A CONTRIBUIÇÃO DE MERLEAU-PONTY EM PESQUISAS SOBRE O “EU” DIFERENTE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3915 |
Resumo: | Trata-se de artigo que apresenta questões gerais do pensamento fenomenológico e evidencia concepções do filósofoMaurice Merleau-Ponty presentes em pesquisas educacionais acerca do indivíduo dito diferente. Evidencia a contribuição do pesquisador na compreensão da relação entre o corpo e o mundo. Compreende a realidade como produto da percepção individual. Portanto, a partir de suas concepções, depreende-se que nenhuma pesquisa é asséptica ou desprovida da humanidade do pesquisador, mas, pelo contrário, é constituída do ser/estar-mundo em suas análises. Como conclusão, apresenta a existência de um fio condutor dos estudos fenomenológicos: a busca pelo fenômeno tendo como premissa básica penetrá-lo, desvelá-lo e interpretá-lo como relação. |
id |
UNEMAT-5_779eb6a9c212d718f6c1a103a50ccaa2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3915 |
network_acronym_str |
UNEMAT-5 |
network_name_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A CONTRIBUIÇÃO DE MERLEAU-PONTY EM PESQUISAS SOBRE O “EU” DIFERENTEfenomenologiapercepçãopesquisa educacional.Trata-se de artigo que apresenta questões gerais do pensamento fenomenológico e evidencia concepções do filósofoMaurice Merleau-Ponty presentes em pesquisas educacionais acerca do indivíduo dito diferente. Evidencia a contribuição do pesquisador na compreensão da relação entre o corpo e o mundo. Compreende a realidade como produto da percepção individual. Portanto, a partir de suas concepções, depreende-se que nenhuma pesquisa é asséptica ou desprovida da humanidade do pesquisador, mas, pelo contrário, é constituída do ser/estar-mundo em suas análises. Como conclusão, apresenta a existência de um fio condutor dos estudos fenomenológicos: a busca pelo fenômeno tendo como premissa básica penetrá-lo, desvelá-lo e interpretá-lo como relação.UNEMAT Editora2019-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3915Revista da Faculdade de Educação; v. 28 n. 2 (2017): (JUL/DEZ); 181-1932178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3915/3108Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Vitor2020-07-25T12:08:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3915Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2020-07-25T12:08:19Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A CONTRIBUIÇÃO DE MERLEAU-PONTY EM PESQUISAS SOBRE O “EU” DIFERENTE |
title |
A CONTRIBUIÇÃO DE MERLEAU-PONTY EM PESQUISAS SOBRE O “EU” DIFERENTE |
spellingShingle |
A CONTRIBUIÇÃO DE MERLEAU-PONTY EM PESQUISAS SOBRE O “EU” DIFERENTE Gomes, Vitor fenomenologia percepção pesquisa educacional. |
title_short |
A CONTRIBUIÇÃO DE MERLEAU-PONTY EM PESQUISAS SOBRE O “EU” DIFERENTE |
title_full |
A CONTRIBUIÇÃO DE MERLEAU-PONTY EM PESQUISAS SOBRE O “EU” DIFERENTE |
title_fullStr |
A CONTRIBUIÇÃO DE MERLEAU-PONTY EM PESQUISAS SOBRE O “EU” DIFERENTE |
title_full_unstemmed |
A CONTRIBUIÇÃO DE MERLEAU-PONTY EM PESQUISAS SOBRE O “EU” DIFERENTE |
title_sort |
A CONTRIBUIÇÃO DE MERLEAU-PONTY EM PESQUISAS SOBRE O “EU” DIFERENTE |
author |
Gomes, Vitor |
author_facet |
Gomes, Vitor |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Vitor |
dc.subject.por.fl_str_mv |
fenomenologia percepção pesquisa educacional. |
topic |
fenomenologia percepção pesquisa educacional. |
description |
Trata-se de artigo que apresenta questões gerais do pensamento fenomenológico e evidencia concepções do filósofoMaurice Merleau-Ponty presentes em pesquisas educacionais acerca do indivíduo dito diferente. Evidencia a contribuição do pesquisador na compreensão da relação entre o corpo e o mundo. Compreende a realidade como produto da percepção individual. Portanto, a partir de suas concepções, depreende-se que nenhuma pesquisa é asséptica ou desprovida da humanidade do pesquisador, mas, pelo contrário, é constituída do ser/estar-mundo em suas análises. Como conclusão, apresenta a existência de um fio condutor dos estudos fenomenológicos: a busca pelo fenômeno tendo como premissa básica penetrá-lo, desvelá-lo e interpretá-lo como relação. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3915 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3915 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3915/3108 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação; v. 28 n. 2 (2017): (JUL/DEZ); 181-193 2178-7476 reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
collection |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafaed@unemat.br |
_version_ |
1801217459949142016 |