USO DE CALEIDOSCÓPIOS PLANOS NO ENSINO DA GEOMETRIA: RELATO DE UMA INTERVENÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kochhann, Maria Elizabete Rambo
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Santana, Jeane Berbel, Brito, Acelmo de Jesus, Chagas, Albermary Ribeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4025
Resumo: Este artigo apresenta os resultados de uma experiência com a utilização do caleidoscópio plano como ferramenta no ensino de geometria, no 8º ano da E. E. Sete de Setembro do município de Barra do BugresMT. A pesquisa se desenvolveu com foco no conteúdo de simetria, na ótica das atividades pedagógicas com materiais concretos, que podem ser um excelente catalisador para os alunos construírem o seu saber matemático. Evidenciou-se que os estudantes obtiveram melhor desempenho quando lhes foram apresentados materiais manipuláveis para realizarem as mesmas atividades que haviam desenvolvido anteriormente sem o material, no caso, os caleidoscópios. A pesquisa apoia-se pressupostos teóricos de Lorenzato (1995 e 2006); Fainguelernt (1999); Pavanello (2002) entre outros.
id UNEMAT-5_b88baa4e67ad891a85f875147797ddde
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4025
network_acronym_str UNEMAT-5
network_name_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository_id_str
spelling USO DE CALEIDOSCÓPIOS PLANOS NO ENSINO DA GEOMETRIA: RELATO DE UMA INTERVENÇÃOEnsino de GeometriaCaleidoscópioMateriais Concretos.Este artigo apresenta os resultados de uma experiência com a utilização do caleidoscópio plano como ferramenta no ensino de geometria, no 8º ano da E. E. Sete de Setembro do município de Barra do BugresMT. A pesquisa se desenvolveu com foco no conteúdo de simetria, na ótica das atividades pedagógicas com materiais concretos, que podem ser um excelente catalisador para os alunos construírem o seu saber matemático. Evidenciou-se que os estudantes obtiveram melhor desempenho quando lhes foram apresentados materiais manipuláveis para realizarem as mesmas atividades que haviam desenvolvido anteriormente sem o material, no caso, os caleidoscópios. A pesquisa apoia-se pressupostos teóricos de Lorenzato (1995 e 2006); Fainguelernt (1999); Pavanello (2002) entre outros.UNEMAT Editora2019-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4025Revista da Faculdade de Educação; v. 17 n. 1 (2012): (JAN/JUN); 149-1662178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4025/3228Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessKochhann, Maria Elizabete RamboSantana, Jeane BerbelBrito, Acelmo de JesusChagas, Albermary Ribeiro2021-07-05T10:40:24Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4025Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2021-07-05T10:40:24Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv USO DE CALEIDOSCÓPIOS PLANOS NO ENSINO DA GEOMETRIA: RELATO DE UMA INTERVENÇÃO
title USO DE CALEIDOSCÓPIOS PLANOS NO ENSINO DA GEOMETRIA: RELATO DE UMA INTERVENÇÃO
spellingShingle USO DE CALEIDOSCÓPIOS PLANOS NO ENSINO DA GEOMETRIA: RELATO DE UMA INTERVENÇÃO
Kochhann, Maria Elizabete Rambo
Ensino de Geometria
Caleidoscópio
Materiais Concretos.
title_short USO DE CALEIDOSCÓPIOS PLANOS NO ENSINO DA GEOMETRIA: RELATO DE UMA INTERVENÇÃO
title_full USO DE CALEIDOSCÓPIOS PLANOS NO ENSINO DA GEOMETRIA: RELATO DE UMA INTERVENÇÃO
title_fullStr USO DE CALEIDOSCÓPIOS PLANOS NO ENSINO DA GEOMETRIA: RELATO DE UMA INTERVENÇÃO
title_full_unstemmed USO DE CALEIDOSCÓPIOS PLANOS NO ENSINO DA GEOMETRIA: RELATO DE UMA INTERVENÇÃO
title_sort USO DE CALEIDOSCÓPIOS PLANOS NO ENSINO DA GEOMETRIA: RELATO DE UMA INTERVENÇÃO
author Kochhann, Maria Elizabete Rambo
author_facet Kochhann, Maria Elizabete Rambo
Santana, Jeane Berbel
Brito, Acelmo de Jesus
Chagas, Albermary Ribeiro
author_role author
author2 Santana, Jeane Berbel
Brito, Acelmo de Jesus
Chagas, Albermary Ribeiro
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kochhann, Maria Elizabete Rambo
Santana, Jeane Berbel
Brito, Acelmo de Jesus
Chagas, Albermary Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Geometria
Caleidoscópio
Materiais Concretos.
topic Ensino de Geometria
Caleidoscópio
Materiais Concretos.
description Este artigo apresenta os resultados de uma experiência com a utilização do caleidoscópio plano como ferramenta no ensino de geometria, no 8º ano da E. E. Sete de Setembro do município de Barra do BugresMT. A pesquisa se desenvolveu com foco no conteúdo de simetria, na ótica das atividades pedagógicas com materiais concretos, que podem ser um excelente catalisador para os alunos construírem o seu saber matemático. Evidenciou-se que os estudantes obtiveram melhor desempenho quando lhes foram apresentados materiais manipuláveis para realizarem as mesmas atividades que haviam desenvolvido anteriormente sem o material, no caso, os caleidoscópios. A pesquisa apoia-se pressupostos teóricos de Lorenzato (1995 e 2006); Fainguelernt (1999); Pavanello (2002) entre outros.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4025
url https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4025
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4025/3228
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação; v. 17 n. 1 (2012): (JAN/JUN); 149-166
2178-7476
reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
collection Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv revistafaed@unemat.br
_version_ 1801217460429389824