INDICADORES DE DESEMPENHO ESCOLAR E PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO NO CONTEXTO DA HOSPITALIZAÇÃO INFANTIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa e Silva, Mariana Rodrigo do Vale Costa e Silva do Vale
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Marques Martins, Tayane Costa, Dias, Tatiane Lebre
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/5753
Resumo: O presente artigo de natureza quanti-qualitativa analisou o desempenho escolar e problemas de comportamento de crianças hospitalizadas. Participaram seis crianças (média de idade = 6,5) hospitalizadas em hospital público de Cuiabá-MT, com doença aguda e crônica. No estudo foi utilizado a Lista de Verificação Comportamental para crianças/adolescentes de 6/18 anos (CBCL), Instrumento de Avaliação de Repertório Básico para a Alfabetização (IAR) e a Escala de Avaliação de Estratégias de Aprendizagem para o Ensino Fundamental (EAVAP-EF). Os resultados apontaram que todas as crianças apresentaram resultado abaixo da média em estratégias de aprendizagem, a maioria indicou dificuldade na alfabetização. Na CBCL três crianças obtiveram classificação de perfil clínico nas escalas de competência e em problemas de comportamento internalizantes. De modo geral, observou-se dificuldades nas áreas avaliadas, demonstrando a necessidade de programas de intervenção psicoeducativos para crianças hospitalizadas. 
id UNEMAT-5_8659e1e997d042f5010e6b23b3953e92
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5753
network_acronym_str UNEMAT-5
network_name_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository_id_str
spelling INDICADORES DE DESEMPENHO ESCOLAR E PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO NO CONTEXTO DA HOSPITALIZAÇÃO INFANTILHospitalizaçãoCriançaComportamentoAprendizagemO presente artigo de natureza quanti-qualitativa analisou o desempenho escolar e problemas de comportamento de crianças hospitalizadas. Participaram seis crianças (média de idade = 6,5) hospitalizadas em hospital público de Cuiabá-MT, com doença aguda e crônica. No estudo foi utilizado a Lista de Verificação Comportamental para crianças/adolescentes de 6/18 anos (CBCL), Instrumento de Avaliação de Repertório Básico para a Alfabetização (IAR) e a Escala de Avaliação de Estratégias de Aprendizagem para o Ensino Fundamental (EAVAP-EF). Os resultados apontaram que todas as crianças apresentaram resultado abaixo da média em estratégias de aprendizagem, a maioria indicou dificuldade na alfabetização. Na CBCL três crianças obtiveram classificação de perfil clínico nas escalas de competência e em problemas de comportamento internalizantes. De modo geral, observou-se dificuldades nas áreas avaliadas, demonstrando a necessidade de programas de intervenção psicoeducativos para crianças hospitalizadas. UNEMAT Editora2021-08-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/5753Revista da Faculdade de Educação; v. 35 n. 1 (2021): (JAN/JUN); 35-502178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/5753/4318Copyright (c) 2021 Mariana Rodrigo do Vale Costa e Silva do Vale Costa e Silva, Tayane Costa Marques Martins, Tatiane Lebre Diasinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta e Silva, Mariana Rodrigo do Vale Costa e Silva do ValeMarques Martins, Tayane CostaDias, Tatiane Lebre2021-09-02T10:41:01Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5753Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2021-09-02T10:41:01Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv INDICADORES DE DESEMPENHO ESCOLAR E PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO NO CONTEXTO DA HOSPITALIZAÇÃO INFANTIL
title INDICADORES DE DESEMPENHO ESCOLAR E PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO NO CONTEXTO DA HOSPITALIZAÇÃO INFANTIL
spellingShingle INDICADORES DE DESEMPENHO ESCOLAR E PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO NO CONTEXTO DA HOSPITALIZAÇÃO INFANTIL
Costa e Silva, Mariana Rodrigo do Vale Costa e Silva do Vale
Hospitalização
Criança
Comportamento
Aprendizagem
title_short INDICADORES DE DESEMPENHO ESCOLAR E PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO NO CONTEXTO DA HOSPITALIZAÇÃO INFANTIL
title_full INDICADORES DE DESEMPENHO ESCOLAR E PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO NO CONTEXTO DA HOSPITALIZAÇÃO INFANTIL
title_fullStr INDICADORES DE DESEMPENHO ESCOLAR E PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO NO CONTEXTO DA HOSPITALIZAÇÃO INFANTIL
title_full_unstemmed INDICADORES DE DESEMPENHO ESCOLAR E PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO NO CONTEXTO DA HOSPITALIZAÇÃO INFANTIL
title_sort INDICADORES DE DESEMPENHO ESCOLAR E PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO NO CONTEXTO DA HOSPITALIZAÇÃO INFANTIL
author Costa e Silva, Mariana Rodrigo do Vale Costa e Silva do Vale
author_facet Costa e Silva, Mariana Rodrigo do Vale Costa e Silva do Vale
Marques Martins, Tayane Costa
Dias, Tatiane Lebre
author_role author
author2 Marques Martins, Tayane Costa
Dias, Tatiane Lebre
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa e Silva, Mariana Rodrigo do Vale Costa e Silva do Vale
Marques Martins, Tayane Costa
Dias, Tatiane Lebre
dc.subject.por.fl_str_mv Hospitalização
Criança
Comportamento
Aprendizagem
topic Hospitalização
Criança
Comportamento
Aprendizagem
description O presente artigo de natureza quanti-qualitativa analisou o desempenho escolar e problemas de comportamento de crianças hospitalizadas. Participaram seis crianças (média de idade = 6,5) hospitalizadas em hospital público de Cuiabá-MT, com doença aguda e crônica. No estudo foi utilizado a Lista de Verificação Comportamental para crianças/adolescentes de 6/18 anos (CBCL), Instrumento de Avaliação de Repertório Básico para a Alfabetização (IAR) e a Escala de Avaliação de Estratégias de Aprendizagem para o Ensino Fundamental (EAVAP-EF). Os resultados apontaram que todas as crianças apresentaram resultado abaixo da média em estratégias de aprendizagem, a maioria indicou dificuldade na alfabetização. Na CBCL três crianças obtiveram classificação de perfil clínico nas escalas de competência e em problemas de comportamento internalizantes. De modo geral, observou-se dificuldades nas áreas avaliadas, demonstrando a necessidade de programas de intervenção psicoeducativos para crianças hospitalizadas. 
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/5753
url https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/5753
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/5753/4318
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação; v. 35 n. 1 (2021): (JAN/JUN); 35-50
2178-7476
reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
collection Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv revistafaed@unemat.br
_version_ 1801217460866646016