FIANDAR: MODOS DE HABITAR - PENSAR, CRIAR, VIVER - (N)O AMBIENTE UNIVERSITÁRIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dalmaso, Alice Copetti
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Rigue, Fernanda Monteiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/5148
Resumo: O presente estudo visa apresentar a potência de um Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação como modo de habitar o ambiente universitário. Por meio de uma escrita-oficina, tratamos especificamente do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Fiandar. Configuram-se, nesse propósito, alguns dos encontros desenvolvidos no mesmo, as escolhas das leituras e como elas foram sendo operadas e instigadas a serem friccionadas com a área da educação. Convergem a esse movimento as conversações que ressonaram, e como isso afetou o coletivo durante os encontros, de modo a dar a pensar o cuidado em educação, na intenção de construir uma ética atenta do viver na universidade e fora dela. A emergência dos estudos coletivos se faz na importância de produzir espaços de tudo e nada, de afirmação do acontecimento e dos afetos, na formação de pessoas que decidem tornarem-se professores. Necessidade latente de pensar educação como arte de produzir bons encontros, disparando oportunidades de produção de pensamento conjunto e coletivo em espaços da universidade.
id UNEMAT-5_cfc74c050df87cf7c249f84ba5c24c2b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5148
network_acronym_str UNEMAT-5
network_name_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository_id_str
spelling FIANDAR: MODOS DE HABITAR - PENSAR, CRIAR, VIVER - (N)O AMBIENTE UNIVERSITÁRIOO presente estudo visa apresentar a potência de um Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação como modo de habitar o ambiente universitário. Por meio de uma escrita-oficina, tratamos especificamente do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Fiandar. Configuram-se, nesse propósito, alguns dos encontros desenvolvidos no mesmo, as escolhas das leituras e como elas foram sendo operadas e instigadas a serem friccionadas com a área da educação. Convergem a esse movimento as conversações que ressonaram, e como isso afetou o coletivo durante os encontros, de modo a dar a pensar o cuidado em educação, na intenção de construir uma ética atenta do viver na universidade e fora dela. A emergência dos estudos coletivos se faz na importância de produzir espaços de tudo e nada, de afirmação do acontecimento e dos afetos, na formação de pessoas que decidem tornarem-se professores. Necessidade latente de pensar educação como arte de produzir bons encontros, disparando oportunidades de produção de pensamento conjunto e coletivo em espaços da universidade.UNEMAT Editora2021-01-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/5148Revista da Faculdade de Educação; v. 34 n. 2 (2020): (JUL/DEZ); 61-792178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/5148/3945Copyright (c) 2021 Alice Copetti Dalmaso, Fernanda Monteiro Rigueinfo:eu-repo/semantics/openAccessDalmaso, Alice CopettiRigue, Fernanda Monteiro2021-01-21T11:01:11Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5148Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2021-01-21T11:01:11Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv FIANDAR: MODOS DE HABITAR - PENSAR, CRIAR, VIVER - (N)O AMBIENTE UNIVERSITÁRIO
title FIANDAR: MODOS DE HABITAR - PENSAR, CRIAR, VIVER - (N)O AMBIENTE UNIVERSITÁRIO
spellingShingle FIANDAR: MODOS DE HABITAR - PENSAR, CRIAR, VIVER - (N)O AMBIENTE UNIVERSITÁRIO
Dalmaso, Alice Copetti
title_short FIANDAR: MODOS DE HABITAR - PENSAR, CRIAR, VIVER - (N)O AMBIENTE UNIVERSITÁRIO
title_full FIANDAR: MODOS DE HABITAR - PENSAR, CRIAR, VIVER - (N)O AMBIENTE UNIVERSITÁRIO
title_fullStr FIANDAR: MODOS DE HABITAR - PENSAR, CRIAR, VIVER - (N)O AMBIENTE UNIVERSITÁRIO
title_full_unstemmed FIANDAR: MODOS DE HABITAR - PENSAR, CRIAR, VIVER - (N)O AMBIENTE UNIVERSITÁRIO
title_sort FIANDAR: MODOS DE HABITAR - PENSAR, CRIAR, VIVER - (N)O AMBIENTE UNIVERSITÁRIO
author Dalmaso, Alice Copetti
author_facet Dalmaso, Alice Copetti
Rigue, Fernanda Monteiro
author_role author
author2 Rigue, Fernanda Monteiro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dalmaso, Alice Copetti
Rigue, Fernanda Monteiro
description O presente estudo visa apresentar a potência de um Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação como modo de habitar o ambiente universitário. Por meio de uma escrita-oficina, tratamos especificamente do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Fiandar. Configuram-se, nesse propósito, alguns dos encontros desenvolvidos no mesmo, as escolhas das leituras e como elas foram sendo operadas e instigadas a serem friccionadas com a área da educação. Convergem a esse movimento as conversações que ressonaram, e como isso afetou o coletivo durante os encontros, de modo a dar a pensar o cuidado em educação, na intenção de construir uma ética atenta do viver na universidade e fora dela. A emergência dos estudos coletivos se faz na importância de produzir espaços de tudo e nada, de afirmação do acontecimento e dos afetos, na formação de pessoas que decidem tornarem-se professores. Necessidade latente de pensar educação como arte de produzir bons encontros, disparando oportunidades de produção de pensamento conjunto e coletivo em espaços da universidade.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/5148
url https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/5148
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/5148/3945
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Alice Copetti Dalmaso, Fernanda Monteiro Rigue
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Alice Copetti Dalmaso, Fernanda Monteiro Rigue
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação; v. 34 n. 2 (2020): (JUL/DEZ); 61-79
2178-7476
reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
collection Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv revistafaed@unemat.br
_version_ 1801217460822605824