O ENSINO DE FILOSOFIA COMO MOTIVAÇÃO PARA A RECONSTRUÇÃO DA DIMENSÃO ÉTICO-CRÍTICA DO SABER
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3994 |
Resumo: | Neste texto pretende-se mostrar que, em um cenário marcado pela primazia do conhecimento técnico-científico, cabe à filosofia, em particular ao seu ensino, responder e proporcionar com esforço a reconstrução da dimensão ético-crítica do saber. Ou seja, que a primeira preocupação do processo educativo não pode ser com a mera formação dos funcionários de um sistema vigente, mas com o ato de personalização da pessoa, com o processo de emancipação e responsabilização do homem. |
id |
UNEMAT-5_bd2c14b80af600d089d6ed76c924deda |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3994 |
network_acronym_str |
UNEMAT-5 |
network_name_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ENSINO DE FILOSOFIA COMO MOTIVAÇÃO PARA A RECONSTRUÇÃO DA DIMENSÃO ÉTICO-CRÍTICA DO SABERfilosofiaensinoeducaçãoética.Neste texto pretende-se mostrar que, em um cenário marcado pela primazia do conhecimento técnico-científico, cabe à filosofia, em particular ao seu ensino, responder e proporcionar com esforço a reconstrução da dimensão ético-crítica do saber. Ou seja, que a primeira preocupação do processo educativo não pode ser com a mera formação dos funcionários de um sistema vigente, mas com o ato de personalização da pessoa, com o processo de emancipação e responsabilização do homem.UNEMAT Editora2019-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3994Revista da Faculdade de Educação; v. 20 n. 2 (2013): (JUL/DEZ); 139-1522178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3994/3202Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Marcos Alexandre2019-10-11T00:29:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3994Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2019-10-11T00:29:55Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ENSINO DE FILOSOFIA COMO MOTIVAÇÃO PARA A RECONSTRUÇÃO DA DIMENSÃO ÉTICO-CRÍTICA DO SABER |
title |
O ENSINO DE FILOSOFIA COMO MOTIVAÇÃO PARA A RECONSTRUÇÃO DA DIMENSÃO ÉTICO-CRÍTICA DO SABER |
spellingShingle |
O ENSINO DE FILOSOFIA COMO MOTIVAÇÃO PARA A RECONSTRUÇÃO DA DIMENSÃO ÉTICO-CRÍTICA DO SABER Alves, Marcos Alexandre filosofia ensino educação ética. |
title_short |
O ENSINO DE FILOSOFIA COMO MOTIVAÇÃO PARA A RECONSTRUÇÃO DA DIMENSÃO ÉTICO-CRÍTICA DO SABER |
title_full |
O ENSINO DE FILOSOFIA COMO MOTIVAÇÃO PARA A RECONSTRUÇÃO DA DIMENSÃO ÉTICO-CRÍTICA DO SABER |
title_fullStr |
O ENSINO DE FILOSOFIA COMO MOTIVAÇÃO PARA A RECONSTRUÇÃO DA DIMENSÃO ÉTICO-CRÍTICA DO SABER |
title_full_unstemmed |
O ENSINO DE FILOSOFIA COMO MOTIVAÇÃO PARA A RECONSTRUÇÃO DA DIMENSÃO ÉTICO-CRÍTICA DO SABER |
title_sort |
O ENSINO DE FILOSOFIA COMO MOTIVAÇÃO PARA A RECONSTRUÇÃO DA DIMENSÃO ÉTICO-CRÍTICA DO SABER |
author |
Alves, Marcos Alexandre |
author_facet |
Alves, Marcos Alexandre |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Marcos Alexandre |
dc.subject.por.fl_str_mv |
filosofia ensino educação ética. |
topic |
filosofia ensino educação ética. |
description |
Neste texto pretende-se mostrar que, em um cenário marcado pela primazia do conhecimento técnico-científico, cabe à filosofia, em particular ao seu ensino, responder e proporcionar com esforço a reconstrução da dimensão ético-crítica do saber. Ou seja, que a primeira preocupação do processo educativo não pode ser com a mera formação dos funcionários de um sistema vigente, mas com o ato de personalização da pessoa, com o processo de emancipação e responsabilização do homem. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3994 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3994 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3994/3202 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação; v. 20 n. 2 (2013): (JUL/DEZ); 139-152 2178-7476 reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
collection |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafaed@unemat.br |
_version_ |
1801217460385349632 |