A CRIANÇA E AS CONDIÇÕES BÁSICAS NECESSÁRIAS À ALFABETIZAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nozaki, Izumi
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3619
Resumo: Tomando como suporte as teorias de Vygotsky, Halliday e Bernstein e também algumas experiências e resultados de pesquisas, armazenados pelos membros do grupo de pesquisa Sociologia da Linguagem e Educação ao longo dos últimos 30 anos, o presente artigo busca discutir sobre as condições básicas necessárias à criança para o início do processo de alfabetização. Partindo da premissa de que toda criança nasce com capacidades intelectuais para aprender e que a linguagem é um importante dispositivo ao processamento do pensamento e das ações cuja aquisição depende da qualidade das relações sociais, este artigo concentra o foco da discussão sobre o papel do professor neste processo, principalmente daquelas crianças que chegam à escola sem as condições requeridas para a aprendizagem escolar
id UNEMAT-5_df9cf08d79f6390ca5c525995d9aedc5
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3619
network_acronym_str UNEMAT-5
network_name_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository_id_str
spelling A CRIANÇA E AS CONDIÇÕES BÁSICAS NECESSÁRIAS À ALFABETIZAÇÃOCriançaLinguagemAlfabetizaçãoTomando como suporte as teorias de Vygotsky, Halliday e Bernstein e também algumas experiências e resultados de pesquisas, armazenados pelos membros do grupo de pesquisa Sociologia da Linguagem e Educação ao longo dos últimos 30 anos, o presente artigo busca discutir sobre as condições básicas necessárias à criança para o início do processo de alfabetização. Partindo da premissa de que toda criança nasce com capacidades intelectuais para aprender e que a linguagem é um importante dispositivo ao processamento do pensamento e das ações cuja aquisição depende da qualidade das relações sociais, este artigo concentra o foco da discussão sobre o papel do professor neste processo, principalmente daquelas crianças que chegam à escola sem as condições requeridas para a aprendizagem escolarUNEMAT Editora2019-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3619Revista da Faculdade de Educação; v. 10 n. 2 (2008): (JUL/DEZ); 71-842178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3619/2891Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessNozaki, Izumi2021-07-05T10:45:47Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3619Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2021-07-05T10:45:47Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv A CRIANÇA E AS CONDIÇÕES BÁSICAS NECESSÁRIAS À ALFABETIZAÇÃO
title A CRIANÇA E AS CONDIÇÕES BÁSICAS NECESSÁRIAS À ALFABETIZAÇÃO
spellingShingle A CRIANÇA E AS CONDIÇÕES BÁSICAS NECESSÁRIAS À ALFABETIZAÇÃO
Nozaki, Izumi
Criança
Linguagem
Alfabetização
title_short A CRIANÇA E AS CONDIÇÕES BÁSICAS NECESSÁRIAS À ALFABETIZAÇÃO
title_full A CRIANÇA E AS CONDIÇÕES BÁSICAS NECESSÁRIAS À ALFABETIZAÇÃO
title_fullStr A CRIANÇA E AS CONDIÇÕES BÁSICAS NECESSÁRIAS À ALFABETIZAÇÃO
title_full_unstemmed A CRIANÇA E AS CONDIÇÕES BÁSICAS NECESSÁRIAS À ALFABETIZAÇÃO
title_sort A CRIANÇA E AS CONDIÇÕES BÁSICAS NECESSÁRIAS À ALFABETIZAÇÃO
author Nozaki, Izumi
author_facet Nozaki, Izumi
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nozaki, Izumi
dc.subject.por.fl_str_mv Criança
Linguagem
Alfabetização
topic Criança
Linguagem
Alfabetização
description Tomando como suporte as teorias de Vygotsky, Halliday e Bernstein e também algumas experiências e resultados de pesquisas, armazenados pelos membros do grupo de pesquisa Sociologia da Linguagem e Educação ao longo dos últimos 30 anos, o presente artigo busca discutir sobre as condições básicas necessárias à criança para o início do processo de alfabetização. Partindo da premissa de que toda criança nasce com capacidades intelectuais para aprender e que a linguagem é um importante dispositivo ao processamento do pensamento e das ações cuja aquisição depende da qualidade das relações sociais, este artigo concentra o foco da discussão sobre o papel do professor neste processo, principalmente daquelas crianças que chegam à escola sem as condições requeridas para a aprendizagem escolar
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3619
url https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3619
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3619/2891
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação; v. 10 n. 2 (2008): (JUL/DEZ); 71-84
2178-7476
reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
collection Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv revistafaed@unemat.br
_version_ 1801217459474137088