O SABER LOCAL E PROCESSO EDUCATIVO ENTRE OS PESCADORES PANTANEIROS DE CÁCERES - MATO GROSSO: A EDUCAÇÃO REVISITADA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Aguinel Messias de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3555
Resumo: Este  artigo  foi  escrito  a  partir  de  uma  dissertação  de  mestrado  em  educação  defendida  na  Universidade  Federal  de  Mato  Grosso. O objetivo da pesquisa consistiu em utilizar o conhecimento  dos pescadores sobre a pesca e sobre o Rio Paraguai como elementos  de  análise  para  elaboração  de  posterior  proposta  de  Educação  Ambiental.  Utilizou-se  como  metodologia,  entrevistas  semiestruturadas com 20 pescadores pantaneiros residentes na cidade  de  Cáceres-MT,  entre  maio  de  2002  a  julho  de  2003.  Os  pescadores  informantes possuem entre 20 e 40 anos de experiência de pescaria.  Eles dominam um saber tradicional adquirido na prática da educação  não-escolarizada, no rio e com os pais. Este saber local do pescador  adquirido  na  vivência  pode  ser  utilizado  na  educação  escolar.  Partindo  do  saber  do  pescador,  pode-se  refletir  e  buscar  ações  educativas voltadas especificamente para o Rio Paraguai tendo como  parceiro a comunidade local.
id UNEMAT-5_d9789b41cea1beff4d85d1699fe0a158
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3555
network_acronym_str UNEMAT-5
network_name_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository_id_str
spelling O SABER LOCAL E PROCESSO EDUCATIVO ENTRE OS PESCADORES PANTANEIROS DE CÁCERES - MATO GROSSO: A EDUCAÇÃO REVISITADAEducação e ambientePescadoresRio Paraguai.Este  artigo  foi  escrito  a  partir  de  uma  dissertação  de  mestrado  em  educação  defendida  na  Universidade  Federal  de  Mato  Grosso. O objetivo da pesquisa consistiu em utilizar o conhecimento  dos pescadores sobre a pesca e sobre o Rio Paraguai como elementos  de  análise  para  elaboração  de  posterior  proposta  de  Educação  Ambiental.  Utilizou-se  como  metodologia,  entrevistas  semiestruturadas com 20 pescadores pantaneiros residentes na cidade  de  Cáceres-MT,  entre  maio  de  2002  a  julho  de  2003.  Os  pescadores  informantes possuem entre 20 e 40 anos de experiência de pescaria.  Eles dominam um saber tradicional adquirido na prática da educação  não-escolarizada, no rio e com os pais. Este saber local do pescador  adquirido  na  vivência  pode  ser  utilizado  na  educação  escolar.  Partindo  do  saber  do  pescador,  pode-se  refletir  e  buscar  ações  educativas voltadas especificamente para o Rio Paraguai tendo como  parceiro a comunidade local.UNEMAT Editora2019-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3555Revista da Faculdade de Educação; v. 4 n. 2 (2005): (JUL/DEZ); 11-252178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3555/2831Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Aguinel Messias de2021-07-05T10:14:43Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3555Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2021-07-05T10:14:43Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv O SABER LOCAL E PROCESSO EDUCATIVO ENTRE OS PESCADORES PANTANEIROS DE CÁCERES - MATO GROSSO: A EDUCAÇÃO REVISITADA
title O SABER LOCAL E PROCESSO EDUCATIVO ENTRE OS PESCADORES PANTANEIROS DE CÁCERES - MATO GROSSO: A EDUCAÇÃO REVISITADA
spellingShingle O SABER LOCAL E PROCESSO EDUCATIVO ENTRE OS PESCADORES PANTANEIROS DE CÁCERES - MATO GROSSO: A EDUCAÇÃO REVISITADA
Lima, Aguinel Messias de
Educação e ambiente
Pescadores
Rio Paraguai.
title_short O SABER LOCAL E PROCESSO EDUCATIVO ENTRE OS PESCADORES PANTANEIROS DE CÁCERES - MATO GROSSO: A EDUCAÇÃO REVISITADA
title_full O SABER LOCAL E PROCESSO EDUCATIVO ENTRE OS PESCADORES PANTANEIROS DE CÁCERES - MATO GROSSO: A EDUCAÇÃO REVISITADA
title_fullStr O SABER LOCAL E PROCESSO EDUCATIVO ENTRE OS PESCADORES PANTANEIROS DE CÁCERES - MATO GROSSO: A EDUCAÇÃO REVISITADA
title_full_unstemmed O SABER LOCAL E PROCESSO EDUCATIVO ENTRE OS PESCADORES PANTANEIROS DE CÁCERES - MATO GROSSO: A EDUCAÇÃO REVISITADA
title_sort O SABER LOCAL E PROCESSO EDUCATIVO ENTRE OS PESCADORES PANTANEIROS DE CÁCERES - MATO GROSSO: A EDUCAÇÃO REVISITADA
author Lima, Aguinel Messias de
author_facet Lima, Aguinel Messias de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Aguinel Messias de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação e ambiente
Pescadores
Rio Paraguai.
topic Educação e ambiente
Pescadores
Rio Paraguai.
description Este  artigo  foi  escrito  a  partir  de  uma  dissertação  de  mestrado  em  educação  defendida  na  Universidade  Federal  de  Mato  Grosso. O objetivo da pesquisa consistiu em utilizar o conhecimento  dos pescadores sobre a pesca e sobre o Rio Paraguai como elementos  de  análise  para  elaboração  de  posterior  proposta  de  Educação  Ambiental.  Utilizou-se  como  metodologia,  entrevistas  semiestruturadas com 20 pescadores pantaneiros residentes na cidade  de  Cáceres-MT,  entre  maio  de  2002  a  julho  de  2003.  Os  pescadores  informantes possuem entre 20 e 40 anos de experiência de pescaria.  Eles dominam um saber tradicional adquirido na prática da educação  não-escolarizada, no rio e com os pais. Este saber local do pescador  adquirido  na  vivência  pode  ser  utilizado  na  educação  escolar.  Partindo  do  saber  do  pescador,  pode-se  refletir  e  buscar  ações  educativas voltadas especificamente para o Rio Paraguai tendo como  parceiro a comunidade local.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3555
url https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3555
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3555/2831
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação; v. 4 n. 2 (2005): (JUL/DEZ); 11-25
2178-7476
reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
collection Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv revistafaed@unemat.br
_version_ 1801217459420659712