A POLÍTICA DE COTAS E O DESEMPENHO DOS CANDIDATOS COTISTAS NO CONCURSO VESTIBULAR PARA O CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ NO ANO DE 2015
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3872 |
Resumo: | As universidades estaduais definem seus próprios regulamentos sobre o sistema de cotas, os quais são semelhantes ao que determina a Lei nº 12.711/12, lei federal considerada marco fundamental para a política de cotas. O objetivo central da pesquisa consistiu em verificar o desempenho dos candidatos cotistas no concurso vestibular para ingresso no curso de Pedagogia ofertado a distância pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) em 2015. Por meio de uma pesquisa bibliográfica e quantitativa, discorremos sobre os aspectos legais da modalidade a distância e a política de cotas sociais, especialmente no referido concurso vestibular. Por meio de informações disponíveis na página virtual da Comissão do Vestibular Unificado (CVU) da UEM, aferimos o desempenho dos candidatos e o número de vagas não preenchidas pelos candidatos declarados cotistas em 17 (dezessete) polos de apoio presencial. Verificamos que muitas vagas destinadas aos cotistas ficaram ociosas, bem como as dos não cotistas. Houve inúmeras reprovas tanto de candidatos às vagas universais como do Sistema de Cotas Sociais. Na maioria dos casos, o desempenho dos candidatos cotistas nas áreas do conhecimento foi inferior quando comparado aos não cotistas. |
id |
UNEMAT-5_c20bc2bd5cbab563d7cd094114a1ec0f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3872 |
network_acronym_str |
UNEMAT-5 |
network_name_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A POLÍTICA DE COTAS E O DESEMPENHO DOS CANDIDATOS COTISTAS NO CONCURSO VESTIBULAR PARA O CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ NO ANO DE 2015Educação a distânciaconcurso vestibularcotas sociaisUniversidade Aberta do Brasilpedagogia.As universidades estaduais definem seus próprios regulamentos sobre o sistema de cotas, os quais são semelhantes ao que determina a Lei nº 12.711/12, lei federal considerada marco fundamental para a política de cotas. O objetivo central da pesquisa consistiu em verificar o desempenho dos candidatos cotistas no concurso vestibular para ingresso no curso de Pedagogia ofertado a distância pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) em 2015. Por meio de uma pesquisa bibliográfica e quantitativa, discorremos sobre os aspectos legais da modalidade a distância e a política de cotas sociais, especialmente no referido concurso vestibular. Por meio de informações disponíveis na página virtual da Comissão do Vestibular Unificado (CVU) da UEM, aferimos o desempenho dos candidatos e o número de vagas não preenchidas pelos candidatos declarados cotistas em 17 (dezessete) polos de apoio presencial. Verificamos que muitas vagas destinadas aos cotistas ficaram ociosas, bem como as dos não cotistas. Houve inúmeras reprovas tanto de candidatos às vagas universais como do Sistema de Cotas Sociais. Na maioria dos casos, o desempenho dos candidatos cotistas nas áreas do conhecimento foi inferior quando comparado aos não cotistas.UNEMAT Editora2019-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3872Revista da Faculdade de Educação; v. 30 n. 2 (2018): (JUL/DEZ); 15-372178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3872/3070Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFernandes, Adriano HidalgoCosta, Maria Luisa Furlan2021-07-05T09:34:10Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3872Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2021-07-05T09:34:10Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A POLÍTICA DE COTAS E O DESEMPENHO DOS CANDIDATOS COTISTAS NO CONCURSO VESTIBULAR PARA O CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ NO ANO DE 2015 |
title |
A POLÍTICA DE COTAS E O DESEMPENHO DOS CANDIDATOS COTISTAS NO CONCURSO VESTIBULAR PARA O CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ NO ANO DE 2015 |
spellingShingle |
A POLÍTICA DE COTAS E O DESEMPENHO DOS CANDIDATOS COTISTAS NO CONCURSO VESTIBULAR PARA O CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ NO ANO DE 2015 Fernandes, Adriano Hidalgo Educação a distância concurso vestibular cotas sociais Universidade Aberta do Brasil pedagogia. |
title_short |
A POLÍTICA DE COTAS E O DESEMPENHO DOS CANDIDATOS COTISTAS NO CONCURSO VESTIBULAR PARA O CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ NO ANO DE 2015 |
title_full |
A POLÍTICA DE COTAS E O DESEMPENHO DOS CANDIDATOS COTISTAS NO CONCURSO VESTIBULAR PARA O CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ NO ANO DE 2015 |
title_fullStr |
A POLÍTICA DE COTAS E O DESEMPENHO DOS CANDIDATOS COTISTAS NO CONCURSO VESTIBULAR PARA O CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ NO ANO DE 2015 |
title_full_unstemmed |
A POLÍTICA DE COTAS E O DESEMPENHO DOS CANDIDATOS COTISTAS NO CONCURSO VESTIBULAR PARA O CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ NO ANO DE 2015 |
title_sort |
A POLÍTICA DE COTAS E O DESEMPENHO DOS CANDIDATOS COTISTAS NO CONCURSO VESTIBULAR PARA O CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ NO ANO DE 2015 |
author |
Fernandes, Adriano Hidalgo |
author_facet |
Fernandes, Adriano Hidalgo Costa, Maria Luisa Furlan |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Maria Luisa Furlan |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Adriano Hidalgo Costa, Maria Luisa Furlan |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação a distância concurso vestibular cotas sociais Universidade Aberta do Brasil pedagogia. |
topic |
Educação a distância concurso vestibular cotas sociais Universidade Aberta do Brasil pedagogia. |
description |
As universidades estaduais definem seus próprios regulamentos sobre o sistema de cotas, os quais são semelhantes ao que determina a Lei nº 12.711/12, lei federal considerada marco fundamental para a política de cotas. O objetivo central da pesquisa consistiu em verificar o desempenho dos candidatos cotistas no concurso vestibular para ingresso no curso de Pedagogia ofertado a distância pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) em 2015. Por meio de uma pesquisa bibliográfica e quantitativa, discorremos sobre os aspectos legais da modalidade a distância e a política de cotas sociais, especialmente no referido concurso vestibular. Por meio de informações disponíveis na página virtual da Comissão do Vestibular Unificado (CVU) da UEM, aferimos o desempenho dos candidatos e o número de vagas não preenchidas pelos candidatos declarados cotistas em 17 (dezessete) polos de apoio presencial. Verificamos que muitas vagas destinadas aos cotistas ficaram ociosas, bem como as dos não cotistas. Houve inúmeras reprovas tanto de candidatos às vagas universais como do Sistema de Cotas Sociais. Na maioria dos casos, o desempenho dos candidatos cotistas nas áreas do conhecimento foi inferior quando comparado aos não cotistas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3872 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3872 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3872/3070 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação; v. 30 n. 2 (2018): (JUL/DEZ); 15-37 2178-7476 reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
collection |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafaed@unemat.br |
_version_ |
1801217459898810368 |