ENTRE O QUERER E O REALIZAR: ATENDIMENTO ÀS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UBERLÂNDIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemes, Noemi Mendes Alves
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Miranda, Maria Irene
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3991
Resumo: Esse artigo é uma pesquisa de mestrado cujo objeto foi o Projeto de Atendimento ao Desenvolvimento da Aprendizagem (ADA), na rede municipal de Uberlândia-MG, instituído no período de 2007 a 2010 no qual se fundamentou na perspectiva psicopedagógica. O objetivo perpassou por conhecer os resultados e impactos nas escolas. A abordagem qualitativa de pesquisa e os instrumentos para coleta de dados: análise documental, questionário, entrevista semiestruturada e grupo focal em duas unidades escolares possibilitou a análise dos dados, organizada em três eixos temáticos. A criação e desenvolvimento do projeto contribuíram para o atendimento de alunos com dificuldade de aprendizagem e as ações desenvolvidas foram coerentes aos objetivos propostos. A pesquisa deparou com alguns fatores limitadores nas ações do ADA os quais foram utilizados como justificativa para terminar o projeto. No entanto, paradoxalmente, essas limitações se configuraram como responsabilidades da gestão municipal.
id UNEMAT-5_846f827bb875ff5723eb457bce8dcec1
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3991
network_acronym_str UNEMAT-5
network_name_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository_id_str
spelling ENTRE O QUERER E O REALIZAR: ATENDIMENTO ÀS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UBERLÂNDIAaprendizagemprojeto ADApsicopedagogia.Esse artigo é uma pesquisa de mestrado cujo objeto foi o Projeto de Atendimento ao Desenvolvimento da Aprendizagem (ADA), na rede municipal de Uberlândia-MG, instituído no período de 2007 a 2010 no qual se fundamentou na perspectiva psicopedagógica. O objetivo perpassou por conhecer os resultados e impactos nas escolas. A abordagem qualitativa de pesquisa e os instrumentos para coleta de dados: análise documental, questionário, entrevista semiestruturada e grupo focal em duas unidades escolares possibilitou a análise dos dados, organizada em três eixos temáticos. A criação e desenvolvimento do projeto contribuíram para o atendimento de alunos com dificuldade de aprendizagem e as ações desenvolvidas foram coerentes aos objetivos propostos. A pesquisa deparou com alguns fatores limitadores nas ações do ADA os quais foram utilizados como justificativa para terminar o projeto. No entanto, paradoxalmente, essas limitações se configuraram como responsabilidades da gestão municipal.UNEMAT Editora2019-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3991Revista da Faculdade de Educação; v. 20 n. 2 (2013): (JUL/DEZ); 95-1142178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3991/3199Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLemes, Noemi Mendes AlvesMiranda, Maria Irene2019-10-11T00:29:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3991Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2019-10-11T00:29:55Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv ENTRE O QUERER E O REALIZAR: ATENDIMENTO ÀS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UBERLÂNDIA
title ENTRE O QUERER E O REALIZAR: ATENDIMENTO ÀS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UBERLÂNDIA
spellingShingle ENTRE O QUERER E O REALIZAR: ATENDIMENTO ÀS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UBERLÂNDIA
Lemes, Noemi Mendes Alves
aprendizagem
projeto ADA
psicopedagogia.
title_short ENTRE O QUERER E O REALIZAR: ATENDIMENTO ÀS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UBERLÂNDIA
title_full ENTRE O QUERER E O REALIZAR: ATENDIMENTO ÀS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UBERLÂNDIA
title_fullStr ENTRE O QUERER E O REALIZAR: ATENDIMENTO ÀS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UBERLÂNDIA
title_full_unstemmed ENTRE O QUERER E O REALIZAR: ATENDIMENTO ÀS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UBERLÂNDIA
title_sort ENTRE O QUERER E O REALIZAR: ATENDIMENTO ÀS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UBERLÂNDIA
author Lemes, Noemi Mendes Alves
author_facet Lemes, Noemi Mendes Alves
Miranda, Maria Irene
author_role author
author2 Miranda, Maria Irene
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lemes, Noemi Mendes Alves
Miranda, Maria Irene
dc.subject.por.fl_str_mv aprendizagem
projeto ADA
psicopedagogia.
topic aprendizagem
projeto ADA
psicopedagogia.
description Esse artigo é uma pesquisa de mestrado cujo objeto foi o Projeto de Atendimento ao Desenvolvimento da Aprendizagem (ADA), na rede municipal de Uberlândia-MG, instituído no período de 2007 a 2010 no qual se fundamentou na perspectiva psicopedagógica. O objetivo perpassou por conhecer os resultados e impactos nas escolas. A abordagem qualitativa de pesquisa e os instrumentos para coleta de dados: análise documental, questionário, entrevista semiestruturada e grupo focal em duas unidades escolares possibilitou a análise dos dados, organizada em três eixos temáticos. A criação e desenvolvimento do projeto contribuíram para o atendimento de alunos com dificuldade de aprendizagem e as ações desenvolvidas foram coerentes aos objetivos propostos. A pesquisa deparou com alguns fatores limitadores nas ações do ADA os quais foram utilizados como justificativa para terminar o projeto. No entanto, paradoxalmente, essas limitações se configuraram como responsabilidades da gestão municipal.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3991
url https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3991
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3991/3199
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação; v. 20 n. 2 (2013): (JUL/DEZ); 95-114
2178-7476
reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
collection Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv revistafaed@unemat.br
_version_ 1801217460380106752