EDUCAÇÃO POPULAR E A UNIVENS - A JUSTA TRAMA NA PEDAGOGIA DO TRABALHO COLETIVO
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3925 |
Resumo: | Este texto descreve o entrelaçamento da educação popular com a socioeconomia por meio do trabalho coletivo. Tem como objetivo analisar de que forma o trabalho coletivo e solidário se constitui como um processo pedagógico de emancipação dos sujeitos. A metodologia utilizada foi a pesquisa participante, tendo como instrumentos: observação participante e entrevistas com as cooperadas da UNIVENS, que foram analisadas a partir dos saberes construídos na prática da socioeconomia e na perspectiva do trabalho como princípio educativo. Os resultados apontam que os sujeitos envolvidos em um movimento de socioeconomia solidária apresentam possibilidades de transformação biófila, forjadas no trabalho e na ação consciente em processos de trabalho coletivos econômicos e solidários, os quais se opõem à matriz de desenvolvimento excludente, preconizada pelo sistema capitalista. Desta forma, trabalhadores engajados em experiências na socioeconomia, adquirem conhecimento e consciência crítica do processo de transformação que constroem e vivenciam de forma cada vez mais lúcida e autônoma. |
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