APOSTILA: PARA NÃO LER

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Demo, Pedro
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3570
Resumo: A Apostila tem sido defendida por educadores atrelados a sistemas privados  que  fazem  disso  bom  negócio.  O  texto  em  si  pode  ser  resultado pertinente de competentes pesquisadores e pode conter virtudes acadêmicas. Mas, tornando-se receita pronta, evita o estudo e a leitura pelos alunos, bem como por professores básicos. Conforme dados do SAEB-2005, que indicaram uma queda substancial no desempenho escolar também de escolas privadas, em  especial  nas  regiões  mais  desenvolvidas,  torna-se  temerário  sugerir  que apostila é garantia de melhor desempenho escolar. Ocorre que não se toma a sério o que é aprender, restando o instrucionismo como prática nacional, nas escolas públicas e privadas. Apostila é pretensa maneira de aprimorar o ensino. Sendo  esse  quase  sempre  instrucionista,  seria  mais  inteligente  aprimorar  a aprendizagem, não o ensino.
id UNEMAT-5_809525a8a8cf1836042055356a7765af
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3570
network_acronym_str UNEMAT-5
network_name_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository_id_str
spelling APOSTILA: PARA NÃO LERApostilaAprendizagemDesempenho escolar.A Apostila tem sido defendida por educadores atrelados a sistemas privados  que  fazem  disso  bom  negócio.  O  texto  em  si  pode  ser  resultado pertinente de competentes pesquisadores e pode conter virtudes acadêmicas. Mas, tornando-se receita pronta, evita o estudo e a leitura pelos alunos, bem como por professores básicos. Conforme dados do SAEB-2005, que indicaram uma queda substancial no desempenho escolar também de escolas privadas, em  especial  nas  regiões  mais  desenvolvidas,  torna-se  temerário  sugerir  que apostila é garantia de melhor desempenho escolar. Ocorre que não se toma a sério o que é aprender, restando o instrucionismo como prática nacional, nas escolas públicas e privadas. Apostila é pretensa maneira de aprimorar o ensino. Sendo  esse  quase  sempre  instrucionista,  seria  mais  inteligente  aprimorar  a aprendizagem, não o ensino.UNEMAT Editora2019-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3570Revista da Faculdade de Educação; v. 6 n. 1 (2006): (JAN/DEZ); 53-792178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3570/2853Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessDemo, Pedro2021-07-05T10:49:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3570Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2021-07-05T10:49:41Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv APOSTILA: PARA NÃO LER
title APOSTILA: PARA NÃO LER
spellingShingle APOSTILA: PARA NÃO LER
Demo, Pedro
Apostila
Aprendizagem
Desempenho escolar.
title_short APOSTILA: PARA NÃO LER
title_full APOSTILA: PARA NÃO LER
title_fullStr APOSTILA: PARA NÃO LER
title_full_unstemmed APOSTILA: PARA NÃO LER
title_sort APOSTILA: PARA NÃO LER
author Demo, Pedro
author_facet Demo, Pedro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Demo, Pedro
dc.subject.por.fl_str_mv Apostila
Aprendizagem
Desempenho escolar.
topic Apostila
Aprendizagem
Desempenho escolar.
description A Apostila tem sido defendida por educadores atrelados a sistemas privados  que  fazem  disso  bom  negócio.  O  texto  em  si  pode  ser  resultado pertinente de competentes pesquisadores e pode conter virtudes acadêmicas. Mas, tornando-se receita pronta, evita o estudo e a leitura pelos alunos, bem como por professores básicos. Conforme dados do SAEB-2005, que indicaram uma queda substancial no desempenho escolar também de escolas privadas, em  especial  nas  regiões  mais  desenvolvidas,  torna-se  temerário  sugerir  que apostila é garantia de melhor desempenho escolar. Ocorre que não se toma a sério o que é aprender, restando o instrucionismo como prática nacional, nas escolas públicas e privadas. Apostila é pretensa maneira de aprimorar o ensino. Sendo  esse  quase  sempre  instrucionista,  seria  mais  inteligente  aprimorar  a aprendizagem, não o ensino.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3570
url https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3570
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3570/2853
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação; v. 6 n. 1 (2006): (JAN/DEZ); 53-79
2178-7476
reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
collection Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv revistafaed@unemat.br
_version_ 1801217459436388352