COMPREENDENDO A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA POR MEIO DE UM DIÁLOGO RECONSTRUTIVO ENTRE CIÊNCIA, FILOSOFIA E EDUCAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3784 |
Resumo: | Neste artigo, procura-se apresentar uma compreensão da educação contemporânea, tomando como ponto de partida a análise retrospectiva da filosofia, ciência e educação desde o período medieval, perpassando pelo pensamento moderno e culminando na discussão contemporânea destes três campos. Nossa tese parte do pressuposto de que o pano de fundo histórico determina a concepção da ciência, da filosofia e da educação das respectivas épocas e que, em função disso, em certo sentido, ambos os domínios mantém uma “comunidade de essência” entre si nos respectivos períodos, o que explica a necessidade de retomarmos as discussões em torno da ciência e da filosofia numa perspectiva histórica, a fim de compreendermos a configuração da educação contemporânea. |
id |
UNEMAT-5_7e17311bb0bbeb4b3c42d3a364a4958d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3784 |
network_acronym_str |
UNEMAT-5 |
network_name_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
COMPREENDENDO A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA POR MEIO DE UM DIÁLOGO RECONSTRUTIVO ENTRE CIÊNCIA, FILOSOFIA E EDUCAÇÃOEducaçãofilosofiaciênciaparadigma.Neste artigo, procura-se apresentar uma compreensão da educação contemporânea, tomando como ponto de partida a análise retrospectiva da filosofia, ciência e educação desde o período medieval, perpassando pelo pensamento moderno e culminando na discussão contemporânea destes três campos. Nossa tese parte do pressuposto de que o pano de fundo histórico determina a concepção da ciência, da filosofia e da educação das respectivas épocas e que, em função disso, em certo sentido, ambos os domínios mantém uma “comunidade de essência” entre si nos respectivos períodos, o que explica a necessidade de retomarmos as discussões em torno da ciência e da filosofia numa perspectiva histórica, a fim de compreendermos a configuração da educação contemporânea.UNEMAT Editora2019-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3784Revista da Faculdade de Educação; v. 15 n. 1 (2011): (JAN/JUN); 43-552178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3784/3029Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBressan, LeocirBrancher, Vantoir Roberto2021-07-05T10:41:59Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3784Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2021-07-05T10:41:59Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
COMPREENDENDO A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA POR MEIO DE UM DIÁLOGO RECONSTRUTIVO ENTRE CIÊNCIA, FILOSOFIA E EDUCAÇÃO |
title |
COMPREENDENDO A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA POR MEIO DE UM DIÁLOGO RECONSTRUTIVO ENTRE CIÊNCIA, FILOSOFIA E EDUCAÇÃO |
spellingShingle |
COMPREENDENDO A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA POR MEIO DE UM DIÁLOGO RECONSTRUTIVO ENTRE CIÊNCIA, FILOSOFIA E EDUCAÇÃO Bressan, Leocir Educação filosofia ciência paradigma. |
title_short |
COMPREENDENDO A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA POR MEIO DE UM DIÁLOGO RECONSTRUTIVO ENTRE CIÊNCIA, FILOSOFIA E EDUCAÇÃO |
title_full |
COMPREENDENDO A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA POR MEIO DE UM DIÁLOGO RECONSTRUTIVO ENTRE CIÊNCIA, FILOSOFIA E EDUCAÇÃO |
title_fullStr |
COMPREENDENDO A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA POR MEIO DE UM DIÁLOGO RECONSTRUTIVO ENTRE CIÊNCIA, FILOSOFIA E EDUCAÇÃO |
title_full_unstemmed |
COMPREENDENDO A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA POR MEIO DE UM DIÁLOGO RECONSTRUTIVO ENTRE CIÊNCIA, FILOSOFIA E EDUCAÇÃO |
title_sort |
COMPREENDENDO A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA POR MEIO DE UM DIÁLOGO RECONSTRUTIVO ENTRE CIÊNCIA, FILOSOFIA E EDUCAÇÃO |
author |
Bressan, Leocir |
author_facet |
Bressan, Leocir Brancher, Vantoir Roberto |
author_role |
author |
author2 |
Brancher, Vantoir Roberto |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bressan, Leocir Brancher, Vantoir Roberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação filosofia ciência paradigma. |
topic |
Educação filosofia ciência paradigma. |
description |
Neste artigo, procura-se apresentar uma compreensão da educação contemporânea, tomando como ponto de partida a análise retrospectiva da filosofia, ciência e educação desde o período medieval, perpassando pelo pensamento moderno e culminando na discussão contemporânea destes três campos. Nossa tese parte do pressuposto de que o pano de fundo histórico determina a concepção da ciência, da filosofia e da educação das respectivas épocas e que, em função disso, em certo sentido, ambos os domínios mantém uma “comunidade de essência” entre si nos respectivos períodos, o que explica a necessidade de retomarmos as discussões em torno da ciência e da filosofia numa perspectiva histórica, a fim de compreendermos a configuração da educação contemporânea. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3784 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3784 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3784/3029 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação; v. 15 n. 1 (2011): (JAN/JUN); 43-55 2178-7476 reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
collection |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafaed@unemat.br |
_version_ |
1801217459867353088 |