HIPERATIVIDADE: MITOS E VERDADES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Capellini, Vera Lúcia Messias Fialho
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Lamera, Lys Angélica Grande, Machado, Priscila Rocha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/5147
Resumo: O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) atualmente se apresenta como um desafio ao ambiente educacional. A falta de conhecimentos do educador é fonte de erros educacionais, podendo levar a uma mitificação desta patologia. O estudo tem por objetivo avaliar os conhecimentos de alunos de Pedagogia sobre TDAH e analisar disciplinas do curso que o abordavam. Usando questionários estruturados, 201 alunos de Pedagogia foram convidados a participar do estudo. Estes apresentavam questões gerais e possíveis erros de conceitos. Grande parte dos alunos avaliados tinha bom conhecimento sobre TDAH assim como erros conceituais estiveram em uma maior porcentagem entre os alunos de primeiro e segundo anos. Entretanto, nenhuma disciplina do curso de Pedagogia desta instituição discutia especificamente o TDAH. Apesar dos alunos terem conhecimentos adequados sobre TDAH, as disciplinas do curso de Pedagogia não discutiam corretamente este transtorno, pode ser uma explicação pelo qual oTDAH ainda continua como um desafio educacional.
id UNEMAT-5_8a8eccdf090109161f648eaa08802420
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5147
network_acronym_str UNEMAT-5
network_name_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository_id_str
spelling HIPERATIVIDADE: MITOS E VERDADES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORESO transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) atualmente se apresenta como um desafio ao ambiente educacional. A falta de conhecimentos do educador é fonte de erros educacionais, podendo levar a uma mitificação desta patologia. O estudo tem por objetivo avaliar os conhecimentos de alunos de Pedagogia sobre TDAH e analisar disciplinas do curso que o abordavam. Usando questionários estruturados, 201 alunos de Pedagogia foram convidados a participar do estudo. Estes apresentavam questões gerais e possíveis erros de conceitos. Grande parte dos alunos avaliados tinha bom conhecimento sobre TDAH assim como erros conceituais estiveram em uma maior porcentagem entre os alunos de primeiro e segundo anos. Entretanto, nenhuma disciplina do curso de Pedagogia desta instituição discutia especificamente o TDAH. Apesar dos alunos terem conhecimentos adequados sobre TDAH, as disciplinas do curso de Pedagogia não discutiam corretamente este transtorno, pode ser uma explicação pelo qual oTDAH ainda continua como um desafio educacional.UNEMAT Editora2021-01-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/5147Revista da Faculdade de Educação; v. 34 n. 2 (2020): (JUL/DEZ); 39-592178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/5147/3944Copyright (c) 2021 Vera Lúcia Messias Fialho Capellini, Lys Angélica Grande Lamera, Priscila Rocha Machadoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCapellini, Vera Lúcia Messias FialhoLamera, Lys Angélica GrandeMachado, Priscila Rocha2021-01-21T11:01:11Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5147Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2021-01-21T11:01:11Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv HIPERATIVIDADE: MITOS E VERDADES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
title HIPERATIVIDADE: MITOS E VERDADES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
spellingShingle HIPERATIVIDADE: MITOS E VERDADES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Capellini, Vera Lúcia Messias Fialho
title_short HIPERATIVIDADE: MITOS E VERDADES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
title_full HIPERATIVIDADE: MITOS E VERDADES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
title_fullStr HIPERATIVIDADE: MITOS E VERDADES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
title_full_unstemmed HIPERATIVIDADE: MITOS E VERDADES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
title_sort HIPERATIVIDADE: MITOS E VERDADES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
author Capellini, Vera Lúcia Messias Fialho
author_facet Capellini, Vera Lúcia Messias Fialho
Lamera, Lys Angélica Grande
Machado, Priscila Rocha
author_role author
author2 Lamera, Lys Angélica Grande
Machado, Priscila Rocha
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Capellini, Vera Lúcia Messias Fialho
Lamera, Lys Angélica Grande
Machado, Priscila Rocha
description O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) atualmente se apresenta como um desafio ao ambiente educacional. A falta de conhecimentos do educador é fonte de erros educacionais, podendo levar a uma mitificação desta patologia. O estudo tem por objetivo avaliar os conhecimentos de alunos de Pedagogia sobre TDAH e analisar disciplinas do curso que o abordavam. Usando questionários estruturados, 201 alunos de Pedagogia foram convidados a participar do estudo. Estes apresentavam questões gerais e possíveis erros de conceitos. Grande parte dos alunos avaliados tinha bom conhecimento sobre TDAH assim como erros conceituais estiveram em uma maior porcentagem entre os alunos de primeiro e segundo anos. Entretanto, nenhuma disciplina do curso de Pedagogia desta instituição discutia especificamente o TDAH. Apesar dos alunos terem conhecimentos adequados sobre TDAH, as disciplinas do curso de Pedagogia não discutiam corretamente este transtorno, pode ser uma explicação pelo qual oTDAH ainda continua como um desafio educacional.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/5147
url https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/5147
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/5147/3944
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação; v. 34 n. 2 (2020): (JUL/DEZ); 39-59
2178-7476
reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
collection Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv revistafaed@unemat.br
_version_ 1801217460821557248