O QUE DIZEM AS COMUNICAÇÕES CIENTÍFICAS SOBRE O PAPEL DA ESCOLA E DOS PROFESSORES NO USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3935 |
Resumo: | O Uso Racional de Medicamentos (URM) é um tema que deve ser problematizado nas instituições sociais. A escola e as práticas docentes potencializam o elo saúde-educação. Este artigo apresenta uma pesquisa documental realizada em comunicações científicas que informam sobre o URM. Procurou-se analisar se tais comunicações citam o papel da escola e dos professores na divulgação dessas informações. A análise dos documentos demonstrou que o tema, quando abordado, é de forma superficial, simplista ou mesmo inexistente. Percebeu-se que, a escola é um local de promoção da saúde, ainda com visão restrita e curativista. Compreende-se ser necessário que, a temática do URM seja discutida nas escolas de maneira problematizadora, como uma ferramenta de promoção da saúde, potencializando as práticas de atenção primária. |
id |
UNEMAT-5_76069067f779d63f37e3ce28cc49988e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3935 |
network_acronym_str |
UNEMAT-5 |
network_name_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O QUE DIZEM AS COMUNICAÇÕES CIENTÍFICAS SOBRE O PAPEL DA ESCOLA E DOS PROFESSORES NO USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS?comunicações científicasuso racional de medicamentoseducação em saúdeescola.O Uso Racional de Medicamentos (URM) é um tema que deve ser problematizado nas instituições sociais. A escola e as práticas docentes potencializam o elo saúde-educação. Este artigo apresenta uma pesquisa documental realizada em comunicações científicas que informam sobre o URM. Procurou-se analisar se tais comunicações citam o papel da escola e dos professores na divulgação dessas informações. A análise dos documentos demonstrou que o tema, quando abordado, é de forma superficial, simplista ou mesmo inexistente. Percebeu-se que, a escola é um local de promoção da saúde, ainda com visão restrita e curativista. Compreende-se ser necessário que, a temática do URM seja discutida nas escolas de maneira problematizadora, como uma ferramenta de promoção da saúde, potencializando as práticas de atenção primária.UNEMAT Editora2019-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3935Revista da Faculdade de Educação; v. 26 n. 2 (2016): (JUL/DEZ); 159-1752178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3935/3128Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessJúnior, Nelson Machado do CarmoSá-Silva, Jackson Ronie2019-10-10T21:51:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3935Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2019-10-10T21:51:55Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O QUE DIZEM AS COMUNICAÇÕES CIENTÍFICAS SOBRE O PAPEL DA ESCOLA E DOS PROFESSORES NO USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS? |
title |
O QUE DIZEM AS COMUNICAÇÕES CIENTÍFICAS SOBRE O PAPEL DA ESCOLA E DOS PROFESSORES NO USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS? |
spellingShingle |
O QUE DIZEM AS COMUNICAÇÕES CIENTÍFICAS SOBRE O PAPEL DA ESCOLA E DOS PROFESSORES NO USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS? Júnior, Nelson Machado do Carmo comunicações científicas uso racional de medicamentos educação em saúde escola. |
title_short |
O QUE DIZEM AS COMUNICAÇÕES CIENTÍFICAS SOBRE O PAPEL DA ESCOLA E DOS PROFESSORES NO USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS? |
title_full |
O QUE DIZEM AS COMUNICAÇÕES CIENTÍFICAS SOBRE O PAPEL DA ESCOLA E DOS PROFESSORES NO USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS? |
title_fullStr |
O QUE DIZEM AS COMUNICAÇÕES CIENTÍFICAS SOBRE O PAPEL DA ESCOLA E DOS PROFESSORES NO USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS? |
title_full_unstemmed |
O QUE DIZEM AS COMUNICAÇÕES CIENTÍFICAS SOBRE O PAPEL DA ESCOLA E DOS PROFESSORES NO USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS? |
title_sort |
O QUE DIZEM AS COMUNICAÇÕES CIENTÍFICAS SOBRE O PAPEL DA ESCOLA E DOS PROFESSORES NO USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS? |
author |
Júnior, Nelson Machado do Carmo |
author_facet |
Júnior, Nelson Machado do Carmo Sá-Silva, Jackson Ronie |
author_role |
author |
author2 |
Sá-Silva, Jackson Ronie |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Júnior, Nelson Machado do Carmo Sá-Silva, Jackson Ronie |
dc.subject.por.fl_str_mv |
comunicações científicas uso racional de medicamentos educação em saúde escola. |
topic |
comunicações científicas uso racional de medicamentos educação em saúde escola. |
description |
O Uso Racional de Medicamentos (URM) é um tema que deve ser problematizado nas instituições sociais. A escola e as práticas docentes potencializam o elo saúde-educação. Este artigo apresenta uma pesquisa documental realizada em comunicações científicas que informam sobre o URM. Procurou-se analisar se tais comunicações citam o papel da escola e dos professores na divulgação dessas informações. A análise dos documentos demonstrou que o tema, quando abordado, é de forma superficial, simplista ou mesmo inexistente. Percebeu-se que, a escola é um local de promoção da saúde, ainda com visão restrita e curativista. Compreende-se ser necessário que, a temática do URM seja discutida nas escolas de maneira problematizadora, como uma ferramenta de promoção da saúde, potencializando as práticas de atenção primária. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3935 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3935 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3935/3128 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação; v. 26 n. 2 (2016): (JUL/DEZ); 159-175 2178-7476 reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
collection |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafaed@unemat.br |
_version_ |
1801217460280492032 |