“PREPARE-SE DESDE JÁ”: OS IMPRESSOS DE CUNHO CIVILIZATÓRIO E AS PRESCRIÇÕES PARA O COMPORTAMENTO FEMININO (ANOS 1950)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grazziotin, Luciane Sgarbi S.
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Eduardo Cristiano Hass da, Barros, Tainá Martins de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4793
Resumo: É na esteira das pesquisas que se ocupam em compreender a sociabilidade, a civilidade e as formas de agir no ambiente privado que pesquisamos uma coleção de impressos de cunho civilizatório, denominado “Pensando em Casar”. O objetivo foi atentar para as imagens relacionadas à família, no sentido de compreender as representações sobre a condição feminina nesse contexto. Foram analisadas 22 revistas publicadas originalmente da França (1954) e traduzidas quase que simultaneamente no Brasil (1955). Na análise dos documentos, destacamos duas categorias: “Representações de casamento e família” e “Comportamento feminino: entre a espera e a conquista”. Nesse conjunto, as representações sobre o comportamento feminino evidenciam que as mulheres a quem se destinava a revista eram favorecidas economicamente. As imagens indicam que as leitoras deveriam estar sempre preparadas para conquistar um marido, formar uma família e permanecer no matrimônio.
id UNEMAT-5_b57a1b40879c0dab14313f3918ee2bd4
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4793
network_acronym_str UNEMAT-5
network_name_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository_id_str
spelling “PREPARE-SE DESDE JÁ”: OS IMPRESSOS DE CUNHO CIVILIZATÓRIO E AS PRESCRIÇÕES PARA O COMPORTAMENTO FEMININO (ANOS 1950)É na esteira das pesquisas que se ocupam em compreender a sociabilidade, a civilidade e as formas de agir no ambiente privado que pesquisamos uma coleção de impressos de cunho civilizatório, denominado “Pensando em Casar”. O objetivo foi atentar para as imagens relacionadas à família, no sentido de compreender as representações sobre a condição feminina nesse contexto. Foram analisadas 22 revistas publicadas originalmente da França (1954) e traduzidas quase que simultaneamente no Brasil (1955). Na análise dos documentos, destacamos duas categorias: “Representações de casamento e família” e “Comportamento feminino: entre a espera e a conquista”. Nesse conjunto, as representações sobre o comportamento feminino evidenciam que as mulheres a quem se destinava a revista eram favorecidas economicamente. As imagens indicam que as leitoras deveriam estar sempre preparadas para conquistar um marido, formar uma família e permanecer no matrimônio.UNEMAT Editora2020-08-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4793Revista da Faculdade de Educação; v. 33 n. 1 (2020): (JAN/JUN); 227-2462178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4793/3678Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGrazziotin, Luciane Sgarbi S.Silva, Eduardo Cristiano Hass daBarros, Tainá Martins de2020-08-10T10:26:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4793Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2020-08-10T10:26:36Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv “PREPARE-SE DESDE JÁ”: OS IMPRESSOS DE CUNHO CIVILIZATÓRIO E AS PRESCRIÇÕES PARA O COMPORTAMENTO FEMININO (ANOS 1950)
title “PREPARE-SE DESDE JÁ”: OS IMPRESSOS DE CUNHO CIVILIZATÓRIO E AS PRESCRIÇÕES PARA O COMPORTAMENTO FEMININO (ANOS 1950)
spellingShingle “PREPARE-SE DESDE JÁ”: OS IMPRESSOS DE CUNHO CIVILIZATÓRIO E AS PRESCRIÇÕES PARA O COMPORTAMENTO FEMININO (ANOS 1950)
Grazziotin, Luciane Sgarbi S.
title_short “PREPARE-SE DESDE JÁ”: OS IMPRESSOS DE CUNHO CIVILIZATÓRIO E AS PRESCRIÇÕES PARA O COMPORTAMENTO FEMININO (ANOS 1950)
title_full “PREPARE-SE DESDE JÁ”: OS IMPRESSOS DE CUNHO CIVILIZATÓRIO E AS PRESCRIÇÕES PARA O COMPORTAMENTO FEMININO (ANOS 1950)
title_fullStr “PREPARE-SE DESDE JÁ”: OS IMPRESSOS DE CUNHO CIVILIZATÓRIO E AS PRESCRIÇÕES PARA O COMPORTAMENTO FEMININO (ANOS 1950)
title_full_unstemmed “PREPARE-SE DESDE JÁ”: OS IMPRESSOS DE CUNHO CIVILIZATÓRIO E AS PRESCRIÇÕES PARA O COMPORTAMENTO FEMININO (ANOS 1950)
title_sort “PREPARE-SE DESDE JÁ”: OS IMPRESSOS DE CUNHO CIVILIZATÓRIO E AS PRESCRIÇÕES PARA O COMPORTAMENTO FEMININO (ANOS 1950)
author Grazziotin, Luciane Sgarbi S.
author_facet Grazziotin, Luciane Sgarbi S.
Silva, Eduardo Cristiano Hass da
Barros, Tainá Martins de
author_role author
author2 Silva, Eduardo Cristiano Hass da
Barros, Tainá Martins de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Grazziotin, Luciane Sgarbi S.
Silva, Eduardo Cristiano Hass da
Barros, Tainá Martins de
description É na esteira das pesquisas que se ocupam em compreender a sociabilidade, a civilidade e as formas de agir no ambiente privado que pesquisamos uma coleção de impressos de cunho civilizatório, denominado “Pensando em Casar”. O objetivo foi atentar para as imagens relacionadas à família, no sentido de compreender as representações sobre a condição feminina nesse contexto. Foram analisadas 22 revistas publicadas originalmente da França (1954) e traduzidas quase que simultaneamente no Brasil (1955). Na análise dos documentos, destacamos duas categorias: “Representações de casamento e família” e “Comportamento feminino: entre a espera e a conquista”. Nesse conjunto, as representações sobre o comportamento feminino evidenciam que as mulheres a quem se destinava a revista eram favorecidas economicamente. As imagens indicam que as leitoras deveriam estar sempre preparadas para conquistar um marido, formar uma família e permanecer no matrimônio.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4793
url https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4793
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4793/3678
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação; v. 33 n. 1 (2020): (JAN/JUN); 227-246
2178-7476
reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
collection Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv revistafaed@unemat.br
_version_ 1801217460803731456