AÇÕES AFIRMATIVAS NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS: OS CRÍTICOS LIMITES DAS CRÍTICAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Paulo Alberto dos Santos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Medeiros, Priscila Martins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3567
Resumo: No contexto da luta anti-racista pós-Durban, as ações afirmativas se destinam a grupos étnico-raciais historicamente desfavorecidos na sociedade brasileira, gerando reações negativas e algumas resistências à adoção de cotas para  negros e índios nas universidades públicas brasileiras. Frente a esse cenário, nossos objetivos neste texto são: a) demonstrar a necessidade das ações afirmativas em nosso contexto de fortes hiatos sociais; b) evidenciar a validade jurídico-formal de tais medidas; c) elaborar um quadro que estabeleça críticas  às críticas formuladas às ações afirmativas sob duas angulações: dialogando criticamente com os argumentos mais freqüentes, por um lado; e por outro, nos lançarmos a construção de um referencial teórico cujo patamar propõe uma crítica aos princípios sob os quais tem se dado o debate acadêmico e científico. Para tanto, ao longo do texto pretendemos aprofundar o debate em  torno da validade, urgência e necessidade da ampliação da adoção das ações afirmativas. Neste sentido, a reflexão estará pautada necessariamente nas atuais discussões orientadas pelo multiculturalismo, com enfoque nos debates sobre políticas emancipatórias que visem o reconhecimento de diferenças.
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