APOSTILA: PARA NÃO LER
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3570 |
Resumo: | A Apostila tem sido defendida por educadores atrelados a sistemas privados que fazem disso bom negócio. O texto em si pode ser resultado pertinente de competentes pesquisadores e pode conter virtudes acadêmicas. Mas, tornando-se receita pronta, evita o estudo e a leitura pelos alunos, bem como por professores básicos. Conforme dados do SAEB-2005, que indicaram uma queda substancial no desempenho escolar também de escolas privadas, em especial nas regiões mais desenvolvidas, torna-se temerário sugerir que apostila é garantia de melhor desempenho escolar. Ocorre que não se toma a sério o que é aprender, restando o instrucionismo como prática nacional, nas escolas públicas e privadas. Apostila é pretensa maneira de aprimorar o ensino. Sendo esse quase sempre instrucionista, seria mais inteligente aprimorar a aprendizagem, não o ensino. |
id |
UNEMAT-5_809525a8a8cf1836042055356a7765af |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3570 |
network_acronym_str |
UNEMAT-5 |
network_name_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
APOSTILA: PARA NÃO LERApostilaAprendizagemDesempenho escolar.A Apostila tem sido defendida por educadores atrelados a sistemas privados que fazem disso bom negócio. O texto em si pode ser resultado pertinente de competentes pesquisadores e pode conter virtudes acadêmicas. Mas, tornando-se receita pronta, evita o estudo e a leitura pelos alunos, bem como por professores básicos. Conforme dados do SAEB-2005, que indicaram uma queda substancial no desempenho escolar também de escolas privadas, em especial nas regiões mais desenvolvidas, torna-se temerário sugerir que apostila é garantia de melhor desempenho escolar. Ocorre que não se toma a sério o que é aprender, restando o instrucionismo como prática nacional, nas escolas públicas e privadas. Apostila é pretensa maneira de aprimorar o ensino. Sendo esse quase sempre instrucionista, seria mais inteligente aprimorar a aprendizagem, não o ensino.UNEMAT Editora2019-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3570Revista da Faculdade de Educação; v. 6 n. 1 (2006): (JAN/DEZ); 53-792178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3570/2853Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessDemo, Pedro2021-07-05T10:49:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3570Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2021-07-05T10:49:41Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
APOSTILA: PARA NÃO LER |
title |
APOSTILA: PARA NÃO LER |
spellingShingle |
APOSTILA: PARA NÃO LER Demo, Pedro Apostila Aprendizagem Desempenho escolar. |
title_short |
APOSTILA: PARA NÃO LER |
title_full |
APOSTILA: PARA NÃO LER |
title_fullStr |
APOSTILA: PARA NÃO LER |
title_full_unstemmed |
APOSTILA: PARA NÃO LER |
title_sort |
APOSTILA: PARA NÃO LER |
author |
Demo, Pedro |
author_facet |
Demo, Pedro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Demo, Pedro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Apostila Aprendizagem Desempenho escolar. |
topic |
Apostila Aprendizagem Desempenho escolar. |
description |
A Apostila tem sido defendida por educadores atrelados a sistemas privados que fazem disso bom negócio. O texto em si pode ser resultado pertinente de competentes pesquisadores e pode conter virtudes acadêmicas. Mas, tornando-se receita pronta, evita o estudo e a leitura pelos alunos, bem como por professores básicos. Conforme dados do SAEB-2005, que indicaram uma queda substancial no desempenho escolar também de escolas privadas, em especial nas regiões mais desenvolvidas, torna-se temerário sugerir que apostila é garantia de melhor desempenho escolar. Ocorre que não se toma a sério o que é aprender, restando o instrucionismo como prática nacional, nas escolas públicas e privadas. Apostila é pretensa maneira de aprimorar o ensino. Sendo esse quase sempre instrucionista, seria mais inteligente aprimorar a aprendizagem, não o ensino. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3570 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3570 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3570/2853 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação; v. 6 n. 1 (2006): (JAN/DEZ); 53-79 2178-7476 reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
collection |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafaed@unemat.br |
_version_ |
1801217459436388352 |