topic comunicações científicas
uso racional de medicamentos
educação em saúde
escola.
description O Uso Racional de Medicamentos (URM) é um tema que deve ser problematizado nas instituições sociais. A escola e as práticas docentes potencializam o elo saúde-educação. Este artigo apresenta uma pesquisa documental realizada em comunicações científicas que informam sobre o URM. Procurou-se analisar se tais comunicações citam o papel da escola e dos professores na divulgação dessas informações. A análise dos documentos demonstrou que o tema, quando abordado, é de forma superficial, simplista ou mesmo inexistente. Percebeu-se que, a escola é um local de promoção da saúde, ainda com visão restrita e curativista. Compreende-se ser necessário que, a temática do URM seja discutida nas escolas de maneira problematizadora, como uma ferramenta de promoção da saúde, potencializando as práticas de atenção primária.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3935
url https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3935
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3935/3128
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação; v. 26 n. 2 (2016): (JUL/DEZ); 159-175
2178-7476
reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
collection Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv revistafaed@unemat.br
_version_ 1801217460280492032