ESTUDO COMPARADO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS DE INCLUSÃO DIGITAL: BRASIL E URUGUAI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Eliane Silva
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Lima, Erika de Oliveira, Brito, Renato de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4314
Resumo: O objetivo deste artigo é realizar uma análise comparativa das políticas públicas brasileiras e uruguaias de inclusão digital. Realizou-se o histórico das políticas públicas de inclusão digital no Brasil, com ênfase no Programa de Inovação Educação Conectada e no Uruguai e no plano “Conectividad Educativa de Informática Básica para el Aprendizaje em Línea” (CEIBAL). Para tal, a produção deste artigo foi sustentada pelo método comparativo nas perspectivas da pesquisa bibliográfica e documental. Constatou-se que, embora o Brasil e Uruguai tenham dispositivos legais semelhantes para difundir propostas de inclusão digital educacional, as realidades brasileira e uruguaia diferem-se no ciclo de vida de suas políticas, principalmente em sua prossecução. O Uruguai, com o plano CEIBAL atingiu a meta de 100% de conectividade à internet na educação pré-primária, primária e secundária no país e, no Brasil, observou-se pontos críticos de implantação de políticas públicas de inclusão digital, devido a descontinuidade da sistematização de projetos que exigem sustentabilidade e prazos longos para a sua consolidação.
id UNEMAT-5_db560a1935425dc65619d04d91e39413
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4314
network_acronym_str UNEMAT-5
network_name_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository_id_str
spelling ESTUDO COMPARADO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS DE INCLUSÃO DIGITAL: BRASIL E URUGUAIpolítica públicaeducação comparadainclusão digitalBrasilUruguai.O objetivo deste artigo é realizar uma análise comparativa das políticas públicas brasileiras e uruguaias de inclusão digital. Realizou-se o histórico das políticas públicas de inclusão digital no Brasil, com ênfase no Programa de Inovação Educação Conectada e no Uruguai e no plano “Conectividad Educativa de Informática Básica para el Aprendizaje em Línea” (CEIBAL). Para tal, a produção deste artigo foi sustentada pelo método comparativo nas perspectivas da pesquisa bibliográfica e documental. Constatou-se que, embora o Brasil e Uruguai tenham dispositivos legais semelhantes para difundir propostas de inclusão digital educacional, as realidades brasileira e uruguaia diferem-se no ciclo de vida de suas políticas, principalmente em sua prossecução. O Uruguai, com o plano CEIBAL atingiu a meta de 100% de conectividade à internet na educação pré-primária, primária e secundária no país e, no Brasil, observou-se pontos críticos de implantação de políticas públicas de inclusão digital, devido a descontinuidade da sistematização de projetos que exigem sustentabilidade e prazos longos para a sua consolidação.UNEMAT Editora2020-03-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4314Revista da Faculdade de Educação; v. 32 n. 2 (2019): (JUL/DEZ); 17-412178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4314/3431Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoreira, Eliane SilvaLima, Erika de OliveiraBrito, Renato de Oliveira2020-08-10T15:32:01Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4314Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2020-08-10T15:32:01Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTUDO COMPARADO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS DE INCLUSÃO DIGITAL: BRASIL E URUGUAI
title ESTUDO COMPARADO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS DE INCLUSÃO DIGITAL: BRASIL E URUGUAI
spellingShingle ESTUDO COMPARADO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS DE INCLUSÃO DIGITAL: BRASIL E URUGUAI
Moreira, Eliane Silva
política pública
educação comparada
inclusão digital
Brasil
Uruguai.
title_short ESTUDO COMPARADO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS DE INCLUSÃO DIGITAL: BRASIL E URUGUAI
title_full ESTUDO COMPARADO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS DE INCLUSÃO DIGITAL: BRASIL E URUGUAI
title_fullStr ESTUDO COMPARADO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS DE INCLUSÃO DIGITAL: BRASIL E URUGUAI
title_full_unstemmed ESTUDO COMPARADO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS DE INCLUSÃO DIGITAL: BRASIL E URUGUAI
title_sort ESTUDO COMPARADO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS DE INCLUSÃO DIGITAL: BRASIL E URUGUAI
author Moreira, Eliane Silva
author_facet Moreira, Eliane Silva
Lima, Erika de Oliveira
Brito, Renato de Oliveira
author_role author
author2 Lima, Erika de Oliveira
Brito, Renato de Oliveira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Eliane Silva
Lima, Erika de Oliveira
Brito, Renato de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv política pública
educação comparada
inclusão digital
Brasil
Uruguai.
topic política pública
educação comparada
inclusão digital
Brasil
Uruguai.
description O objetivo deste artigo é realizar uma análise comparativa das políticas públicas brasileiras e uruguaias de inclusão digital. Realizou-se o histórico das políticas públicas de inclusão digital no Brasil, com ênfase no Programa de Inovação Educação Conectada e no Uruguai e no plano “Conectividad Educativa de Informática Básica para el Aprendizaje em Línea” (CEIBAL). Para tal, a produção deste artigo foi sustentada pelo método comparativo nas perspectivas da pesquisa bibliográfica e documental. Constatou-se que, embora o Brasil e Uruguai tenham dispositivos legais semelhantes para difundir propostas de inclusão digital educacional, as realidades brasileira e uruguaia diferem-se no ciclo de vida de suas políticas, principalmente em sua prossecução. O Uruguai, com o plano CEIBAL atingiu a meta de 100% de conectividade à internet na educação pré-primária, primária e secundária no país e, no Brasil, observou-se pontos críticos de implantação de políticas públicas de inclusão digital, devido a descontinuidade da sistematização de projetos que exigem sustentabilidade e prazos longos para a sua consolidação.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4314
url https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4314
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4314/3431
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação; v. 32 n. 2 (2019): (JUL/DEZ); 17-41
2178-7476
reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
collection Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv revistafaed@unemat.br
_version_ 1801217460767031296