ENTRE O QUERER E O REALIZAR: ATENDIMENTO ÀS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UBERLÂNDIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3991 |
Resumo: | Esse artigo é uma pesquisa de mestrado cujo objeto foi o Projeto de Atendimento ao Desenvolvimento da Aprendizagem (ADA), na rede municipal de Uberlândia-MG, instituído no período de 2007 a 2010 no qual se fundamentou na perspectiva psicopedagógica. O objetivo perpassou por conhecer os resultados e impactos nas escolas. A abordagem qualitativa de pesquisa e os instrumentos para coleta de dados: análise documental, questionário, entrevista semiestruturada e grupo focal em duas unidades escolares possibilitou a análise dos dados, organizada em três eixos temáticos. A criação e desenvolvimento do projeto contribuíram para o atendimento de alunos com dificuldade de aprendizagem e as ações desenvolvidas foram coerentes aos objetivos propostos. A pesquisa deparou com alguns fatores limitadores nas ações do ADA os quais foram utilizados como justificativa para terminar o projeto. No entanto, paradoxalmente, essas limitações se configuraram como responsabilidades da gestão municipal. |
id |
UNEMAT-5_846f827bb875ff5723eb457bce8dcec1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3991 |
network_acronym_str |
UNEMAT-5 |
network_name_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ENTRE O QUERER E O REALIZAR: ATENDIMENTO ÀS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UBERLÂNDIAaprendizagemprojeto ADApsicopedagogia.Esse artigo é uma pesquisa de mestrado cujo objeto foi o Projeto de Atendimento ao Desenvolvimento da Aprendizagem (ADA), na rede municipal de Uberlândia-MG, instituído no período de 2007 a 2010 no qual se fundamentou na perspectiva psicopedagógica. O objetivo perpassou por conhecer os resultados e impactos nas escolas. A abordagem qualitativa de pesquisa e os instrumentos para coleta de dados: análise documental, questionário, entrevista semiestruturada e grupo focal em duas unidades escolares possibilitou a análise dos dados, organizada em três eixos temáticos. A criação e desenvolvimento do projeto contribuíram para o atendimento de alunos com dificuldade de aprendizagem e as ações desenvolvidas foram coerentes aos objetivos propostos. A pesquisa deparou com alguns fatores limitadores nas ações do ADA os quais foram utilizados como justificativa para terminar o projeto. No entanto, paradoxalmente, essas limitações se configuraram como responsabilidades da gestão municipal.UNEMAT Editora2019-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3991Revista da Faculdade de Educação; v. 20 n. 2 (2013): (JUL/DEZ); 95-1142178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3991/3199Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLemes, Noemi Mendes AlvesMiranda, Maria Irene2019-10-11T00:29:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3991Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2019-10-11T00:29:55Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENTRE O QUERER E O REALIZAR: ATENDIMENTO ÀS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UBERLÂNDIA |
title |
ENTRE O QUERER E O REALIZAR: ATENDIMENTO ÀS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UBERLÂNDIA |
spellingShingle |
ENTRE O QUERER E O REALIZAR: ATENDIMENTO ÀS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UBERLÂNDIA Lemes, Noemi Mendes Alves aprendizagem projeto ADA psicopedagogia. |
title_short |
ENTRE O QUERER E O REALIZAR: ATENDIMENTO ÀS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UBERLÂNDIA |
title_full |
ENTRE O QUERER E O REALIZAR: ATENDIMENTO ÀS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UBERLÂNDIA |
title_fullStr |
ENTRE O QUERER E O REALIZAR: ATENDIMENTO ÀS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UBERLÂNDIA |
title_full_unstemmed |
ENTRE O QUERER E O REALIZAR: ATENDIMENTO ÀS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UBERLÂNDIA |
title_sort |
ENTRE O QUERER E O REALIZAR: ATENDIMENTO ÀS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UBERLÂNDIA |
author |
Lemes, Noemi Mendes Alves |
author_facet |
Lemes, Noemi Mendes Alves Miranda, Maria Irene |
author_role |
author |
author2 |
Miranda, Maria Irene |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lemes, Noemi Mendes Alves Miranda, Maria Irene |
dc.subject.por.fl_str_mv |
aprendizagem projeto ADA psicopedagogia. |
topic |
aprendizagem projeto ADA psicopedagogia. |
description |
Esse artigo é uma pesquisa de mestrado cujo objeto foi o Projeto de Atendimento ao Desenvolvimento da Aprendizagem (ADA), na rede municipal de Uberlândia-MG, instituído no período de 2007 a 2010 no qual se fundamentou na perspectiva psicopedagógica. O objetivo perpassou por conhecer os resultados e impactos nas escolas. A abordagem qualitativa de pesquisa e os instrumentos para coleta de dados: análise documental, questionário, entrevista semiestruturada e grupo focal em duas unidades escolares possibilitou a análise dos dados, organizada em três eixos temáticos. A criação e desenvolvimento do projeto contribuíram para o atendimento de alunos com dificuldade de aprendizagem e as ações desenvolvidas foram coerentes aos objetivos propostos. A pesquisa deparou com alguns fatores limitadores nas ações do ADA os quais foram utilizados como justificativa para terminar o projeto. No entanto, paradoxalmente, essas limitações se configuraram como responsabilidades da gestão municipal. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3991 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3991 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3991/3199 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação; v. 20 n. 2 (2013): (JUL/DEZ); 95-114 2178-7476 reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
collection |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafaed@unemat.br |
_version_ |
1801217460380106752 |