O SABER LOCAL E PROCESSO EDUCATIVO ENTRE OS PESCADORES PANTANEIROS DE CÁCERES - MATO GROSSO: A EDUCAÇÃO REVISITADA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3555 |
Resumo: | Este artigo foi escrito a partir de uma dissertação de mestrado em educação defendida na Universidade Federal de Mato Grosso. O objetivo da pesquisa consistiu em utilizar o conhecimento dos pescadores sobre a pesca e sobre o Rio Paraguai como elementos de análise para elaboração de posterior proposta de Educação Ambiental. Utilizou-se como metodologia, entrevistas semiestruturadas com 20 pescadores pantaneiros residentes na cidade de Cáceres-MT, entre maio de 2002 a julho de 2003. Os pescadores informantes possuem entre 20 e 40 anos de experiência de pescaria. Eles dominam um saber tradicional adquirido na prática da educação não-escolarizada, no rio e com os pais. Este saber local do pescador adquirido na vivência pode ser utilizado na educação escolar. Partindo do saber do pescador, pode-se refletir e buscar ações educativas voltadas especificamente para o Rio Paraguai tendo como parceiro a comunidade local. |
id |
UNEMAT-5_d9789b41cea1beff4d85d1699fe0a158 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3555 |
network_acronym_str |
UNEMAT-5 |
network_name_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O SABER LOCAL E PROCESSO EDUCATIVO ENTRE OS PESCADORES PANTANEIROS DE CÁCERES - MATO GROSSO: A EDUCAÇÃO REVISITADAEducação e ambientePescadoresRio Paraguai.Este artigo foi escrito a partir de uma dissertação de mestrado em educação defendida na Universidade Federal de Mato Grosso. O objetivo da pesquisa consistiu em utilizar o conhecimento dos pescadores sobre a pesca e sobre o Rio Paraguai como elementos de análise para elaboração de posterior proposta de Educação Ambiental. Utilizou-se como metodologia, entrevistas semiestruturadas com 20 pescadores pantaneiros residentes na cidade de Cáceres-MT, entre maio de 2002 a julho de 2003. Os pescadores informantes possuem entre 20 e 40 anos de experiência de pescaria. Eles dominam um saber tradicional adquirido na prática da educação não-escolarizada, no rio e com os pais. Este saber local do pescador adquirido na vivência pode ser utilizado na educação escolar. Partindo do saber do pescador, pode-se refletir e buscar ações educativas voltadas especificamente para o Rio Paraguai tendo como parceiro a comunidade local.UNEMAT Editora2019-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3555Revista da Faculdade de Educação; v. 4 n. 2 (2005): (JUL/DEZ); 11-252178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3555/2831Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Aguinel Messias de2021-07-05T10:14:43Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3555Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2021-07-05T10:14:43Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O SABER LOCAL E PROCESSO EDUCATIVO ENTRE OS PESCADORES PANTANEIROS DE CÁCERES - MATO GROSSO: A EDUCAÇÃO REVISITADA |
title |
O SABER LOCAL E PROCESSO EDUCATIVO ENTRE OS PESCADORES PANTANEIROS DE CÁCERES - MATO GROSSO: A EDUCAÇÃO REVISITADA |
spellingShingle |
O SABER LOCAL E PROCESSO EDUCATIVO ENTRE OS PESCADORES PANTANEIROS DE CÁCERES - MATO GROSSO: A EDUCAÇÃO REVISITADA Lima, Aguinel Messias de Educação e ambiente Pescadores Rio Paraguai. |
title_short |
O SABER LOCAL E PROCESSO EDUCATIVO ENTRE OS PESCADORES PANTANEIROS DE CÁCERES - MATO GROSSO: A EDUCAÇÃO REVISITADA |
title_full |
O SABER LOCAL E PROCESSO EDUCATIVO ENTRE OS PESCADORES PANTANEIROS DE CÁCERES - MATO GROSSO: A EDUCAÇÃO REVISITADA |
title_fullStr |
O SABER LOCAL E PROCESSO EDUCATIVO ENTRE OS PESCADORES PANTANEIROS DE CÁCERES - MATO GROSSO: A EDUCAÇÃO REVISITADA |
title_full_unstemmed |
O SABER LOCAL E PROCESSO EDUCATIVO ENTRE OS PESCADORES PANTANEIROS DE CÁCERES - MATO GROSSO: A EDUCAÇÃO REVISITADA |
title_sort |
O SABER LOCAL E PROCESSO EDUCATIVO ENTRE OS PESCADORES PANTANEIROS DE CÁCERES - MATO GROSSO: A EDUCAÇÃO REVISITADA |
author |
Lima, Aguinel Messias de |
author_facet |
Lima, Aguinel Messias de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Aguinel Messias de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação e ambiente Pescadores Rio Paraguai. |
topic |
Educação e ambiente Pescadores Rio Paraguai. |
description |
Este artigo foi escrito a partir de uma dissertação de mestrado em educação defendida na Universidade Federal de Mato Grosso. O objetivo da pesquisa consistiu em utilizar o conhecimento dos pescadores sobre a pesca e sobre o Rio Paraguai como elementos de análise para elaboração de posterior proposta de Educação Ambiental. Utilizou-se como metodologia, entrevistas semiestruturadas com 20 pescadores pantaneiros residentes na cidade de Cáceres-MT, entre maio de 2002 a julho de 2003. Os pescadores informantes possuem entre 20 e 40 anos de experiência de pescaria. Eles dominam um saber tradicional adquirido na prática da educação não-escolarizada, no rio e com os pais. Este saber local do pescador adquirido na vivência pode ser utilizado na educação escolar. Partindo do saber do pescador, pode-se refletir e buscar ações educativas voltadas especificamente para o Rio Paraguai tendo como parceiro a comunidade local. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3555 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3555 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3555/2831 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação; v. 4 n. 2 (2005): (JUL/DEZ); 11-25 2178-7476 reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
collection |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafaed@unemat.br |
_version_ |
1801217459420659712 |