COMPREENDENDO A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA POR MEIO DE UM DIÁLOGO RECONSTRUTIVO ENTRE CIÊNCIA, FILOSOFIA E EDUCAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bressan, Leocir
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Brancher, Vantoir Roberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3784
Resumo: Neste artigo, procura-se apresentar uma compreensão da educação contemporânea, tomando como ponto de partida a análise retrospectiva da filosofia, ciência e educação desde o período medieval, perpassando pelo pensamento moderno e culminando na discussão contemporânea destes três campos. Nossa tese parte do pressuposto de que o pano de fundo histórico determina a concepção da ciência, da filosofia e da educação das respectivas épocas e que, em função disso, em certo sentido, ambos os domínios mantém uma “comunidade de essência” entre si nos respectivos períodos, o que explica a necessidade de retomarmos as discussões em torno da ciência e da filosofia numa perspectiva histórica, a fim de compreendermos a configuração da educação contemporânea.
id UNEMAT-5_7e17311bb0bbeb4b3c42d3a364a4958d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3784
network_acronym_str UNEMAT-5
network_name_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository_id_str
spelling COMPREENDENDO A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA POR MEIO DE UM DIÁLOGO RECONSTRUTIVO ENTRE CIÊNCIA, FILOSOFIA E EDUCAÇÃOEducaçãofilosofiaciênciaparadigma.Neste artigo, procura-se apresentar uma compreensão da educação contemporânea, tomando como ponto de partida a análise retrospectiva da filosofia, ciência e educação desde o período medieval, perpassando pelo pensamento moderno e culminando na discussão contemporânea destes três campos. Nossa tese parte do pressuposto de que o pano de fundo histórico determina a concepção da ciência, da filosofia e da educação das respectivas épocas e que, em função disso, em certo sentido, ambos os domínios mantém uma “comunidade de essência” entre si nos respectivos períodos, o que explica a necessidade de retomarmos as discussões em torno da ciência e da filosofia numa perspectiva histórica, a fim de compreendermos a configuração da educação contemporânea.UNEMAT Editora2019-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3784Revista da Faculdade de Educação; v. 15 n. 1 (2011): (JAN/JUN); 43-552178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3784/3029Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBressan, LeocirBrancher, Vantoir Roberto2021-07-05T10:41:59Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3784Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2021-07-05T10:41:59Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv COMPREENDENDO A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA POR MEIO DE UM DIÁLOGO RECONSTRUTIVO ENTRE CIÊNCIA, FILOSOFIA E EDUCAÇÃO
title COMPREENDENDO A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA POR MEIO DE UM DIÁLOGO RECONSTRUTIVO ENTRE CIÊNCIA, FILOSOFIA E EDUCAÇÃO
spellingShingle COMPREENDENDO A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA POR MEIO DE UM DIÁLOGO RECONSTRUTIVO ENTRE CIÊNCIA, FILOSOFIA E EDUCAÇÃO
Bressan, Leocir
Educação
filosofia
ciência
paradigma.
title_short COMPREENDENDO A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA POR MEIO DE UM DIÁLOGO RECONSTRUTIVO ENTRE CIÊNCIA, FILOSOFIA E EDUCAÇÃO
title_full COMPREENDENDO A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA POR MEIO DE UM DIÁLOGO RECONSTRUTIVO ENTRE CIÊNCIA, FILOSOFIA E EDUCAÇÃO
title_fullStr COMPREENDENDO A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA POR MEIO DE UM DIÁLOGO RECONSTRUTIVO ENTRE CIÊNCIA, FILOSOFIA E EDUCAÇÃO
title_full_unstemmed COMPREENDENDO A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA POR MEIO DE UM DIÁLOGO RECONSTRUTIVO ENTRE CIÊNCIA, FILOSOFIA E EDUCAÇÃO
title_sort COMPREENDENDO A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA POR MEIO DE UM DIÁLOGO RECONSTRUTIVO ENTRE CIÊNCIA, FILOSOFIA E EDUCAÇÃO
author Bressan, Leocir
author_facet Bressan, Leocir
Brancher, Vantoir Roberto
author_role author
author2 Brancher, Vantoir Roberto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bressan, Leocir
Brancher, Vantoir Roberto
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
filosofia
ciência
paradigma.
topic Educação
filosofia
ciência
paradigma.
description Neste artigo, procura-se apresentar uma compreensão da educação contemporânea, tomando como ponto de partida a análise retrospectiva da filosofia, ciência e educação desde o período medieval, perpassando pelo pensamento moderno e culminando na discussão contemporânea destes três campos. Nossa tese parte do pressuposto de que o pano de fundo histórico determina a concepção da ciência, da filosofia e da educação das respectivas épocas e que, em função disso, em certo sentido, ambos os domínios mantém uma “comunidade de essência” entre si nos respectivos períodos, o que explica a necessidade de retomarmos as discussões em torno da ciência e da filosofia numa perspectiva histórica, a fim de compreendermos a configuração da educação contemporânea.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3784
url https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3784
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3784/3029
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação; v. 15 n. 1 (2011): (JAN/JUN); 43-55
2178-7476
reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
collection Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv revistafaed@unemat.br
_version_ 1801217459867353088