FIANDAR: MODOS DE HABITAR - PENSAR, CRIAR, VIVER - (N)O AMBIENTE UNIVERSITÁRIO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/5148 |
Resumo: | O presente estudo visa apresentar a potência de um Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação como modo de habitar o ambiente universitário. Por meio de uma escrita-oficina, tratamos especificamente do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Fiandar. Configuram-se, nesse propósito, alguns dos encontros desenvolvidos no mesmo, as escolhas das leituras e como elas foram sendo operadas e instigadas a serem friccionadas com a área da educação. Convergem a esse movimento as conversações que ressonaram, e como isso afetou o coletivo durante os encontros, de modo a dar a pensar o cuidado em educação, na intenção de construir uma ética atenta do viver na universidade e fora dela. A emergência dos estudos coletivos se faz na importância de produzir espaços de tudo e nada, de afirmação do acontecimento e dos afetos, na formação de pessoas que decidem tornarem-se professores. Necessidade latente de pensar educação como arte de produzir bons encontros, disparando oportunidades de produção de pensamento conjunto e coletivo em espaços da universidade. |
id |
UNEMAT-5_cfc74c050df87cf7c249f84ba5c24c2b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5148 |
network_acronym_str |
UNEMAT-5 |
network_name_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
FIANDAR: MODOS DE HABITAR - PENSAR, CRIAR, VIVER - (N)O AMBIENTE UNIVERSITÁRIOO presente estudo visa apresentar a potência de um Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação como modo de habitar o ambiente universitário. Por meio de uma escrita-oficina, tratamos especificamente do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Fiandar. Configuram-se, nesse propósito, alguns dos encontros desenvolvidos no mesmo, as escolhas das leituras e como elas foram sendo operadas e instigadas a serem friccionadas com a área da educação. Convergem a esse movimento as conversações que ressonaram, e como isso afetou o coletivo durante os encontros, de modo a dar a pensar o cuidado em educação, na intenção de construir uma ética atenta do viver na universidade e fora dela. A emergência dos estudos coletivos se faz na importância de produzir espaços de tudo e nada, de afirmação do acontecimento e dos afetos, na formação de pessoas que decidem tornarem-se professores. Necessidade latente de pensar educação como arte de produzir bons encontros, disparando oportunidades de produção de pensamento conjunto e coletivo em espaços da universidade.UNEMAT Editora2021-01-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/5148Revista da Faculdade de Educação; v. 34 n. 2 (2020): (JUL/DEZ); 61-792178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/5148/3945Copyright (c) 2021 Alice Copetti Dalmaso, Fernanda Monteiro Rigueinfo:eu-repo/semantics/openAccessDalmaso, Alice CopettiRigue, Fernanda Monteiro2021-01-21T11:01:11Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5148Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2021-01-21T11:01:11Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FIANDAR: MODOS DE HABITAR - PENSAR, CRIAR, VIVER - (N)O AMBIENTE UNIVERSITÁRIO |
title |
FIANDAR: MODOS DE HABITAR - PENSAR, CRIAR, VIVER - (N)O AMBIENTE UNIVERSITÁRIO |
spellingShingle |
FIANDAR: MODOS DE HABITAR - PENSAR, CRIAR, VIVER - (N)O AMBIENTE UNIVERSITÁRIO Dalmaso, Alice Copetti |
title_short |
FIANDAR: MODOS DE HABITAR - PENSAR, CRIAR, VIVER - (N)O AMBIENTE UNIVERSITÁRIO |
title_full |
FIANDAR: MODOS DE HABITAR - PENSAR, CRIAR, VIVER - (N)O AMBIENTE UNIVERSITÁRIO |
title_fullStr |
FIANDAR: MODOS DE HABITAR - PENSAR, CRIAR, VIVER - (N)O AMBIENTE UNIVERSITÁRIO |
title_full_unstemmed |
FIANDAR: MODOS DE HABITAR - PENSAR, CRIAR, VIVER - (N)O AMBIENTE UNIVERSITÁRIO |
title_sort |
FIANDAR: MODOS DE HABITAR - PENSAR, CRIAR, VIVER - (N)O AMBIENTE UNIVERSITÁRIO |
author |
Dalmaso, Alice Copetti |
author_facet |
Dalmaso, Alice Copetti Rigue, Fernanda Monteiro |
author_role |
author |
author2 |
Rigue, Fernanda Monteiro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dalmaso, Alice Copetti Rigue, Fernanda Monteiro |
description |
O presente estudo visa apresentar a potência de um Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação como modo de habitar o ambiente universitário. Por meio de uma escrita-oficina, tratamos especificamente do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Fiandar. Configuram-se, nesse propósito, alguns dos encontros desenvolvidos no mesmo, as escolhas das leituras e como elas foram sendo operadas e instigadas a serem friccionadas com a área da educação. Convergem a esse movimento as conversações que ressonaram, e como isso afetou o coletivo durante os encontros, de modo a dar a pensar o cuidado em educação, na intenção de construir uma ética atenta do viver na universidade e fora dela. A emergência dos estudos coletivos se faz na importância de produzir espaços de tudo e nada, de afirmação do acontecimento e dos afetos, na formação de pessoas que decidem tornarem-se professores. Necessidade latente de pensar educação como arte de produzir bons encontros, disparando oportunidades de produção de pensamento conjunto e coletivo em espaços da universidade. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/5148 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/5148 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/5148/3945 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Alice Copetti Dalmaso, Fernanda Monteiro Rigue info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Alice Copetti Dalmaso, Fernanda Monteiro Rigue |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação; v. 34 n. 2 (2020): (JUL/DEZ); 61-79 2178-7476 reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
collection |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafaed@unemat.br |
_version_ |
1801217460822605824 |